A DARPA acaba de reinventar (mesmo) a roda

A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa dos EUA) que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.

Investigadores da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.

Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, directora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.

No comunicado de divulgação desta roda reconfigurável, Amber Walker explica que o próximo passo é fazer “a transição” desta tecnologia para as “tecnologias de veículos terrestres do futuro”.

Esta roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os camiões militares que são amplamente usados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.

A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo refere a DARPA. O único problema é se o mecanismo se avariar a meio de um combate, já que a sua reparação pode ser uma tarefa complexa.

Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leve.

Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para lá dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular armadura”, como explica a DARPA.

“Estamos a ver como melhorar a capacidade de sobrevivência, “abotoando” o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de condução”, nota a Major Amber Walker, dando nota de que algumas das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA está a desenvolver.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro uma revisão da tradução, porque “Joint Light Tactical Vehicle (JLTV)” não são “Veículos Tácticos de Luz Conjunta”, mas veículos tácticos leves…
    Por outro lado, “armadura” deveria ser substituída por blindagem, porque no seu original em Inglês, armour, significa isso mesmo.

  2. “Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos de Luz Conjunta.”
    Ahahaaaa!…
    Só pode ser piada, até porque não corrigiram depois dos comentarios anteriores!…

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …