Custos políticos da eletricidade sobem quase 242 milhões de euros em 2020

Os custos políticos da energia, que são suportados pelos consumidores e subsidiam a energia das Regiões Autónomas e pagam rendas a produtores de energias renováveis, vão voltar a subir no próximo ano.

Os custos políticos da eletricidade vão voltar a subir em 2020, depois de um período de contenção entre 2015 e 2019, avança o Correio da Manhã.

No próximo ano, estes custos que subsidiam a eletricidade das ilhas e pagam rendas a produtores de renováveis sobem quase 242 milhões de euros, atingindo um total de 1,4 mil milhões de euros, revela a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O alerta para o aumento destas rendas é também dado pelo Conselho Tarifário, órgão que reúne representantes dos comercializadores e dos consumidores de energia.

No seu parecer sobre as tarifas para 2020, este órgão reitera “que deve ser assumida uma política sustentada e estável com vista à progressiva redução daqueles custos”. No próximo ano, as tarifas do emrcado regulado vão descer (em parte devido à redução da dívida tarifária), mas o certo é que se estas rendas fossem menores, os consumidores pagariam ainda menos, refere.

De acordo com a ERSE, a compra de eletricidade produzida pelas energias renováveis é a componente que mais pesa no agravamento destes custos. Esta entidade prevê um custo desta componente – tecnicamente denominada como ‘sobrecusto da PRE’ – de 866 milhões de euros no próximo ano, mais 222 milhões face às tarifas de 2019.

Além disso, o agravamento destas despesas resultantes de decisões políticas em 2020 deve-se também ao “facto de as medidas mitigadoras para redução dos CIEG serem nas atuais tarifas substancialmente inferiores (menos 250 milhões de euros) ao valor considerado o ano passado”, explica a ERSE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …