Hamas parabeniza cessar-fogo no Líbano e diz estar pronto para o mesmo. Quer um “acordo sério de troca de prisioneiros”.
Um alto responsável do Hamas saudou hoje o cessar-fogo no Líbano e afirmou que o movimento islamita palestiniano também “está pronto” para uma trégua com o exército israelita na Faixa de Gaza.
“O anúncio do cessar-fogo no Líbano é uma vitória e um grande sucesso para a resistência”, declarou à agência de notícias France-Presse este membro do gabinete político do Hamas, que não foi identificado.
“O Hamas está pronto para um acordo de cessar-fogo e para um acordo sério de troca de prisioneiros”, acrescentou.
O cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hezbollah, no Líbano, começou hoje às 4h locais (2h da manhã em Lisboa).
Anunciada na terça-feira, a trégua é um passo importante para pôr fim a quase 14 meses de combates desencadeados pela guerra em curso em Gaza entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.
Não houve relatos imediatos de alegadas violações à trégua, e houve sinais de celebração em Beirute. Israel prometeu que vai atacar se o Hezbollah violar o acordo.
O cessar-fogo prevê uma interrupção inicial de dois meses dos combates e exige que o Hezbollah ponha termo à presença armada no sul do Líbano, enquanto as tropas israelitas devem regressar ao outro lado da fronteira.
Milhares de tropas libanesas adicionais e forças de manutenção da paz da ONU vão ser destacadas para o sul e um painel internacional vai controlar o cumprimento do acordo.
// Lusa
Guerra no Médio Oriente
-
17 Janeiro, 2025 Acordo em Gaza vai libertar 3 reféns portugueses
Qual cessar fogo? Poucas horas depois de assinarem um cessar fogo por dois meses, o heznoball o violaram… Não existe tratados com terroristas(mucl) validos
Qual cessar fogo?
Não tem de haver acordo de paz com terroristas, têm sim ser dizimados até ao último homem.
O Hamás já entregou os 20 ou 30 prisioneiros vivos, se é que resta algum vivo?