Curandeira detida por fazer mais de 700 mulheres pensarem que estão grávidas

Uma curandeira foi detida na Guiné-Conacri por enganar 700 mulheres que a procuraram para conseguir engravidar.

A curandeira N’na Fanta Camara era muito procurada na Guiné-Conacri por mulheres que queriam engravidar mas que, por algum motivo, não conseguiam. As clientes pagavam cerca de 27 euros pelos serviços, sendo que o salário mensal no país ronda os 39 euros.

Segundo a BBC, mais de 700 mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, procuraram – e receberam – a “cura milagrosa” para engravidarem, tendo a curandeira ganho milhares de dólares com este negócio.

No entanto, o tratamento – uma mistura de folhas, ervas e medicamentos – era uma verdadeira farsa. N’na Fanta Camara limitava-se a inchar as barrigas das clientes, que acreditavam que estavam, de facto, grávidas.

“Na primeira visita, deu-me alguns medicamentos à base de folhas e ervas que me fizeram vomitar. Assegurou-me que os medicamentos eram bons e, à medida que os fui tomando, a minha barriga começou a crescer” contou uma das vítimas a Alhassan Sillah, repórter da BBC em Conacri.

De acordo com as clientes, Camara pediu que nenhuma delas consultasse um médico e algumas das mulheres chegaram a manter a suposta gravidez por 16 meses. Um médico da polícia de Conacri examinou 47 mulheres que tinham ingerido as ervas e, segundo o profissional de saúde, todas corriam riscos de complicações de saúde.

Entretanto, Camara deve ser acusada de fraude médica por ter colocado as vidas das mulheres em risco. No entanto, a ccurandeira insiste e afirma que não fez nada de errado. “Trabalho para ajudar as mulheres a realizarem os seus sonhos, mas o resto está nas mãos de Deus”, sustentou.

O número elevado de clientes de Camara reflete a crença nos poderes de curandeiros que ainda persiste na Guiné. Em 2006, segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde informou que 80% dos africanos faziam tratamentos com curandeiros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …