Daesh perdeu um quarto do território que tinha em 2015

(dr) Dabiq Magazine

-

O Daesh perdeu mais de um quarto do seu território na Síria e no Iraque desde janeiro de 2015.

Segundo informações da empresa Information Handling Services (IHS), o território controlado pelo Daesh no Iraque e na Síria encolheu 14% em 2015 e mais 12% nos primeiros seis meses de 2016.

“Em 2015, o califado do Estado Islâmico encolheu 12.800 km2 para 78.000 km2, uma perda de 14%”, refere o relatório da IHS. “Nos primeiros meses de 2016, o território reduziu novamente em 12%. A 4 de julho de 2016, o Estado Islâmico controla cerca de 68.300 km2 no Iraque e na Síria“.

Ao todo, o território perdido pelo grupo terrorista no período corresponde ao tamanho da Irlanda do Norte.

“Nos últimos 18 meses, o Daesh continuou a perder território a um nível que vem aumentando. À medida que o califado do Daesh se vai reduzindo e se torna mais claro que o projeto está a ruir, o grupo está a voltar a priorizar a sua insurgência”, afirmou Columb Strack, analista sénior da IHS, este domingo.

Na Síria, o ISIS está sob pressão das tropas do regime, apoiadas por forças rebeldes, pela Rússia, e uma aliança curda-árabe apoiada pela coligação liderada pelos EUA.

No Iraque, as forças de seguranças apoiadas pela coligação, em conjunto com milícias pró-Governo, têm perpretado uma série de derrotas aos jihadistas.

Strack apontou que, como consequência, pode haver um aumento nos ataques do Daesh para provocar mortes em massa e sabotagem da infraestrutura económica no Iraque, na Síria e em outros territórios, incluindo na Europa.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …