Dedo de pé em madeira com 3 mil anos pode ser a prótese mais antiga do mundo

University of Basel, LHTT / Matjaž Kačičnik

Dedo de pé em madeira com 3.000 anos é uma das próteses mais antigas do mundo

Dedo de pé em madeira com 3.000 anos é uma das próteses mais antigas do mundo

Egiptólogos suíços acreditam ter descoberto uma das próteses humanas mais antigas do mundo – um dedo de pé em madeira com cerca de 3 mil anos.

Conhecido como o Grande Dedo Greville Chester (ou Greville Chester Great Toe em Inglês), este artefacto da Idade do Ferro foi encontrado há cerca de 17 anos no antigo cemitério egípcio da elite social de Sheikh ‘Abid el-Qurna, perto de Luxor, no Egipto.

Especialistas das Universidades de Basileia e de Zurique, ambas na Suíça, e do Museu Egípcio, no Cairo, onde se encontra guardado o achado arqueológico, estão agora a analisar o dedo de pé de madeira recorrendo a técnicas de microscopia moderna, a tecnologia de raios-X e tomografia computorizada.

Os investigadores já concluíram que a prótese pertencia a uma mulher e que foi “adaptada várias vezes ao pé da sua portadora, uma filha de um sacerdote”, conforme revela a Universidade da Basileia (UNIBAS) num comunicado sobre a pesquisa.

Foi também possível identificar os materiais usados na prótese ortopédica e o método a partir do qual foi produzida.

“O dedo artificial do início do primeiro milénio Antes de Cristo testemunha as competências de um artesão que estava muito familiarizado com a fisionomia humana“, destaca a UNIBAS.

O estudo que ainda não foi publicado realça como o “know-how” deste artesão pode ser constatado “particularmente bem na mobilidade da extensão prostática” e na “estrutura robusta da correia do cinto”.

“O facto de a prótese ser feita dessa forma tão meticulosa e laboriosa indica que a portadora valorizava um aspecto natural, a estética e o conforto de utilização e que podia contar com especialistas altamente qualificados para obter isso”, afiança ainda a UNIBAS.

Este dado indicia também que o pai da mulher seria um sacerdote de elevado estatuto para poder ter acesso a este artesão tão dotado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …