Curta metragem portuguesa ganhou Urso de Ouro em Berlim

A realizadora portuguesa Leonor Teles recebe o Urso de Ouro para Melhor Curta Metragem no Festival de Cinema de Berlim

Balada de um Batráquio, da realizadora portuguesa Leonor Teles, ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta Metragem no Festival de Cinema de Berlim.

Esta é a segunda curta de Leonor Teles, que já tinha realizado Uma Pedra no Sapato.

O filme da realizadora portuguesa estava em competição nas Berlinale Shorts ao lado de Freud und Friends, de Gabriel Abrantes.

Balada de um Batráquio é uma exploração das mitologias da comunidade cigana, que prolonga o trabalho com que Leonor Teles venceu em 2013 o prémio Take One no Curtas Vila do Conde com Rhoma Acans.

No centro desta curta metragem de onze minutos está a prática, bastante comum em algumas regiões de Portugal, do uso de sapos de cerâmica pelos proprietários de lojas e cafés para manter afastados os membros da comunidade cigana que são supersticiosos relativamente aos sapos e rãs.

De etnia cigana por parte do pai, Leonor Teles quis denunciar este comportamento xenófobo, e diz que o filme “não apresenta só uma problemática mas tenta, de certa forma, combatê-la”, uma vez que ela própria sentiu a “urgência” de destruir vários desses sapos em frente à câmara.

O Urso de Prata para melhor ator foi para o tunisino Majd Mastoura, pelo desempenho em “Hedi”, uma história de amor passada no rescaldo da Primavera Árabe, a vaga de contestação popular, que atravessou vários países do norte de África e do Médio Oriente.

A dinamarquesa Trine Dyrholm ganhou o Urso de Prata para melhor atriz, pelo papel em “The Commune”, de Thomas Vinterberg. A atriz de 43 anos interpreta, neste filme, uma mulher enganada à beira de um abismo emocional.

O Urso de Prata de melhor realização da 66.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi entregue à cineasta francesa Mia Hansen-Love, pela obra “Things to Come”, protagonizada pela atriz Isabelle Huppert.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. POIS. mas não denuncia que são traiçoeiros, ladroes, mal educados,não respeitam ninguém, ameaçadores. Moro numa zona em que 10 ou 15 deles (famílias) entram na confeitaria comem bom pequeno almoço e saem…claro,sem pagar … e as empregadas com medo não podem fazer nada. E um numa feira a agredir uma senhora de uns 65 anos porque pediu desconto. EU VI. Isso é que esta gaja devia denunciar. È por serem bons rapazes que comerciantes poeem os sapos?!!! Quer enganar quem esta gaja? Seja HONESTA e eduque os bandidos.

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …