Das jotas ao Governo. A probabilidade é maior entre os jovens socialistas

Razões de Esquerda / Facebook

Maria Begonha, líder da Juventude Socialista (JS)

Mais de metade dos antigos líderes da Juventude Socialista (JS) chegou a funções governativas. Já a Juventude Social-Democrata tem o único caso de um ex-presidente que chegou a primeiro-ministro.

De acordo com uma análise do Diário de Notícias, o historial dos 43 nomes que assumiram a liderança das juventudes partidárias desde 1974-75 mostra que Maria Begonha, líder da Juventude Socialista (JS), e Alexandre Poço, presidente da Juventude Social-Democrata (JSD), têm boas hipóteses de vir a assumir um cargo governativo.

O matutino escreve que foi o que aconteceu com 14 dos ex-líderes das jotas, sendo que a probabilidade é muito maior entre os jovens socialistas: oito dos 13 líderes da JS (61,5%) vieram a ter funções executivas, na maior parte dos casos como secretários de Estado, mas também como ministros (caso de António José Seguro e de Pedro Nuno Santos).

É importante ressalvar que esta análise se foca nos líderes das juventudes partidárias. António Costa assumiu um papel de destaque na JS, por exemplo, mas nunca assumiu a liderança.

No caso do PSD, quatro ex-líderes das jotas também assumiram cargos no Governo, mas é entre os sociais-democratas que está o único caso de um presidente de uma juventude partidária que chegou a primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho.

Já o CDS conta um ministro e um secretário de Estado no currículo dos ex-líderes da JP: Pedro Mota Soares e João Almeida.

O DN adianta ainda que das jotas saíram, até hoje, quatro líderes partidários: Manuel Monteiro (CDS), António José Seguro (PS), Pedro Passos Coelho (PSD) e Francisco Rodrigues dos Santos (CDS). No entanto, este último é um caso inédito na história das jotas: foi a primeira vez que um líder em funções de uma organização de juventude saltou diretamente para a liderança do próprio partido.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E eis o “boyismo” e os seus “boys”. Onde politica serve os seus intervenientes onde deveria existir serviço público feito por desapego ao poder. Os “Venturas” e afins alimentam-se destas contradições…

  2. O PS, com a Bergonha, que “entrou” com a – digamos – controvérsia com que entrou, devia ter vergonha.
    – E depois não quer ser alvo de certos epítetos (quem anda à chuva molha-se…).

RESPONDER

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …