O ministro do Turismo cubano foi este sábado designado como primeiro-ministro, cargo extinto em 1976 e recuperado na nova Constituição aprovada em abril.
Manuel Marrero, 56 anos, foi nomeado pelo parlamento sob proposta do Presidente de Cuba, Miguel-Díaz Canel, que foi aprovada por unanimidade pelos deputados.
Na mesma sessão parlamentar será designado um vice-primeiro-ministro e conhecida a composição completa do novo Governo. Marrero, o primeiro chefe do Governo de Cuba após um hiato de 43 anos, foi ministro do Turismo durante 16 anos, tendo sido responsável por um dos setores mais importantes da economia do país.
O jornal estatal cubano Granma descreve Marrero como um político que emergiu “da base” da indústria do Turismo.
O cargo de primeiro-ministro foi assegurado pelo líder histórico Fidel Castro entre 1959 e 1976. Neste último ano, a Constituição elevou Fidel Castro a Presidente de Cuba, eliminado o cargo de primeiro-ministro.
Alguns críticos citados pela emissora cosmética BBC dão conta que estas mudanças são puramente cosméticas, uma vez que o Partido Comunista Cubano e os militares continuam a ser as duas instituições com poder e influência nas tomas de decisão do país.
ZAP // Lusa