Curandeira detida por fazer mais de 700 mulheres pensarem que estão grávidas

Uma curandeira foi detida na Guiné-Conacri por enganar 700 mulheres que a procuraram para conseguir engravidar.

A curandeira N’na Fanta Camara era muito procurada na Guiné-Conacri por mulheres que queriam engravidar mas que, por algum motivo, não conseguiam. As clientes pagavam cerca de 27 euros pelos serviços, sendo que o salário mensal no país ronda os 39 euros.

Segundo a BBC, mais de 700 mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, procuraram – e receberam – a “cura milagrosa” para engravidarem, tendo a curandeira ganho milhares de dólares com este negócio.

No entanto, o tratamento – uma mistura de folhas, ervas e medicamentos – era uma verdadeira farsa. N’na Fanta Camara limitava-se a inchar as barrigas das clientes, que acreditavam que estavam, de facto, grávidas.

“Na primeira visita, deu-me alguns medicamentos à base de folhas e ervas que me fizeram vomitar. Assegurou-me que os medicamentos eram bons e, à medida que os fui tomando, a minha barriga começou a crescer” contou uma das vítimas a Alhassan Sillah, repórter da BBC em Conacri.

De acordo com as clientes, Camara pediu que nenhuma delas consultasse um médico e algumas das mulheres chegaram a manter a suposta gravidez por 16 meses. Um médico da polícia de Conacri examinou 47 mulheres que tinham ingerido as ervas e, segundo o profissional de saúde, todas corriam riscos de complicações de saúde.

Entretanto, Camara deve ser acusada de fraude médica por ter colocado as vidas das mulheres em risco. No entanto, a ccurandeira insiste e afirma que não fez nada de errado. “Trabalho para ajudar as mulheres a realizarem os seus sonhos, mas o resto está nas mãos de Deus”, sustentou.

O número elevado de clientes de Camara reflete a crença nos poderes de curandeiros que ainda persiste na Guiné. Em 2006, segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde informou que 80% dos africanos faziam tratamentos com curandeiros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.