Curiosity encontra rocha “lagarto” em Marte

NASA / JPL-Caltech / LANL

Rocha texturizada dentro da cratera Gale, em Marte

O rover Curiosity chegou à cratera Gale, em Marte, em 2012. Nos seus trabalhos de exploração da região, o veículo encontrou uma formação com uma estrutura bastante curiosa e bizarra.

A rocha do Planeta Vermelho, um minúsculo arco texturizado, tem apenas cerca de 16,5 centímetros de altura, mas a sua forma idiossincrática deixou os cientistas entusiasmados.

“Continuo a ficar deslumbrado com as texturas que vemos, especialmente a prevalência de saliências e protuberâncias do tamanho de um centímetro a sair da rocha”, escreveu a geóloga planetária Abigail Fraeman, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, citada pelo Live Science.



A rocha, que parece um lagarto, fica na base do Monte Sharp, um pico que se eleva a 5,5 quilómetros do solo da cratera Gale.

Segundo a investigadora, a Curiosity está a explorar alguma geologia “interessante” na transição entre camadas pesadas de argila e camadas carregadas de sulfato nas rochas da montanha.

Os sulfatos podem ser deixados para trás pela água corrente, pelo que explorar estas camadas com sulfato pode ajudar a revelar mais sobre o passado húmido de Marte.

A imagem publicada no Twitter por Kevin Gill, engenheiro de software e especialista em edição de imagens, é, na verdade, uma composição que reúne vários registos originais da ChemCam, um instrumento que usa lasers para vaporizar pequenos pedaços de rocha e medir os produtos químicos e minerais nessas amostras.

O Curiosity foi inicialmente projetado para uma missão de dois anos em Marte, mas o rover tem vagueado pela cratera Gale já há nove anos.

Recentemente, cientistas que analisaram dados enviados pelo rover descobriram que as argilas que revestem a cratera Gale são menos estáveis do que se acreditava, o que significa que as evidências de vida microbiana na área poderiam ter sido eliminadas.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …