A DARPA acaba de reinventar (mesmo) a roda

A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa dos EUA) que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.

Investigadores da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.

Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, directora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.

No comunicado de divulgação desta roda reconfigurável, Amber Walker explica que o próximo passo é fazer “a transição” desta tecnologia para as “tecnologias de veículos terrestres do futuro”.

Esta roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os camiões militares que são amplamente usados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.

A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo refere a DARPA. O único problema é se o mecanismo se avariar a meio de um combate, já que a sua reparação pode ser uma tarefa complexa.

Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leve.

Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para lá dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular armadura”, como explica a DARPA.

“Estamos a ver como melhorar a capacidade de sobrevivência, “abotoando” o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de condução”, nota a Major Amber Walker, dando nota de que algumas das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA está a desenvolver.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro uma revisão da tradução, porque “Joint Light Tactical Vehicle (JLTV)” não são “Veículos Tácticos de Luz Conjunta”, mas veículos tácticos leves…
    Por outro lado, “armadura” deveria ser substituída por blindagem, porque no seu original em Inglês, armour, significa isso mesmo.

  2. “Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos de Luz Conjunta.”
    Ahahaaaa!…
    Só pode ser piada, até porque não corrigiram depois dos comentarios anteriores!…

RESPONDER

"Não pôr o dedo no nariz". Livro medieval ensinava as regras de etiqueta às crianças do século XV

Um livro de boas maneiras do século XV, digitalizado recentemente pela Biblioteca Britânica, está cheio de regras de etiqueta que não são muito diferentes das de hoje. O manuscrito chama-se "The Lytille Childrenes Lytil Boke", as …

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …