Cumprir as regras para ajudar os profissionais de saúde. O apelo de Costa aos portugueses

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, apelou esta sexta-feira para que todos os portugueses apoiem os profissionais de saúde cumprindo as regras necessárias para evitar a propagação do vírus da covid-19.

“A melhor ajuda que podemos dar a cada um destes profissionais é tudo fazermos para cumprir as regras necessárias para evitar que cada um de nós fique doente ou que, sem consciência, estejamos a fazer outros doentes”, afirmou o chefe do Governo, em Santiago do Cacém (Setúbal), durante a inauguração do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano (HLA).

António Costa sublinhou que “quanto menos doentes, estas senhoras e estes senhores, tiverem para tratar, melhores condições terão para trabalhar e para se poderem dedicar aqueles que estão mesmo doentes e que precisam dos seus cuidados”.

Na cerimónia, que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, o primeiro-ministro aproveitou para realçar que “a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não se pode esgotar na resposta à covid-19”.

“Temos de continuar a fazer os investimentos que são essenciais para continuar a melhorar o SNS para além desta pandemia. O esforço de investimento no SNS foi iniciado já após a anterior crise e tem de continuar, não obstante esta crise”.

Segundo António Costa, foram precisos quatro anos para “recuperar a capacidade de investimento do Serviço Nacional de Saúde. Começamos o ano com a maior dotação de sempre do SNS, a covid-19 exigiu-nos muito mais e por isso o Orçamento Suplementar obrigou-nos, a que só este ano, tivéssemos um reforço de verbas no SNS, idêntico ao reforço dos quatro anos anteriores”.

Mais 1.200 milhões para reforçar o SNS

“O Orçamento [de Estado] para 2021 que está agora em debate na Assembleia da República prevê um reforço de mais 1.200 milhões de euros de investimento no SNS, entre novos hospitais, melhorias nos hospitais já existentes, equipamentos, em particular, nos cuidados de saúde primários, desenvolver a rede de cuidados integrados e reforçar os recursos humanos”, frisou o primeiro-ministro.

“Se há condição fundamental para o desenvolvimento é termos um SNS robusto que permita garantir a todos, condições de atratividade, de fixação e qualidade de vida”.

As novas instalações do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), representa um investimento total de 2,4 milhões de euros, e vai servir uma população de cerca de 100 mil habitantes dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira (Beja).

Portugal atingiu esta sexta-feira um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 6.653 nas últimas 24 horas e registou 69 óbitos, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia Portugal já registou 204.664 casos positivos e 3.250 óbitos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pedem-nos para não sobrecarregar os hospitais nem a Saúde 24 com situações que não sejam urgentes. Contudo, liga-se para os Centros de Saúde e, por mais que se insista, NINGUÉM RESPONDE.
    Que fazer? Usar os serviços que deveriam dar resposta aos casos prioritários?
    – Como os “governantes” têm toda a assistência – e imediata – de que necessitem, estão-se nas tintas para o Zé. Se fosse ano de eleições, já não seria assim.

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …