Os cubanos vão finalmente ter acesso a toda a Internet nos telemóveis (mas não deverão conseguir pagá-la)

Cuba acaba de anunciar que os seus cidadãos vão ter acesso total à Internet nos telemóveis a partir de quinta-feira, sendo este um dos últimos países do mundo a disponibilizar este serviço.

Cuba vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira, acesso total à Internet nos telemóveis  para todos os cidadãos. Este país é um dos últimos do mundo a disponibilizar este serviço.

A presidente do monopólio estatal de telecomunicações cubano, Mayra Arevich, disse esta terça-feira que os cubanos podem começar a adquirir o serviço 3G pela primeira vez. Até agora, o acesso era muito restrito: os cubanos apenas tinham acesso a contas de e-mail estatais nos seus telefones.

A ilha tem uma das menores taxas de uso da Internet do mundo, mas está a evoluir nesse capítulo desde a melhoria nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, iniciada em 2014 pelo presidente democrata Barack Obama, e pelo restabelecimento das relações diplomáticas em 2015.

Em 2016, só 25% da população tinha acesso à Internet segundo a Amnistia Internacional. Além disso, destes, apenas 5% das habitações tinham acesso à banda larga.

Segundo o Público, o serviço de acesso à Internet vai ser disponibilizado exclusivamente pela empresa estatal que detém o monopólio das telecomunicações, ETECSA.

Os preços da subscrição variam entre os 6,18 euros para acesso a 600 MB, 8,83 euros para 100 MB (sem pacote de dados) e 26,5 euros para acesso a 4 GB de Internet, adianta a Reuters.

A verdade é que estes preços estão acima das possibilidades permitidas pela média de rendimentos dos cubanos. Por esse motivo, estima-se que, embora metade dos 11,2 milhões de habitantes tenha telemóvel, a maioria não deverá conseguir pagar pelo acesso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …

Aprovado projeto contra sacos e cuvetes de plástico para pão, fruta e legumes

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio. O projeto …

BE diz que investimento nos serviços públicos não compensou "deterioração"

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) …

Israel. Ministro da Educação acredita na reorientação sexual e diz já a ter aplicado a um aluno

O ministro da Educação israelita e líder de um partido de extrema-direita, Rafi Peretz, afirmou na semana passada que a reorientação sexual é possível, acrescentando que "tem um conhecimento profundo sobre a área" e ele próprio …

Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo. Em comunicado …

El Chapo condenado a prisão perpétua

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos. A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, …

Escritor líbano-francês Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019

O jornalista e escritor líbano-francês Amin Maalouf é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, anunciou a fundação, que vai também premiar a Associação de Apoio à Vitima, um …

Câmara de Viana do Castelo admite retirar à força últimos moradores do prédio Coutinho

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu esta quarta-feira que os últimos nove moradores do prédio Coutinho poderão ser retirados “coercivamente”, considerando que são “ocupantes ilegais”. "Tomaremos todas as decisões que …