/

Menino não entra. Festival sueco “castiga” os homens por abusos sexuais

1

t3mujin / Flickr

O festival “proibido a homens” deverá realizar-se no próximo verão, depois do escândalo de abusos sexuais que rebentou recentemente num do maiores festivais de música da Suécia.

Segundo a BBC, o mote foi lançado pela comediante sueca Emma Knyckare no Twitter. “O que acham de se organizar um festival fixe onde só os homens não são bem-vindos?”.

A ideia surgiu na sequência do largo número de casos de violação e abuso sexual ocorridos no Bravalla, um dos maiores festivais de música suecos, e que viu a sua edição de 2018 ser cancelada precisamente por causa desta insegurança.

“Não temos palavras para descrever o quão tristes estamos com esta situação, que lamentamos e condenamos. Não aceitamos isto no nosso festival“, afirmou a organização do evento num comunicado, citado pela BBC.

Por isso, a comediante sueca já pôs mãos à obra e diz que este festival de verão vai acontecer “até que todos os homens se aprendam a comportar”.

“Nos próximos dias, vou juntar um grupo forte de talentosos organizadores para começar a tratar do festival. Quando chegar a hora, vão ouvir falar de nós outra vez”, tweetou.

A comediante, que também é locutora de rádio, nega a ideia de que banir os homens deste evento seja injusto. Em declarações ao jornal sueco Aftonbladet, Knyckare afirma que “como parece sempre normal a discriminação contra mulheres, talvez também seja razoável excluir os homens durante três dias”.

A ideia de criar zonas de acesso proibido a homens nos festivais não é nova, conta a BBC. No ano passado, o festival de Glastonbury, em Inglaterra, tinha o “The Sisterhood”, um espaço exclusivamente feito para mulheres.

“Os criadores do The Sisterhood acreditam que estes espaços são necessários uma vez que ainda vivemos num mundo feito e concebido para beneficiar sobretudo os homens”, explicaram na altura os organizadores.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.