Daesh perdeu um quarto do território que tinha em 2015

(dr) Dabiq Magazine

-

O Daesh perdeu mais de um quarto do seu território na Síria e no Iraque desde janeiro de 2015.

Segundo informações da empresa Information Handling Services (IHS), o território controlado pelo Daesh no Iraque e na Síria encolheu 14% em 2015 e mais 12% nos primeiros seis meses de 2016.

“Em 2015, o califado do Estado Islâmico encolheu 12.800 km2 para 78.000 km2, uma perda de 14%”, refere o relatório da IHS. “Nos primeiros meses de 2016, o território reduziu novamente em 12%. A 4 de julho de 2016, o Estado Islâmico controla cerca de 68.300 km2 no Iraque e na Síria“.

Ao todo, o território perdido pelo grupo terrorista no período corresponde ao tamanho da Irlanda do Norte.

“Nos últimos 18 meses, o Daesh continuou a perder território a um nível que vem aumentando. À medida que o califado do Daesh se vai reduzindo e se torna mais claro que o projeto está a ruir, o grupo está a voltar a priorizar a sua insurgência”, afirmou Columb Strack, analista sénior da IHS, este domingo.

Na Síria, o ISIS está sob pressão das tropas do regime, apoiadas por forças rebeldes, pela Rússia, e uma aliança curda-árabe apoiada pela coligação liderada pelos EUA.

No Iraque, as forças de seguranças apoiadas pela coligação, em conjunto com milícias pró-Governo, têm perpretado uma série de derrotas aos jihadistas.

Strack apontou que, como consequência, pode haver um aumento nos ataques do Daesh para provocar mortes em massa e sabotagem da infraestrutura económica no Iraque, na Síria e em outros territórios, incluindo na Europa.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …