“Daria um excelente candidato”. PCP admite repetir João Ferreira em Lisboa (e afasta aliança à esquerda)

1

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PCP recusou esta quinta-feira um acordo à esquerda nas autárquicas para a câmara de Lisboa, em resposta à aliança de direita, e admitiu que João Ferreira repita a candidatura pela CDU.

Questionado sobre se a aliança à direita, liderada pelo ex-comissário europeu Carlos Moedas, com PSD e CDS, iria alterar a estratégia dos comunistas, Jerónimo de Sousa afirmou que a coligação PCP-PEV já decidiu concorrer “tanto em Lisboa como no resto do país”.

“Não alterou a estratégia… não é o número que assusta”, afirmou o líder comunista aos jornalistas, à margem de um encontro com a Federação do Táxi, em Lisboa, e em que também não excluiu uma nova candidatura de João Ferreira, eurodeputado e vereador do PCP em Lisboa.

Com um sorriso e ironia, afirmou que “são muitos os sucedâneos do PSD e do CDS que andam aí em órbita e andam a formar essa grande coligação”.

Questionado sobre se João Ferreira é o comunista melhor colocado para encabeçar uma candidatura da CDU, o líder comunista reconheceu que sim e prometeu uma decisão definitiva em “poucas semanas”. “Daria um excelente candidato, como deu um excelente vereador”, afirmou.

“Eu estou quase a transmitir uma opinião pessoal, tendo em conta o trabalho que [João Ferreira] realizou num quadro muito exigente, quando também era deputado no Parlamento Europeu”, sublinhou Jerónimo de Sousa, em entrevista ao Diário de Notícias e TSF, destacando ainda “a obra, o trabalho, a intervenção e as propostas” que João Ferreira fez como vereador da câmara da capital.

“Pela sua ligação a Lisboa, pelo contributo que deu, mesmo neste mandato, continua a ser um potencial candidato à Câmara Municipal de Lisboa“, admitiu.

Esta posição, aliás, já tinha sido tomada pelo secretário-geral do PCP no final de janeiro, quando considerou que a candidatura às eleições presidenciais de João Ferreira “aguentou-se bem” e não excluiu que o eurodeputado venha a ser de novo candidato às autárquicas de Lisboa, no final do ano.

João Ferreira foi, sucessivamente, cabeça de lista às europeias em 2014 e 2019, candidato à câmara de Lisboa em 2017 e candidato apoiado pelo partido nas presidenciais de janeiro.

De resto, “quem decidirá são os eleitores” e o secretário-geral do PCP disse estar “confiante que a CDU vai conseguir afirmar as suas posições e reforçar os seus mandatos” nas autárquicas que, a manter-se o calendário, se deverão realizar em outubro.

Nas últimas autárquicas, em Lisboa, a CDU elegeu dois vereadores (João Ferreira e Carlos Moura), obtendo 9,55% de votos. A nível nacional, a CDU viu reduzir a esfera de influência autárquica e perdeu dez câmaras passando de 34 para 24 presidências.

O PCP já concorreu em aliança com o PS e outros partidos de esquerda à câmara de Lisboa nas autárquicas de 1989, que deram a vitória a Jorge Sampaio, reeditando-a nos anos seguintes.

ZAP // Lusa

 

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.