“Não podemos desvalorizar a democracia”. No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

Tiago Petinga / Lusa

A candidata pelo Bloco de Esquerda à Presidência da República, Marisa Matias, na cerimónia oficial de lançamento da sua candidatura

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das conquistas da geringonça, mas o país precisa de mais, como por exemplo, votar no próximo domingo.

“Está linda”, disseram algumas mulheres, quando avistam Marisa no Porto, onde foi visitar Camila Rodrigues, 68 anos, reformada dois meses antes de ver a profissão, até então de vínculo precário, ser integrada na função pública.

Após mais de uma hora de conversa, na maior parte do tempo longe dos ouvidos dos jornalistas, Marisa Matias lembrou que a conquista das amas da Segurança Social foi “apenas uma das heranças” da geringonça, apontando ainda como legados da anterior governação a recuperação de salários ou a melhoria das pensões.

Em dia de novos recordes negativos de vítimas mortais e infeções de covid-19, o fecho ou não das escolas não fugiu à campanha, questão a que a candidata respondeu sem se comprometer.

“Num momento tão difícil, volto a dizer que devemos seguir as indicações das autoridades de saúde e dos especialistas sem hesitar”, garantiu Marisa, que esta tarde cancelou um encontro com os trabalhadores da Bosch, em Braga, por terem estado em contacto com um colega que testou positivo. “É uma questão e segurança”, diz.

De acordo com o Expresso, Marisa Matias mostra-se preocupada com os níveis de abstenção das eleições de domingo, o que a leva a insistir no apelo ao voto. “Espero que as pessoas vão votar e demonstrem a mesma que se viu no domingo passado”, pede, alertando não ser indiferente “dar voz às pessoas neste período de pandemia”.

“Não podemos desvalorizar a democracia em momento algum”, defende a eurodeputada, para quem sobretudo nos tempos mais difíceis, como o que vivemos, que as pessoas não podem ficar de fora das decisões que contam para o seu futuro”

À insinuação lançada por André Ventura que o Bloco de Esquerda será o instigador das manifestações anti-fascista registadas na campanha do Chega em Coimbra, Marisa Matias alega que “é uma parvoíce de quem está com medo”. A candidata afirma que “inventar e mentir é mau e feio”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …