SMS de campanha da Meo é “claramente ilegal”, denuncia DECO

A DECO considerou ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece Internet aos clientes em agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador ANACOM.

Segundo disse à Lusa Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da mensagem telefónica (SMS) que a Meo tem enviado a clientes na qual anuncia que atribui dois Gigabytes (2GB) adicionais de Internet até 31 de agosto e que após essa data os clientes podem manter esse ‘plafon’ de internet extra por 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Já no fim da SMS, a Meo diz que, se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”.

Segundo a responsável da DECO, é aqui que está o problema: “Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado“, afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode a partir de 31 de agosto cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto.

“A Meo pode oferecer, não pode é cobrar”, sublinhou.

A DECO diz que já enviou uma denúncia ao regulador das telecomunicações, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a quem pede o sancionamento da Meo e que corrija a prática.

A responsável da DECO disse ainda que, no caso dos clientes que contactaram a operadora para cancelar o serviço a partir da data em que teriam de pagar, houve relatos de problemas no cancelamento, uma vez que é um atendedor automático que recebe as chamadas, que é confusa a forma de cancelamento e que ficaram ser ter a certeza se o serviço foi efetivamente cancelado.

A Lusa contactou fonte oficial da Meo, mas até ao momento não obteve resposta.

A Meo pertence à PT Portugal, detida pela francesa Altice e que tem intenção de, no próximo ano, fazer desaparecer as marcas PT e Meo, passando a designar-se apenas Altice.

// Lusa

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas uma das boas práticas da empresa… o que é preciso acontecer para alguém resolver fazer alguma coisa…

    A titulo de exemplo pela 5.ª ou 6.ª vez marquei um pedido de assistência e não aparece ninguém para realizar esse pedido. Lamentavelmente nem sequer ligam a informou que não vão comparecer… O Cliente por seu lado tem que aguardar no período marcado a presença do técnico sendo por vezes marcado entre as 09 e 13 horas… Depois faltam e o cliente se faltou ao emprego que vá ao “totta” receber…

    Deixo como sugestão / dica o seguinte fazer f…. esses gajos…
    Marquem o pedido entre as 20 e as 22 horas. Como eles ligam a 1/2 da tarde a questionar se está alguém em casa respondam que não. Só no período marcado. A equipa técnica dá o serviço como concluído informando que o cliente não estava em casa cobrando na mesma o serviço à MEO. No dia seguinte de manha liguem a informar que não apareceu ninguém e assim eles são obrigados a creditar pelos serviços não prestados. Mesmo que a avaria seja num único serviço eles são obrigados a creditar todos os serviços por vendem por “pacote”…

  2. Continuo sem saber para que serve ou utilade em existir a ANACOM senão para receber chorudos vencimentos sem nada produzir.
    Para estas jogadas trafulhas com o intuito de extorquir dinheiro aos clientes devia existir uma punição severa para que não voltassem a ser cometidas.

  3. É um permanente abuso, estou mortinho que acabe o período de fidelização para os mandar às malvas. Tenho pena de perder o serviço de televisão que considero o melhor do mercado mas os serviços são tão ordinários que vou mesmo mudar.
    Acho no entanto que deveriam ser penalisados por estes atentados aos clientes.

  4. Vamos lá ser objetivos… eles dão 2GB de internet durante agosto e para cancelar a subscrição nos meses seguintes basta ligar o nº e marcar duas vezes o “1”. Não me parece ser mau negócio.
    A DECO critica mas na agressividade de marketing é pior que eles.

  5. Boa! A grande PT vai ser extinta, vai desaparecer para dar lugar a uma multinacional burlo-na de seu nome Altice…. Lamentável o que se tem vindo a passar na PT. La se vai mais uma empresa histórica que tinha tudo para dar certo só que nós não estimamos bem o que é nacional.

  6. Antigamente:
    “O que é Nacional é bom”
    Actualmente:
    O que era Nacional é muuuuuuuito bom, mas é privatizado…

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …