SMS de campanha da Meo é “claramente ilegal”, denuncia DECO

A DECO considerou ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece Internet aos clientes em agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador ANACOM.

Segundo disse à Lusa Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da mensagem telefónica (SMS) que a Meo tem enviado a clientes na qual anuncia que atribui dois Gigabytes (2GB) adicionais de Internet até 31 de agosto e que após essa data os clientes podem manter esse ‘plafon’ de internet extra por 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Já no fim da SMS, a Meo diz que, se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”.

Segundo a responsável da DECO, é aqui que está o problema: “Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado“, afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode a partir de 31 de agosto cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto.

“A Meo pode oferecer, não pode é cobrar”, sublinhou.

A DECO diz que já enviou uma denúncia ao regulador das telecomunicações, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a quem pede o sancionamento da Meo e que corrija a prática.

A responsável da DECO disse ainda que, no caso dos clientes que contactaram a operadora para cancelar o serviço a partir da data em que teriam de pagar, houve relatos de problemas no cancelamento, uma vez que é um atendedor automático que recebe as chamadas, que é confusa a forma de cancelamento e que ficaram ser ter a certeza se o serviço foi efetivamente cancelado.

A Lusa contactou fonte oficial da Meo, mas até ao momento não obteve resposta.

A Meo pertence à PT Portugal, detida pela francesa Altice e que tem intenção de, no próximo ano, fazer desaparecer as marcas PT e Meo, passando a designar-se apenas Altice.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas uma das boas práticas da empresa… o que é preciso acontecer para alguém resolver fazer alguma coisa…

    A titulo de exemplo pela 5.ª ou 6.ª vez marquei um pedido de assistência e não aparece ninguém para realizar esse pedido. Lamentavelmente nem sequer ligam a informou que não vão comparecer… O Cliente por seu lado tem que aguardar no período marcado a presença do técnico sendo por vezes marcado entre as 09 e 13 horas… Depois faltam e o cliente se faltou ao emprego que vá ao “totta” receber…

    Deixo como sugestão / dica o seguinte fazer f…. esses gajos…
    Marquem o pedido entre as 20 e as 22 horas. Como eles ligam a 1/2 da tarde a questionar se está alguém em casa respondam que não. Só no período marcado. A equipa técnica dá o serviço como concluído informando que o cliente não estava em casa cobrando na mesma o serviço à MEO. No dia seguinte de manha liguem a informar que não apareceu ninguém e assim eles são obrigados a creditar pelos serviços não prestados. Mesmo que a avaria seja num único serviço eles são obrigados a creditar todos os serviços por vendem por “pacote”…

  2. Continuo sem saber para que serve ou utilade em existir a ANACOM senão para receber chorudos vencimentos sem nada produzir.
    Para estas jogadas trafulhas com o intuito de extorquir dinheiro aos clientes devia existir uma punição severa para que não voltassem a ser cometidas.

  3. É um permanente abuso, estou mortinho que acabe o período de fidelização para os mandar às malvas. Tenho pena de perder o serviço de televisão que considero o melhor do mercado mas os serviços são tão ordinários que vou mesmo mudar.
    Acho no entanto que deveriam ser penalisados por estes atentados aos clientes.

  4. Vamos lá ser objetivos… eles dão 2GB de internet durante agosto e para cancelar a subscrição nos meses seguintes basta ligar o nº e marcar duas vezes o “1”. Não me parece ser mau negócio.
    A DECO critica mas na agressividade de marketing é pior que eles.

  5. Boa! A grande PT vai ser extinta, vai desaparecer para dar lugar a uma multinacional burlo-na de seu nome Altice…. Lamentável o que se tem vindo a passar na PT. La se vai mais uma empresa histórica que tinha tudo para dar certo só que nós não estimamos bem o que é nacional.

  6. Antigamente:
    “O que é Nacional é bom”
    Actualmente:
    O que era Nacional é muuuuuuuito bom, mas é privatizado…

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …