/

D. Manuel Clemente já é cardeal

O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi investido cardeal este sábado, pouco depois das 10h30 (hora de Lisboa), numa cerimónia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo papa Francisco.

Manuel Clemente, que desde quinta-feira participa em Roma numa reunião do Colégio de Cardeais para debater a reforma do governo da Igreja, é um dos 20 novos cardeais [15 eleitores e cinco não eleitores] anunciados pelo papa Francisco em Janeiro.

A cerimónia de investidura está a ser testemunhada por três membros do Governo e cerca de 300 portugueses que se deslocaram a Roma.

O patriarca de Lisboa passa, a partir de hoje, a colaborar mais directamente com o papa e a poder participar em futuras escolhas do líder da Igreja Católica.

Juntamente com Manuel Clemente serão também investidos o bispo Arlindo Gomes Furtado, de Cabo Verde, país que pela primeira vez tem um cardeal, e Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai, Moçambique, que por ter mais de 80 anos não terá capacidade eleitoral.

O Estado português está representado na cerimónia pelo vice primeiro-ministro, Paulo Portas, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Antes de atribuir o barrete cardinalíceo e o anel, o papa Francisco pediu aos novos cardeais da Igreja Católica para terem “um forte sentido de justiça” e instou-os a praticarem a caridade, alertando para os perigos da inveja e do orgulho.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.