/

Curiosity encontra rocha “lagarto” em Marte

NASA / JPL-Caltech / LANL

Rocha texturizada dentro da cratera Gale, em Marte

O rover Curiosity chegou à cratera Gale, em Marte, em 2012. Nos seus trabalhos de exploração da região, o veículo encontrou uma formação com uma estrutura bastante curiosa e bizarra.

A rocha do Planeta Vermelho, um minúsculo arco texturizado, tem apenas cerca de 16,5 centímetros de altura, mas a sua forma idiossincrática deixou os cientistas entusiasmados.

“Continuo a ficar deslumbrado com as texturas que vemos, especialmente a prevalência de saliências e protuberâncias do tamanho de um centímetro a sair da rocha”, escreveu a geóloga planetária Abigail Fraeman, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, citada pelo Live Science.

A rocha, que parece um lagarto, fica na base do Monte Sharp, um pico que se eleva a 5,5 quilómetros do solo da cratera Gale.

Segundo a investigadora, a Curiosity está a explorar alguma geologia “interessante” na transição entre camadas pesadas de argila e camadas carregadas de sulfato nas rochas da montanha.

Os sulfatos podem ser deixados para trás pela água corrente, pelo que explorar estas camadas com sulfato pode ajudar a revelar mais sobre o passado húmido de Marte.

A imagem publicada no Twitter por Kevin Gill, engenheiro de software e especialista em edição de imagens, é, na verdade, uma composição que reúne vários registos originais da ChemCam, um instrumento que usa lasers para vaporizar pequenos pedaços de rocha e medir os produtos químicos e minerais nessas amostras.

O Curiosity foi inicialmente projetado para uma missão de dois anos em Marte, mas o rover tem vagueado pela cratera Gale já há nove anos.

Recentemente, cientistas que analisaram dados enviados pelo rover descobriram que as argilas que revestem a cratera Gale são menos estáveis do que se acreditava, o que significa que as evidências de vida microbiana na área poderiam ter sido eliminadas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.