Curta metragem portuguesa ganhou Urso de Ouro em Berlim

A realizadora portuguesa Leonor Teles recebe o Urso de Ouro para Melhor Curta Metragem no Festival de Cinema de Berlim

Balada de um Batráquio, da realizadora portuguesa Leonor Teles, ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta Metragem no Festival de Cinema de Berlim.

Esta é a segunda curta de Leonor Teles, que já tinha realizado Uma Pedra no Sapato.

O filme da realizadora portuguesa estava em competição nas Berlinale Shorts ao lado de Freud und Friends, de Gabriel Abrantes.

Balada de um Batráquio é uma exploração das mitologias da comunidade cigana, que prolonga o trabalho com que Leonor Teles venceu em 2013 o prémio Take One no Curtas Vila do Conde com Rhoma Acans.

No centro desta curta metragem de onze minutos está a prática, bastante comum em algumas regiões de Portugal, do uso de sapos de cerâmica pelos proprietários de lojas e cafés para manter afastados os membros da comunidade cigana que são supersticiosos relativamente aos sapos e rãs.

De etnia cigana por parte do pai, Leonor Teles quis denunciar este comportamento xenófobo, e diz que o filme “não apresenta só uma problemática mas tenta, de certa forma, combatê-la”, uma vez que ela própria sentiu a “urgência” de destruir vários desses sapos em frente à câmara.

O Urso de Prata para melhor ator foi para o tunisino Majd Mastoura, pelo desempenho em “Hedi”, uma história de amor passada no rescaldo da Primavera Árabe, a vaga de contestação popular, que atravessou vários países do norte de África e do Médio Oriente.

A dinamarquesa Trine Dyrholm ganhou o Urso de Prata para melhor atriz, pelo papel em “The Commune”, de Thomas Vinterberg. A atriz de 43 anos interpreta, neste filme, uma mulher enganada à beira de um abismo emocional.

O Urso de Prata de melhor realização da 66.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi entregue à cineasta francesa Mia Hansen-Love, pela obra “Things to Come”, protagonizada pela atriz Isabelle Huppert.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. POIS. mas não denuncia que são traiçoeiros, ladroes, mal educados,não respeitam ninguém, ameaçadores. Moro numa zona em que 10 ou 15 deles (famílias) entram na confeitaria comem bom pequeno almoço e saem…claro,sem pagar … e as empregadas com medo não podem fazer nada. E um numa feira a agredir uma senhora de uns 65 anos porque pediu desconto. EU VI. Isso é que esta gaja devia denunciar. È por serem bons rapazes que comerciantes poeem os sapos?!!! Quer enganar quem esta gaja? Seja HONESTA e eduque os bandidos.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …