Curandeira detida por fazer mais de 700 mulheres pensarem que estão grávidas

Uma curandeira foi detida na Guiné-Conacri por enganar 700 mulheres que a procuraram para conseguir engravidar.

A curandeira N’na Fanta Camara era muito procurada na Guiné-Conacri por mulheres que queriam engravidar mas que, por algum motivo, não conseguiam. As clientes pagavam cerca de 27 euros pelos serviços, sendo que o salário mensal no país ronda os 39 euros.

Segundo a BBC, mais de 700 mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, procuraram – e receberam – a “cura milagrosa” para engravidarem, tendo a curandeira ganho milhares de dólares com este negócio.

No entanto, o tratamento – uma mistura de folhas, ervas e medicamentos – era uma verdadeira farsa. N’na Fanta Camara limitava-se a inchar as barrigas das clientes, que acreditavam que estavam, de facto, grávidas.

“Na primeira visita, deu-me alguns medicamentos à base de folhas e ervas que me fizeram vomitar. Assegurou-me que os medicamentos eram bons e, à medida que os fui tomando, a minha barriga começou a crescer” contou uma das vítimas a Alhassan Sillah, repórter da BBC em Conacri.

De acordo com as clientes, Camara pediu que nenhuma delas consultasse um médico e algumas das mulheres chegaram a manter a suposta gravidez por 16 meses. Um médico da polícia de Conacri examinou 47 mulheres que tinham ingerido as ervas e, segundo o profissional de saúde, todas corriam riscos de complicações de saúde.

Entretanto, Camara deve ser acusada de fraude médica por ter colocado as vidas das mulheres em risco. No entanto, a ccurandeira insiste e afirma que não fez nada de errado. “Trabalho para ajudar as mulheres a realizarem os seus sonhos, mas o resto está nas mãos de Deus”, sustentou.

O número elevado de clientes de Camara reflete a crença nos poderes de curandeiros que ainda persiste na Guiné. Em 2006, segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde informou que 80% dos africanos faziam tratamentos com curandeiros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …