A cultura da Tailândia ajudou-a a tornar-se um dos países que melhor combateram a covid-19

Esta semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou esta semana que os países que seguiram as recomendações de saúde do organismo conseguiram conter efetivamente a disseminação da pandemia de covid-19.

Entre esses países, Tedros Adhanom Ghebreyesus mencionou a Tailândia que, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, registou 3.310 casos positivos e 58 mortes desde o início da pandemia, apesar de ter uma população de quase 70 milhões de pessoas e ser um destino turístico altamente popular. Nos últimos dois meses, só foram detetados alguns casos importados de covid-19.

Os possíveis fatores que contribuíram para que o povo tailandês conseguisse lutar contra a disseminação da doença incluem o seu modo de vida, uma vez que passam grande parte do tempo ao ar livre, bem como a sua cultura de comunicação. Por exemplo, para cumprimentar outra pessoa, os habitantes do país asiático não cumprimentam nem abraçam. Tradições semelhantes são praticadas noutros países da bacia do Mekong.

Especialistas apontam que o país tem um número baixo de doenças crónicas entre a população e as características do seu sistema imunológico também aparentemente ajudaram a resistir com sucesso ao coronavírus.

Da mesma forma, estados vizinhos da região, como Birmânia, Cambodja e Laos, também apresentam taxas de infeção relativamente baixas. Além disso, no Cambodja e no Laos não houve mortes associadas ao coronavírus.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, um especialista da Universidade Chulalongkorn, em Banguecoque, estudou um surto de coronavírus numa das regiões da Tailândia e descobriu que mais de 90% dos infetados não apresentavam sintomas da doença. O especialista sugere que o sistema imunológico da população local possa estar melhor preparado para combater o coronavírus.

As medidas restritivas impostas pelas autoridades tailandesas também foram bastante eficazes. Quase imediatamente após ser registado o primeiro caso de infeção, foi introduzido o uso de máscaras. A quarentena foi decretada em 24 de março e os cidadãos adotaram uma abordagem muito responsável em relação às medidas de segurança impostas pelo Governo local.

Em junho, a vida normal começou a regressar à Tailândia. O levantamento da quarentena em quatro etapas durou 33 dias. No início de julho, o país pôde comemorar o Ano Novo tailandês, cancelado em abril devido à crise da saúde.

A nível económico, a Tailândia, que é altamente dependente de exportações e turismo, está numa situação bastante difícil. Em março, o Governo local decidiu conceder um subsídio mensal por três meses aos cidadãos cuja renda tinha diminuído significativamente devido à pandemia. O auxílio foi solicitado por 29 milhões de pessoas.

O FMI prevê que a economia tailandesa contrairá pelo menos 6,5% do PIB este ano, enquanto o Banco Central do país prevê que o PIB sofrerá uma queda recorde de 8,1%. O Banco Mundial estima que, em 2020, mais de 8 milhões de cidadãos possam perder o emprego e mais da metade dos hotéis do país deverá fechar.

A moeda nacional, o baht, caiu 2,6% em relação ao dólar durante as três semanas de julho e tornou-se uma das moedas asiáticas mais baratas.

Por esses motivos, de acordo com a Bloomberg, as autoridades do país aprovaram um pacote de estímulo de cerca de 60 mil milhões de dólares, com o objetivo de mitigar as consequências econômicas negativas da pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Quase imediatamente após ser registado o primeiro caso de infeção, foi introduzido o uso de máscaras”.
    Não seguiram as indicações mas sim contrariaram as indicações da OMS.
    Nessa altura a OMS dizia que as mascaras apenas deveriam ser usadas pelos profissionais de saúde.

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …