Daesh lucrou 88 milhões de euros com travessias de refugiados

(dr) Dabiq Magazine

-

A crise dos migrantes que tentam chegar à Europa para escapar da guerra e da violência nos seus países revelou-se uma fonte de negócio para quem está a provocar o conflito: o Daesh.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o ISIS impôs uma espécie de portagem sobre o valor cobrado pelos traficantes de migrantes na Líbia, em 2015, lucrando cerca de 30% dos estimados 300 milhões de euros gerados por essa atividade.

O Estado Islâmico conseguiu lucrar 88 milhões de euros só com o trafico de migrantes, que se tornou na atividade de maior lucro na região – mais do que a droga, o tabaco e os medicamentos.

“Os migrantes preferem sair da costa controlada pelo ISIS porque têm mais possibilidades de chegar ao outro lado”, afimou a economista Loretta Napoleoni, citada pelo jornal El País.

A italiana publicou recentemente o ensaio “Traficantes de seres humanos“, no qual fornece detalhes sobre o envolvimento de jihadistas neste negócio ilegal.

Navegar sob a supervisão do Estado Islâmico tornou-se, segundo a especialista, numa espécie de “garantia de qualidade” para os migrantes.

A economista revela ainda que o grupo terrorista estabeleceu um máximo de 120 pessoas nas embarcações, o que reduz o risco de um naufrágio.

“Atravessar o Mediterrâneo a partir do território do grupo radical islâmico pode ser mais caro do que fazê-lo a partir de áreas controladas por outros grupos, mas também mais seguro“, destaca Napoleoni.

Segundo a autora, que afirma ter fontes no terreno, o ISIS exige uma remuneração de 1.600 euros por pessoa, punindo os traficantes que não obedeçam às suas regras.

Para Christian Nellemann, diretor do Centro Norueguês de Análise Global, a Líbia é habitada por mais de 1.700 grupos armados que viram uma oportunidade de lucrar com a crise de refugiados.

No entanto, o contrabando de migrantes “caiu drasticamente” em 2016 devido à ofensiva lançada pelas forças pró-governo líbio e pelos EUA, que têm recuperado parte do domínio do Daesh.

Entre os milhares de migrantes continuam a tentar fugir à guerra e escapar à pobreza, muitos não conseguem sobreviver.

Em 2015, a ONU registou 3.771 pessoas mortas na travessia do Mediterrâneo e, este ano, pelo menos 3.800 pessoas morreram quando tentavam chegar à Europa.

O recorde no número de mortos registou-se apesar de o número total de migrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo ter sido em 2016 (330 mil) inferior ao de 2015 (mais de um milhão).

Cerca de 90% destas mortes aconteceram na zona central do Mediterrâneo, entre a Líbia e Itália.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …