Numa altura de algum impasse político, em Portugal, Luís Montenegro foi mais ágil a escolher o seu Chefe de Gabinete em São Bento: Pedro Perestrelo Pinto.
Ainda não há Presidente da Assembleia da República; o próximo Governo de Portugal ainda não tem nomes conhecidos; mas o Chefe de Gabinete do primeiro-ministro já está “eleito”.
Pedro Perestrelo Pinto foi o escolhido por Luís Montenegro para comandar o “polémico gabinete” de São Bento.
A notícia foi avançada, na manhã desta quarta-feira, pela rádio Antena 1.
“De São Francisco para São Bento” – como descreve a mesma rádio – Pedro Perestrelo Pinto é cônsul-geral de Portugal na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA), desde 2021.
De acordo com a sua conta de LinkedIn, o diplomata de 47 anos trabalha no Ministério dos Negócios Estrangeiros, desde 2001, há 23 anos.
Perestrelo Pinto é formado em relações internacionais e, além de São Francisco, já serviu Portugal em Nova Iorque (de 2009 a 2011), e no Parlamento Europeu, em Bruxelas (de 2016 a 2021).
“Polémico gabinete”
O último Chefe do Gabinete do primeiro-ministro foi exonerado, no caso que levou à demissão de António Costa e à queda do anterior Governo.
Vítor Escária escondia naquele gabinete 75 mil e 800 euros em numerário, dinheiro que estava “dividido em diversos envelopes e escondido em livros, em diversas prateleiras, e dentro de caixas de vinho”.
Depois da polémica, o primeiro-ministro cessante, António Costa, acabou por nomear o major general Tiago Vasconcelos, até então assessor militar de Costa, para chefiar o seu gabinete.
Com ou sem envelopes, livros, prateleiras ou caixas de vinho… Pedro Perestrelo Pinto deverá ser o próximo Chefe de Gabinete do primeiro-ministro de Portugal e, por isso, um dos homens mais próximos de Luís Montenegro.
Quanto mais próximo do líder de Espinho, pior…