Dedo de pé em madeira com 3 mil anos pode ser a prótese mais antiga do mundo

University of Basel, LHTT / Matjaž Kačičnik

Dedo de pé em madeira com 3.000 anos é uma das próteses mais antigas do mundo

Dedo de pé em madeira com 3.000 anos é uma das próteses mais antigas do mundo

Egiptólogos suíços acreditam ter descoberto uma das próteses humanas mais antigas do mundo – um dedo de pé em madeira com cerca de 3 mil anos.

Conhecido como o Grande Dedo Greville Chester (ou Greville Chester Great Toe em Inglês), este artefacto da Idade do Ferro foi encontrado há cerca de 17 anos no antigo cemitério egípcio da elite social de Sheikh ‘Abid el-Qurna, perto de Luxor, no Egipto.

Especialistas das Universidades de Basileia e de Zurique, ambas na Suíça, e do Museu Egípcio, no Cairo, onde se encontra guardado o achado arqueológico, estão agora a analisar o dedo de pé de madeira recorrendo a técnicas de microscopia moderna, a tecnologia de raios-X e tomografia computorizada.

Os investigadores já concluíram que a prótese pertencia a uma mulher e que foi “adaptada várias vezes ao pé da sua portadora, uma filha de um sacerdote”, conforme revela a Universidade da Basileia (UNIBAS) num comunicado sobre a pesquisa.

Foi também possível identificar os materiais usados na prótese ortopédica e o método a partir do qual foi produzida.

“O dedo artificial do início do primeiro milénio Antes de Cristo testemunha as competências de um artesão que estava muito familiarizado com a fisionomia humana“, destaca a UNIBAS.

O estudo que ainda não foi publicado realça como o “know-how” deste artesão pode ser constatado “particularmente bem na mobilidade da extensão prostática” e na “estrutura robusta da correia do cinto”.

“O facto de a prótese ser feita dessa forma tão meticulosa e laboriosa indica que a portadora valorizava um aspecto natural, a estética e o conforto de utilização e que podia contar com especialistas altamente qualificados para obter isso”, afiança ainda a UNIBAS.

Este dado indicia também que o pai da mulher seria um sacerdote de elevado estatuto para poder ter acesso a este artesão tão dotado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …