SMS de campanha da Meo é “claramente ilegal”, denuncia DECO

A DECO considerou ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece Internet aos clientes em agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador ANACOM.

Segundo disse à Lusa Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da mensagem telefónica (SMS) que a Meo tem enviado a clientes na qual anuncia que atribui dois Gigabytes (2GB) adicionais de Internet até 31 de agosto e que após essa data os clientes podem manter esse ‘plafon’ de internet extra por 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Já no fim da SMS, a Meo diz que, se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”.

Segundo a responsável da DECO, é aqui que está o problema: “Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado“, afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode a partir de 31 de agosto cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto.

“A Meo pode oferecer, não pode é cobrar”, sublinhou.

A DECO diz que já enviou uma denúncia ao regulador das telecomunicações, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a quem pede o sancionamento da Meo e que corrija a prática.

A responsável da DECO disse ainda que, no caso dos clientes que contactaram a operadora para cancelar o serviço a partir da data em que teriam de pagar, houve relatos de problemas no cancelamento, uma vez que é um atendedor automático que recebe as chamadas, que é confusa a forma de cancelamento e que ficaram ser ter a certeza se o serviço foi efetivamente cancelado.

A Lusa contactou fonte oficial da Meo, mas até ao momento não obteve resposta.

A Meo pertence à PT Portugal, detida pela francesa Altice e que tem intenção de, no próximo ano, fazer desaparecer as marcas PT e Meo, passando a designar-se apenas Altice.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas uma das boas práticas da empresa… o que é preciso acontecer para alguém resolver fazer alguma coisa…

    A titulo de exemplo pela 5.ª ou 6.ª vez marquei um pedido de assistência e não aparece ninguém para realizar esse pedido. Lamentavelmente nem sequer ligam a informou que não vão comparecer… O Cliente por seu lado tem que aguardar no período marcado a presença do técnico sendo por vezes marcado entre as 09 e 13 horas… Depois faltam e o cliente se faltou ao emprego que vá ao “totta” receber…

    Deixo como sugestão / dica o seguinte fazer f…. esses gajos…
    Marquem o pedido entre as 20 e as 22 horas. Como eles ligam a 1/2 da tarde a questionar se está alguém em casa respondam que não. Só no período marcado. A equipa técnica dá o serviço como concluído informando que o cliente não estava em casa cobrando na mesma o serviço à MEO. No dia seguinte de manha liguem a informar que não apareceu ninguém e assim eles são obrigados a creditar pelos serviços não prestados. Mesmo que a avaria seja num único serviço eles são obrigados a creditar todos os serviços por vendem por “pacote”…

  2. Continuo sem saber para que serve ou utilade em existir a ANACOM senão para receber chorudos vencimentos sem nada produzir.
    Para estas jogadas trafulhas com o intuito de extorquir dinheiro aos clientes devia existir uma punição severa para que não voltassem a ser cometidas.

  3. É um permanente abuso, estou mortinho que acabe o período de fidelização para os mandar às malvas. Tenho pena de perder o serviço de televisão que considero o melhor do mercado mas os serviços são tão ordinários que vou mesmo mudar.
    Acho no entanto que deveriam ser penalisados por estes atentados aos clientes.

  4. Vamos lá ser objetivos… eles dão 2GB de internet durante agosto e para cancelar a subscrição nos meses seguintes basta ligar o nº e marcar duas vezes o “1”. Não me parece ser mau negócio.
    A DECO critica mas na agressividade de marketing é pior que eles.

  5. Boa! A grande PT vai ser extinta, vai desaparecer para dar lugar a uma multinacional burlo-na de seu nome Altice…. Lamentável o que se tem vindo a passar na PT. La se vai mais uma empresa histórica que tinha tudo para dar certo só que nós não estimamos bem o que é nacional.

  6. Antigamente:
    “O que é Nacional é bom”
    Actualmente:
    O que era Nacional é muuuuuuuito bom, mas é privatizado…

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …