“Não podemos desvalorizar a democracia”. No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

Tiago Petinga / Lusa

A candidata pelo Bloco de Esquerda à Presidência da República, Marisa Matias, na cerimónia oficial de lançamento da sua candidatura

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das conquistas da geringonça, mas o país precisa de mais, como por exemplo, votar no próximo domingo.

“Está linda”, disseram algumas mulheres, quando avistam Marisa no Porto, onde foi visitar Camila Rodrigues, 68 anos, reformada dois meses antes de ver a profissão, até então de vínculo precário, ser integrada na função pública.

Após mais de uma hora de conversa, na maior parte do tempo longe dos ouvidos dos jornalistas, Marisa Matias lembrou que a conquista das amas da Segurança Social foi “apenas uma das heranças” da geringonça, apontando ainda como legados da anterior governação a recuperação de salários ou a melhoria das pensões.

Em dia de novos recordes negativos de vítimas mortais e infeções de covid-19, o fecho ou não das escolas não fugiu à campanha, questão a que a candidata respondeu sem se comprometer.

“Num momento tão difícil, volto a dizer que devemos seguir as indicações das autoridades de saúde e dos especialistas sem hesitar”, garantiu Marisa, que esta tarde cancelou um encontro com os trabalhadores da Bosch, em Braga, por terem estado em contacto com um colega que testou positivo. “É uma questão e segurança”, diz.

De acordo com o Expresso, Marisa Matias mostra-se preocupada com os níveis de abstenção das eleições de domingo, o que a leva a insistir no apelo ao voto. “Espero que as pessoas vão votar e demonstrem a mesma que se viu no domingo passado”, pede, alertando não ser indiferente “dar voz às pessoas neste período de pandemia”.

“Não podemos desvalorizar a democracia em momento algum”, defende a eurodeputada, para quem sobretudo nos tempos mais difíceis, como o que vivemos, que as pessoas não podem ficar de fora das decisões que contam para o seu futuro”

À insinuação lançada por André Ventura que o Bloco de Esquerda será o instigador das manifestações anti-fascista registadas na campanha do Chega em Coimbra, Marisa Matias alega que “é uma parvoíce de quem está com medo”. A candidata afirma que “inventar e mentir é mau e feio”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …