//

Os cubanos vão finalmente ter acesso a toda a Internet nos telemóveis (mas não deverão conseguir pagá-la)

Cuba acaba de anunciar que os seus cidadãos vão ter acesso total à Internet nos telemóveis a partir de quinta-feira, sendo este um dos últimos países do mundo a disponibilizar este serviço.

Cuba vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira, acesso total à Internet nos telemóveis  para todos os cidadãos. Este país é um dos últimos do mundo a disponibilizar este serviço.

A presidente do monopólio estatal de telecomunicações cubano, Mayra Arevich, disse esta terça-feira que os cubanos podem começar a adquirir o serviço 3G pela primeira vez. Até agora, o acesso era muito restrito: os cubanos apenas tinham acesso a contas de e-mail estatais nos seus telefones.

A ilha tem uma das menores taxas de uso da Internet do mundo, mas está a evoluir nesse capítulo desde a melhoria nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, iniciada em 2014 pelo presidente democrata Barack Obama, e pelo restabelecimento das relações diplomáticas em 2015.

Em 2016, só 25% da população tinha acesso à Internet segundo a Amnistia Internacional. Além disso, destes, apenas 5% das habitações tinham acesso à banda larga.

Segundo o Público, o serviço de acesso à Internet vai ser disponibilizado exclusivamente pela empresa estatal que detém o monopólio das telecomunicações, ETECSA.

Os preços da subscrição variam entre os 6,18 euros para acesso a 600 MB, 8,83 euros para 100 MB (sem pacote de dados) e 26,5 euros para acesso a 4 GB de Internet, adianta a Reuters.

A verdade é que estes preços estão acima das possibilidades permitidas pela média de rendimentos dos cubanos. Por esse motivo, estima-se que, embora metade dos 11,2 milhões de habitantes tenha telemóvel, a maioria não deverá conseguir pagar pelo acesso.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.