CSKA vs Benfica | Águia cai gelada em Moscovo

Benfica sofreu a quinta derrota noutros tantos jogos no Grupo A da Liga dos Campeões, por 2-0, na visita ao CSKA de Moscovo. Um desfecho que atira as “águias” para fora da Europa e que reflecte o que se passou em campo.

Numa partida sem grande qualidade de parte a parte, o Benfica ainda teve mais bola, rematou, mas a competência ofensiva foi nula e a consistência defensiva muito ténue. E Igor Akinfeev não sofreu golos pela primeira vez em 44 jogos na Liga dos Campeões (do “play-off” em diante).

O Jogo explicado em Números

  • Benfica com um início de jogo interessante, a chegar aos 58% de posse de bola nos primeiros dez minutos, em linha com o que tem acontecido, aliás, na actual participação na Liga dos Campeões. Porém, domínio pouco incisivo, pois não conseguiu nenhum remate nesta fase e o CSKA registou um.
  • Por isso mesmo, o primeiro golo surgiria aos 13 minutos, e para os russos, com Georgiy Schennikov a surgir isolado e a bater Bruno Varela. A resposta do Benfica foi rápida, com Diogo Gonçalves a amortecer de cabeça para Jonas e este, na pequena área, a emendar… para fora. Ocasião flagrante desperdiçada, com impacto no rating do brasileiro.
  • Partida relativamente equilibrada nos primeiros 20 minutos, com posse repartida, CSKA apenas com um remate mais que os “encarnados” (2-1), mas a enquadrar um e a aproveitar uma ocasião flagrante, algo que o Benfica não conseguiu.
  • Jogos pobres de Pizzi e Jonas por volta da meia-hora. O médio não passava de um rating de 4.8, sobretudo devido às nove perdas de bola, e Jonas registava 4.0, muito pelo golo que falhou em ocasião flagrante.
  • O Benfica não abrandou na procura pelo golo e chegava com a bola ao último terço da partida, mas sem linhas de passe, pelos poucos jogadores para fornecer essas linhas na área e consequente facilidade russa em tapar buracos. Perto do descanso os portugueses registavam apenas três passes para finalização.
  • O Benfica chegou ao intervalo a perder por 1-0, um resultado que se ajustava ao perigo que ambas as equipas criaram. As “águias” até registavam mais posse (56%), e três remates (contra seis), mas só enquadraram um e desperdiçaram uma ocasião flagrante.
  • O melhor em campo ao intervalo da partida era o autor do golo, Schennikov, com um GoalPoint Rating de 6.7. O russo fez só um remate, mas foi o suficiente, e registou também três intercepções.
  • Os “encarnados” entraram melhor no segundo tempo, com 59% de posse, algumas boas jogadas e três remates contra nenhum dos russos, um deles enquadrado. Mas na primeira vez que o CSKA desceu com verdadeiro perigo, aos 56 minutos, acabou por marcar. Vitinho recebeu na área, fugiu a Jardel, rematou, a bola desviou no brasileiro dos “encarnados”, que fez autogolo.
  • Aos 57 minutos, Rui Vitória lançou Raúl Jiménez para o lugar de Filipe Augusto. O brasileiro não fez um jogo por aí além, mas quando saiu era o melhor do Benfica, com dois passes para finalização, sucesso em três de quatro tentativas de drible e um rating de 5.8.
  • As estatísticas de jogo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo eram: Benfica com 58% de posse, quatro remates (três de fora da área), dois enquadrados, contra dois disparos do CSKA (ambos sem direcção), 56% de duelos ganhos.
  • Aos poucos o Benfica pareceu assumir a sua impotência para mudar o rumo dos acontecimentos. Pouca profundidade e ideias expressa, nos primeiros 30 minutos do segundo tempo, em 56% de posse de bola, nove remates, quatro enquadrados, mas apenas uma ocasião flagrante desperdiçada e somente 16 interacções com bola na grande área contrária em toda a partida. Muito pouco.

O Homem do Jogo

Num jogo pobre do lado benfiquista, tinha de ser um jogador do CSKA a ganhar a distinção de MVP da partida. Não foi o autor do golo, mas sim o dono da assistência para o 1-0, Bibras Natcho.

O médio israelita não só presenteou Schennikov com a entrega para o seu golo, como terminou com três passes para finalização, oito duelos ganhos em 13, dez recuperações de posse e cinco desarmes – um GoalPoint Rating bem interessante de 7.3.

Jogadores em foco

  • V. Berezutski 6.9 – Uma parede. O central russo atacou (dois remates, desenquadrados), mas foi na defesa que não deu hipóteses, com três intercepções, oito alívios e 16 recuperações de posse, o máximo da partida.
  • Salvio 6.5 – O melhor do Benfica, de longe. O argentino fez três remates, tentou dez vezes o drible, com eficácia em nove (máximo da jornada até ao momento), ganhou 14 de 23 duelos e registou ainda três desarmes.
  • A. Almeida 5.8 – O segundo melhor dos “encarnados”. O lateral fez um dos remates mais perigosos do Benfica, fez seis cruzamentos, um eficaz, interagiu com a bola 101 vezes, só atrás das 113 de Pizzi, e ganhou seis de sete duelos.
  • Pizzi 5.2 – Jogo estranho do médio. Pizzi foi quem teve mais bola (113 toques), colocou 12 vezes a bola na área contrária (o dobro dos segundos melhores), foi quem acertou mais passes (80), mas para além de um passe para finalização, pouco ou nada fez ofensivamente.
  • Jonas 4.2 – Jogo para esquecer de Jonas. O brasileiro rematou três vezes, apenas uma esquadrada, falhou uma ocasião flagrante e andou errante pelo campo, desamparado e só entre os defesas do CSKA.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma participação para esquecer num grupo onde apenas o Manchester United seria, em tese, claramente superior. Falta entendimento para um tamanho desaire: 5 jogos, 5 derrotas e apenas 1 golo marcado. Devem ter sido batidos todos os recordes negativos.

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …