//

Défice de 2015 vai subir por causa da situação no Banif

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças confirmou que foi aprovado um OE retificativo para resolver o caso Banif, situação à qual Mário Centeno atribui a culpa ao anterior Governo.

Mário Centeno afirma que o dinheiro para a resolução do Banif vai sair do Orçamento deste ano, no total, 2,255 milhões de euros que vão aumentar o défice em mais de 1 ponto percentual para “perto dos 4%”.

“Foi aprovado no Conselho de Ministros a alteração do Orçamento de Estado que inclui um pacote de ajuda estatal de 2,2 mil milhões de euros, que permitem injeções de capital no Banif no montante de 1.766 milhões de euros, e um empréstimo ao Fundo de Resolução de 489 milhões”, explicou o atual ministro das Finanças, citado pelo Diário de Notícias.

Do montante de 1.766 milhões, Centeno explicou, em declarações aos jornalistas, que “750 milhões são a garantia e os 1.066 são a injeção no Banif”.

O ministro garantiu que esta subida não vai ter um impacto no “procedimento de défices excessivos, dada a natureza da operação”, mas não esclareceu no entanto se irá haver, ou não, um aumento de impostos.

Também em relação ao funcionários do banco, Centeno assegura que os “direitos laborais serão respeitados”, sobretudo dos que passam para o Santander, mas não se comprometeu relativamente aos restantes, avança o Expresso.

Perante esta situação, o ministro não tem dúvidas de que a responsabilidade parte do anterior Governo de Passos Coelho e da sua “não atuação” face aos acontecimentos dos últimos tempos.

“Foram demasiados meses e demasiados acontecimentos inconclusivos a não permitir que se tivesse encontrado uma solução, o que fez com que aumentasse o custo desta operação”, afirma.

“Houve uma falta de compromisso nesta matéria que prejudicou a situação”, acusou.

O Governo e o Banco de Portugal decidiram este domingo vender o Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.