Daesh perdeu um quarto do território que tinha em 2015

(dr) Dabiq Magazine

-

O Daesh perdeu mais de um quarto do seu território na Síria e no Iraque desde janeiro de 2015.

Segundo informações da empresa Information Handling Services (IHS), o território controlado pelo Daesh no Iraque e na Síria encolheu 14% em 2015 e mais 12% nos primeiros seis meses de 2016.

“Em 2015, o califado do Estado Islâmico encolheu 12.800 km2 para 78.000 km2, uma perda de 14%”, refere o relatório da IHS. “Nos primeiros meses de 2016, o território reduziu novamente em 12%. A 4 de julho de 2016, o Estado Islâmico controla cerca de 68.300 km2 no Iraque e na Síria“.

Ao todo, o território perdido pelo grupo terrorista no período corresponde ao tamanho da Irlanda do Norte.

“Nos últimos 18 meses, o Daesh continuou a perder território a um nível que vem aumentando. À medida que o califado do Daesh se vai reduzindo e se torna mais claro que o projeto está a ruir, o grupo está a voltar a priorizar a sua insurgência”, afirmou Columb Strack, analista sénior da IHS, este domingo.

Na Síria, o ISIS está sob pressão das tropas do regime, apoiadas por forças rebeldes, pela Rússia, e uma aliança curda-árabe apoiada pela coligação liderada pelos EUA.

No Iraque, as forças de seguranças apoiadas pela coligação, em conjunto com milícias pró-Governo, têm perpretado uma série de derrotas aos jihadistas.

Strack apontou que, como consequência, pode haver um aumento nos ataques do Daesh para provocar mortes em massa e sabotagem da infraestrutura económica no Iraque, na Síria e em outros territórios, incluindo na Europa.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …