Curandeira detida por fazer mais de 700 mulheres pensarem que estão grávidas

Uma curandeira foi detida na Guiné-Conacri por enganar 700 mulheres que a procuraram para conseguir engravidar.

A curandeira N’na Fanta Camara era muito procurada na Guiné-Conacri por mulheres que queriam engravidar mas que, por algum motivo, não conseguiam. As clientes pagavam cerca de 27 euros pelos serviços, sendo que o salário mensal no país ronda os 39 euros.

Segundo a BBC, mais de 700 mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, procuraram – e receberam – a “cura milagrosa” para engravidarem, tendo a curandeira ganho milhares de dólares com este negócio.

No entanto, o tratamento – uma mistura de folhas, ervas e medicamentos – era uma verdadeira farsa. N’na Fanta Camara limitava-se a inchar as barrigas das clientes, que acreditavam que estavam, de facto, grávidas.

“Na primeira visita, deu-me alguns medicamentos à base de folhas e ervas que me fizeram vomitar. Assegurou-me que os medicamentos eram bons e, à medida que os fui tomando, a minha barriga começou a crescer” contou uma das vítimas a Alhassan Sillah, repórter da BBC em Conacri.

De acordo com as clientes, Camara pediu que nenhuma delas consultasse um médico e algumas das mulheres chegaram a manter a suposta gravidez por 16 meses. Um médico da polícia de Conacri examinou 47 mulheres que tinham ingerido as ervas e, segundo o profissional de saúde, todas corriam riscos de complicações de saúde.

Entretanto, Camara deve ser acusada de fraude médica por ter colocado as vidas das mulheres em risco. No entanto, a ccurandeira insiste e afirma que não fez nada de errado. “Trabalho para ajudar as mulheres a realizarem os seus sonhos, mas o resto está nas mãos de Deus”, sustentou.

O número elevado de clientes de Camara reflete a crença nos poderes de curandeiros que ainda persiste na Guiné. Em 2006, segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde informou que 80% dos africanos faziam tratamentos com curandeiros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …