Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

ppdpsd / Flickr

Rui Rio e Carlos Moedas

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita.

O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), do Movimento Partido da Terra (MPT) e do Partido Popular Monárquico (PPM) já está fechada.

Há ainda conversações a decorrer com o Nós Cidadãos, o Partido Unido Reformados e Pensionistas (PURP) e com o Partido Democrático Republicado (PDR). O apoio do Iniciativa Liberal (IL) à candidatura de Moedas ainda está em aberto.

Com o apoio liberal, a megacoligação pode chegar aos dez partidos e será candidata a todos os órgãos autárquicos de Lisboa: câmara, assembleia municipal e juntas de freguesia. As discussões que se seguem, depois de os partidos estarem fechados, dizem respeito à constituição das listas.

Luís Newton, líder da concelhia do PSD-Lisboa, disse ao Público que “o PSD Lisboa vê com enorme entusiasmo a candidatura de Carlos Moedas e estão a ser criadas condições para um entendimento alargado em torno de um novo capítulo na governação da cidade”.

O PAN está de fora desta megacoligação por não ter mostrado interessa em participar e o Chega foi excluído do acordo-quadro autárquico entre o PSD e o CDS. Paulo Bento, líder do Aliança, confirmou ao diário que o partido será parte integrante da candidatura liderada por Carlos Moedas.

A incerteza – e a pressão – incidem agora sobre o Iniciativa Liberal, que tem um eleitorado urbano e que tem vindo a crescer nas últimas sondagens.

Santana Lopes em Sintra

Esta terça-feira, o Observador avançou que a direção do PSD não desistiu da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal de Sintra, mas o processo ainda não está fechado.

A concelhia e a distrital do PSD/Lisboa reuniram-se nesta terça-feira, mas o diário refere que o antigo primeiro-ministro não está totalmente convencido. A preferência continua a recair sobre a Figueira da Foz, ainda que a direção do PSD tenha rejeitado essa hipótese.

As Câmaras de Viana do Castelo e Torres Vedras também foram apontadas como hipóteses, mas Sintra é a mais difícil de ganhar – e Santana não quer perder. A corrida é contra Basílio Horta e derrotar um presidente em funções não é fácil.

O antigo primeiro-ministro não tomou, por isso, qualquer decisão.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …