A cultura da Tailândia ajudou-a a tornar-se um dos países que melhor combateram a covid-19

Esta semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou esta semana que os países que seguiram as recomendações de saúde do organismo conseguiram conter efetivamente a disseminação da pandemia de covid-19.

Entre esses países, Tedros Adhanom Ghebreyesus mencionou a Tailândia que, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, registou 3.310 casos positivos e 58 mortes desde o início da pandemia, apesar de ter uma população de quase 70 milhões de pessoas e ser um destino turístico altamente popular. Nos últimos dois meses, só foram detetados alguns casos importados de covid-19.

Os possíveis fatores que contribuíram para que o povo tailandês conseguisse lutar contra a disseminação da doença incluem o seu modo de vida, uma vez que passam grande parte do tempo ao ar livre, bem como a sua cultura de comunicação. Por exemplo, para cumprimentar outra pessoa, os habitantes do país asiático não cumprimentam nem abraçam. Tradições semelhantes são praticadas noutros países da bacia do Mekong.

Especialistas apontam que o país tem um número baixo de doenças crónicas entre a população e as características do seu sistema imunológico também aparentemente ajudaram a resistir com sucesso ao coronavírus.

Da mesma forma, estados vizinhos da região, como Birmânia, Cambodja e Laos, também apresentam taxas de infeção relativamente baixas. Além disso, no Cambodja e no Laos não houve mortes associadas ao coronavírus.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, um especialista da Universidade Chulalongkorn, em Banguecoque, estudou um surto de coronavírus numa das regiões da Tailândia e descobriu que mais de 90% dos infetados não apresentavam sintomas da doença. O especialista sugere que o sistema imunológico da população local possa estar melhor preparado para combater o coronavírus.

As medidas restritivas impostas pelas autoridades tailandesas também foram bastante eficazes. Quase imediatamente após ser registado o primeiro caso de infeção, foi introduzido o uso de máscaras. A quarentena foi decretada em 24 de março e os cidadãos adotaram uma abordagem muito responsável em relação às medidas de segurança impostas pelo Governo local.

Em junho, a vida normal começou a regressar à Tailândia. O levantamento da quarentena em quatro etapas durou 33 dias. No início de julho, o país pôde comemorar o Ano Novo tailandês, cancelado em abril devido à crise da saúde.

A nível económico, a Tailândia, que é altamente dependente de exportações e turismo, está numa situação bastante difícil. Em março, o Governo local decidiu conceder um subsídio mensal por três meses aos cidadãos cuja renda tinha diminuído significativamente devido à pandemia. O auxílio foi solicitado por 29 milhões de pessoas.

O FMI prevê que a economia tailandesa contrairá pelo menos 6,5% do PIB este ano, enquanto o Banco Central do país prevê que o PIB sofrerá uma queda recorde de 8,1%. O Banco Mundial estima que, em 2020, mais de 8 milhões de cidadãos possam perder o emprego e mais da metade dos hotéis do país deverá fechar.

A moeda nacional, o baht, caiu 2,6% em relação ao dólar durante as três semanas de julho e tornou-se uma das moedas asiáticas mais baratas.

Por esses motivos, de acordo com a Bloomberg, as autoridades do país aprovaram um pacote de estímulo de cerca de 60 mil milhões de dólares, com o objetivo de mitigar as consequências econômicas negativas da pandemia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Quase imediatamente após ser registado o primeiro caso de infeção, foi introduzido o uso de máscaras”.
    Não seguiram as indicações mas sim contrariaram as indicações da OMS.
    Nessa altura a OMS dizia que as mascaras apenas deveriam ser usadas pelos profissionais de saúde.

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …