David Carmo: Eis o que faz Klopp querer o “guerreiro”

David Carmo deverá ficar afastado dos relvados durante quatro meses. Um infortúnio para um jogador que estava a fazer uma época de excelência e que atraiu a atenção de Jurgen Klopp, treinador do Liverpool.

Quis o azar que o “guerreiro” David Carmo se lesionasse com gravidade, na meia-final da Taça de Portugal, precisamente a ensaiar um dos lances que melhor executa: o desarme/bloqueio de remate adversário.

A dividida com Luis Díaz interrompeu uma época de afirmação do jovem central de 21 anos ao serviço do Sporting de Braga, o emblema que representa há seis épocas, após passagens por Sanjoanense, Anadia, Benfica, Estarreja e Beira-Mar, ainda na fase inicial da sua formação. O promissor “guerreiro” enfrenta uma paragem prevista de quatro meses.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1359631440862973953

O aspirador “Rainbow” com que Klopp quer limpar o perigo

Um rapaz português de 21 anos de 1,96m e bom de bola não é um filtro de pesquisa que devolva certamente muitos resultados. David Carmo preenche-os, ao ponto de ter, supostamente, levado o Liverpool de Jürgen Klopp (flagelado por lesões esta época) a tentar levá-lo para a Premier League na última janela de mercado, num negócio que ascenderia a cerca de €24M até ao Verão, por um jogador com um valor de mercado actual de cerca de €8,5M.

O GoalPoint Rating de David Carmo é um bom exemplo do fim para o qual o usamos: um alerta, seja ele aparentemente positivo ou negativo. Como pode um jogador promissor, que desperta a cobiça de Klopp e Cia, num clube dos que recorre aos analytics (de forma comprovadamente eficaz), apresentar uma “nota” que, apesar de positiva, não impressiona? O contexto.

Em primeiro lugar importa perceber o porquê de David Carmo somar apenas 990 minutos em 1620 possíveis na Liga, e logo aí encontramos as primeiras pistas. Apenas por duas vezes o central não alinhou em dois jogos seguidos, na Liga: a primeira devido a um castigo na sequência do vermelho visto na visita ao rival Vitória SC (à 5ª jornada), e a segunda, pouco depois, por infecção COVID-19, entre a 11ª e a 12ª jornadas.

A estes aspectos devemos somar ainda a ausência de acções para golo (apesar do sucesso aéreo, que iremos conferir), a média de faltas cometidas (cerca de três a cada 90′) e consequências disciplinares (dois vermelhos e cinco jogos perdidos por razões disciplinares, em todas as competições), na tentativa de compreender as razões para um rating à primeira inesperado.

Mas quer isto dizer que Carmo não apresenta razões estatísticas que fundamentem o seu “hype”? Claro que não, e é precisamente isso que vamos provar a seguir, demonstrando como um rating deve ser apenas um “alarme” para melhor compreendermos o contexto de um jogador. A verdade é que, apesar das questões acima referidas, David Carmo já é uma autêntica máquina de limpeza de alto rendimento.

Tinhas a bola? Já não tens

Lembra-se do “hype” em torno do facto de o central holandês Van Dijk ter passado uma época inteira sem conceder um drible? David Carmo não chega a esse ponto, mas anda perto, o que será uma primeira pista para o interesse “red” nos seus serviços.

Com 1,7 desarmes a cada 90 minutos, o central bracarense tem outros sete centrais à sua frente, na média desta variável (num ranking liderado por Cláudio Falcão, do Farense), mas apenas um rivaliza com Carmo na eficácia com que executa essa acção: Carmo falha apenas 35% dos desarmes que tenta (contra 31% do pacense Marcelo).

Em jeito de comparação fique a saber que o campeão europeu Pepe (FC Porto) se fica nos 36%. E mais: nenhum dos tais sete centrais permite menos dribles a cada 90 minutos do que Carmo (apenas dois nos 990 minutos jogados).

Essa bolinha não vai lá chegar

Para lá do desarme, Carmo soma também mapas interessantes na hora de ler e posicionar-se rumo à antecipação das decisões dos adversários, seja na intercepção de passes ou nos (muito) importantes bloqueios de remates, sendo que neste último indicador surge à frente de qualquer outro central, entre as quatro equipas que disputam o pódio da Liga.

Nem sempre a elevada estatura é sinónimo de jogo aéreo eficaz, mas no caso de Carmo a expectativa confirma-se, seja a atacar ou defender. O central vence 72% dos duelos aéreos defensivos que trava e, na hora de atacar, chega na mesma aos 70%.

E a isso junta a frequência com que, sem disputa, procura afastar o perigo da sua área, de cabeça. Novamente em jeito de comparação, e recorrendo a referências dos “grandes”: Seba Coates (Sporting) vence 78% dos duelos aéreos defensivos que ganha, enquanto Jan Vertonghen se fica pelos 70%, ambos “aviadores” reconhecidos.

A melhorar? O aproveitamento da superioridade aérea no jogo ofensivo. Carmo já alvejou as balizas adversárias em nove ocasiões, oito delas de cabeça, entre as quais três enquadradas com a baliza. Faltam, por isso, os golos que poderão casar muito bem com a sua capacidade para chegar mais alto/mais cedo ao esférico.

Central com mais bola da Liga

David Carmo é o central da Liga com mais acções com bola (81 a cada 90 minutos). Porquê? Porque é também aquele que soma mais tentativas de passe, sinal claro da responsabilidade que Carvalhal lhe vinha conferindo na saída com bola do Braga.

E a verdade é que Carmo executa o gesto com eficácia assinalável (84%), sobretudo porque devemos ter em conta que apresenta também a mais elevada distância média de passe eficaz (22,9 metros), entre todos os centrais da Liga com mais de 810 minutos jogados (50% do tempo de jogo possível).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.