“Não podemos desvalorizar a democracia”. No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

Tiago Petinga / Lusa

A candidata pelo Bloco de Esquerda à Presidência da República, Marisa Matias, na cerimónia oficial de lançamento da sua candidatura

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das conquistas da geringonça, mas o país precisa de mais, como por exemplo, votar no próximo domingo.

“Está linda”, disseram algumas mulheres, quando avistam Marisa no Porto, onde foi visitar Camila Rodrigues, 68 anos, reformada dois meses antes de ver a profissão, até então de vínculo precário, ser integrada na função pública.

Após mais de uma hora de conversa, na maior parte do tempo longe dos ouvidos dos jornalistas, Marisa Matias lembrou que a conquista das amas da Segurança Social foi “apenas uma das heranças” da geringonça, apontando ainda como legados da anterior governação a recuperação de salários ou a melhoria das pensões.

Em dia de novos recordes negativos de vítimas mortais e infeções de covid-19, o fecho ou não das escolas não fugiu à campanha, questão a que a candidata respondeu sem se comprometer.

“Num momento tão difícil, volto a dizer que devemos seguir as indicações das autoridades de saúde e dos especialistas sem hesitar”, garantiu Marisa, que esta tarde cancelou um encontro com os trabalhadores da Bosch, em Braga, por terem estado em contacto com um colega que testou positivo. “É uma questão e segurança”, diz.

De acordo com o Expresso, Marisa Matias mostra-se preocupada com os níveis de abstenção das eleições de domingo, o que a leva a insistir no apelo ao voto. “Espero que as pessoas vão votar e demonstrem a mesma que se viu no domingo passado”, pede, alertando não ser indiferente “dar voz às pessoas neste período de pandemia”.

“Não podemos desvalorizar a democracia em momento algum”, defende a eurodeputada, para quem sobretudo nos tempos mais difíceis, como o que vivemos, que as pessoas não podem ficar de fora das decisões que contam para o seu futuro”

À insinuação lançada por André Ventura que o Bloco de Esquerda será o instigador das manifestações anti-fascista registadas na campanha do Chega em Coimbra, Marisa Matias alega que “é uma parvoíce de quem está com medo”. A candidata afirma que “inventar e mentir é mau e feio”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …