Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

ppdpsd / Flickr

Rui Rio e Carlos Moedas

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita.

O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), do Movimento Partido da Terra (MPT) e do Partido Popular Monárquico (PPM) já está fechada.

Há ainda conversações a decorrer com o Nós Cidadãos, o Partido Unido Reformados e Pensionistas (PURP) e com o Partido Democrático Republicado (PDR). O apoio do Iniciativa Liberal (IL) à candidatura de Moedas ainda está em aberto.



Com o apoio liberal, a megacoligação pode chegar aos dez partidos e será candidata a todos os órgãos autárquicos de Lisboa: câmara, assembleia municipal e juntas de freguesia. As discussões que se seguem, depois de os partidos estarem fechados, dizem respeito à constituição das listas.

Luís Newton, líder da concelhia do PSD-Lisboa, disse ao Público que “o PSD Lisboa vê com enorme entusiasmo a candidatura de Carlos Moedas e estão a ser criadas condições para um entendimento alargado em torno de um novo capítulo na governação da cidade”.

O PAN está de fora desta megacoligação por não ter mostrado interessa em participar e o Chega foi excluído do acordo-quadro autárquico entre o PSD e o CDS. Paulo Bento, líder do Aliança, confirmou ao diário que o partido será parte integrante da candidatura liderada por Carlos Moedas.

A incerteza – e a pressão – incidem agora sobre o Iniciativa Liberal, que tem um eleitorado urbano e que tem vindo a crescer nas últimas sondagens.

Santana Lopes em Sintra

Esta terça-feira, o Observador avançou que a direção do PSD não desistiu da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal de Sintra, mas o processo ainda não está fechado.

A concelhia e a distrital do PSD/Lisboa reuniram-se nesta terça-feira, mas o diário refere que o antigo primeiro-ministro não está totalmente convencido. A preferência continua a recair sobre a Figueira da Foz, ainda que a direção do PSD tenha rejeitado essa hipótese.

As Câmaras de Viana do Castelo e Torres Vedras também foram apontadas como hipóteses, mas Sintra é a mais difícil de ganhar – e Santana não quer perder. A corrida é contra Basílio Horta e derrotar um presidente em funções não é fácil.

O antigo primeiro-ministro não tomou, por isso, qualquer decisão.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …