“Daria um excelente candidato”. PCP admite repetir João Ferreira em Lisboa (e afasta aliança à esquerda)

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PCP recusou esta quinta-feira um acordo à esquerda nas autárquicas para a câmara de Lisboa, em resposta à aliança de direita, e admitiu que João Ferreira repita a candidatura pela CDU.

Questionado sobre se a aliança à direita, liderada pelo ex-comissário europeu Carlos Moedas, com PSD e CDS, iria alterar a estratégia dos comunistas, Jerónimo de Sousa afirmou que a coligação PCP-PEV já decidiu concorrer “tanto em Lisboa como no resto do país”.

“Não alterou a estratégia… não é o número que assusta”, afirmou o líder comunista aos jornalistas, à margem de um encontro com a Federação do Táxi, em Lisboa, e em que também não excluiu uma nova candidatura de João Ferreira, eurodeputado e vereador do PCP em Lisboa.

Com um sorriso e ironia, afirmou que “são muitos os sucedâneos do PSD e do CDS que andam aí em órbita e andam a formar essa grande coligação”.

Questionado sobre se João Ferreira é o comunista melhor colocado para encabeçar uma candidatura da CDU, o líder comunista reconheceu que sim e prometeu uma decisão definitiva em “poucas semanas”. “Daria um excelente candidato, como deu um excelente vereador”, afirmou.

“Eu estou quase a transmitir uma opinião pessoal, tendo em conta o trabalho que [João Ferreira] realizou num quadro muito exigente, quando também era deputado no Parlamento Europeu”, sublinhou Jerónimo de Sousa, em entrevista ao Diário de Notícias e TSF, destacando ainda “a obra, o trabalho, a intervenção e as propostas” que João Ferreira fez como vereador da câmara da capital.

“Pela sua ligação a Lisboa, pelo contributo que deu, mesmo neste mandato, continua a ser um potencial candidato à Câmara Municipal de Lisboa“, admitiu.

Esta posição, aliás, já tinha sido tomada pelo secretário-geral do PCP no final de janeiro, quando considerou que a candidatura às eleições presidenciais de João Ferreira “aguentou-se bem” e não excluiu que o eurodeputado venha a ser de novo candidato às autárquicas de Lisboa, no final do ano.

João Ferreira foi, sucessivamente, cabeça de lista às europeias em 2014 e 2019, candidato à câmara de Lisboa em 2017 e candidato apoiado pelo partido nas presidenciais de janeiro.

De resto, “quem decidirá são os eleitores” e o secretário-geral do PCP disse estar “confiante que a CDU vai conseguir afirmar as suas posições e reforçar os seus mandatos” nas autárquicas que, a manter-se o calendário, se deverão realizar em outubro.

Nas últimas autárquicas, em Lisboa, a CDU elegeu dois vereadores (João Ferreira e Carlos Moura), obtendo 9,55% de votos. A nível nacional, a CDU viu reduzir a esfera de influência autárquica e perdeu dez câmaras passando de 34 para 24 presidências.

O PCP já concorreu em aliança com o PS e outros partidos de esquerda à câmara de Lisboa nas autárquicas de 1989, que deram a vitória a Jorge Sampaio, reeditando-a nos anos seguintes.

ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …