SMS de campanha da Meo é “claramente ilegal”, denuncia DECO

A DECO considerou ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece Internet aos clientes em agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador ANACOM.

Segundo disse à Lusa Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da mensagem telefónica (SMS) que a Meo tem enviado a clientes na qual anuncia que atribui dois Gigabytes (2GB) adicionais de Internet até 31 de agosto e que após essa data os clientes podem manter esse ‘plafon’ de internet extra por 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Já no fim da SMS, a Meo diz que, se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”.

Segundo a responsável da DECO, é aqui que está o problema: “Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado“, afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode a partir de 31 de agosto cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto.

“A Meo pode oferecer, não pode é cobrar”, sublinhou.

A DECO diz que já enviou uma denúncia ao regulador das telecomunicações, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a quem pede o sancionamento da Meo e que corrija a prática.

A responsável da DECO disse ainda que, no caso dos clientes que contactaram a operadora para cancelar o serviço a partir da data em que teriam de pagar, houve relatos de problemas no cancelamento, uma vez que é um atendedor automático que recebe as chamadas, que é confusa a forma de cancelamento e que ficaram ser ter a certeza se o serviço foi efetivamente cancelado.

A Lusa contactou fonte oficial da Meo, mas até ao momento não obteve resposta.

A Meo pertence à PT Portugal, detida pela francesa Altice e que tem intenção de, no próximo ano, fazer desaparecer as marcas PT e Meo, passando a designar-se apenas Altice.

// Lusa

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas uma das boas práticas da empresa… o que é preciso acontecer para alguém resolver fazer alguma coisa…

    A titulo de exemplo pela 5.ª ou 6.ª vez marquei um pedido de assistência e não aparece ninguém para realizar esse pedido. Lamentavelmente nem sequer ligam a informou que não vão comparecer… O Cliente por seu lado tem que aguardar no período marcado a presença do técnico sendo por vezes marcado entre as 09 e 13 horas… Depois faltam e o cliente se faltou ao emprego que vá ao “totta” receber…

    Deixo como sugestão / dica o seguinte fazer f…. esses gajos…
    Marquem o pedido entre as 20 e as 22 horas. Como eles ligam a 1/2 da tarde a questionar se está alguém em casa respondam que não. Só no período marcado. A equipa técnica dá o serviço como concluído informando que o cliente não estava em casa cobrando na mesma o serviço à MEO. No dia seguinte de manha liguem a informar que não apareceu ninguém e assim eles são obrigados a creditar pelos serviços não prestados. Mesmo que a avaria seja num único serviço eles são obrigados a creditar todos os serviços por vendem por “pacote”…

  2. Continuo sem saber para que serve ou utilade em existir a ANACOM senão para receber chorudos vencimentos sem nada produzir.
    Para estas jogadas trafulhas com o intuito de extorquir dinheiro aos clientes devia existir uma punição severa para que não voltassem a ser cometidas.

  3. É um permanente abuso, estou mortinho que acabe o período de fidelização para os mandar às malvas. Tenho pena de perder o serviço de televisão que considero o melhor do mercado mas os serviços são tão ordinários que vou mesmo mudar.
    Acho no entanto que deveriam ser penalisados por estes atentados aos clientes.

  4. Vamos lá ser objetivos… eles dão 2GB de internet durante agosto e para cancelar a subscrição nos meses seguintes basta ligar o nº e marcar duas vezes o “1”. Não me parece ser mau negócio.
    A DECO critica mas na agressividade de marketing é pior que eles.

  5. Boa! A grande PT vai ser extinta, vai desaparecer para dar lugar a uma multinacional burlo-na de seu nome Altice…. Lamentável o que se tem vindo a passar na PT. La se vai mais uma empresa histórica que tinha tudo para dar certo só que nós não estimamos bem o que é nacional.

RESPONDER

Peixes estão a confundir plástico com comida e a introduzi-lo na cadeia alimentar

Um estudo norte americano divulga que várias espécies de peixes estão a "introduzir" na sua cadeia alimentar o plástico, por confundirem com comida. Todos os anos mais de oito milhões de toneladas de resíduos de …

Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista. Uma furgoneta branca atropelou …

Governo declara estado de calamidade pública

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública face à "previsão do agravamento" nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito …

Cientistas criam teste sanguíneo que deteta cancro a partir de ADN

Investigadores anunciaram terem desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos de cancro, ao localizar material genético derivado de células tumorais. Investigadores anunciaram ter desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos …

Marcelo e Costa visitam Pedrógão, PSD quer é saber onde está o dinheiro

Dois meses depois do maior incêndio de Portugal, o Presidente da República e o primeiro ministro visitam o local. A oposição exige, por sua vez, saber "o que tem sido feito com o dinheiro doado". O …

Um ano depois, Rúben aguarda justiça (e nem o dinheiro aliviou a dor)

Um ano depois das agressões em Ponte de Sor, a mãe de Rúben Cavaco diz que o filho ainda espera justiça e que continua sem compreender porque razão os gémeos iraquianos tiveram imunidade diplomática. A mãe …

As bactérias percebem o ambiente como os humanos

As bactérias, assim como os seres humanos, sentem o ambiente, uma descoberta que pode levar ao desenvolvimento de melhores medicamentos contra infecções bacterianas, revelaram cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. A descoberta, …

Sismo em Lisboa (o mais forte dos últimos 45 anos) não fez feridos

O sismo registado hoje pelas 07:44 em Sobral de Monte Agraço, Lisboa, não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada", adiantou o Instituto Português do …

Sem-abrigo "herói de Manchester" acusado de roubar vítimas do atentado

Ficou conhecido como um dos "heróis de Manchester" depois de ter ajudado as vítimas do atentado terrorista que matou 22 pessoas, após um concerto de Ariana Grande, mas, afinal, terá roubado as vítimas do ataque. Chris …

"Dinossauro Frankenstein" pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros

Uma equipa de cientistas acredita ter resolvido o mistério sobre o chamado "dinossauro Frankenstein", um esqueleto encontrado no Chile, em 2015, que parecia ser composto por partes de espécies diferentes. Um novo estudo, publicado na Royal …