/

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

Paul Ellis / EPA

Ivan Perisic, da seleção da Croácia, e Vladimir Coufal, da República Checa

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de final.

O terceiro golo na prova de Patrik Schick, aos 37 minutos, de penálti, deu vantagem aos checos, que, depois do 2-0 à Escócia, qualificavam-se vencendo, enquanto Ivan Perisic apontou, aos 47, o tento dos croatas, derrotados pela Inglaterra (0-1) na estreia.

Na classificação, os checos passam a somar quatro pontos, contra três da Inglaterra, um da Croácia e nenhum da Escócia, com ingleses e escoceses a defrontarem-se ainda hoje, pelas 20:00, em Wembley, no fecho da segunda ronda do agrupamento.

Nulo desbloqueado pelo cotovelo de Lovren

O equilíbrio reinou nos primeiros 45 minutos, ainda que com ligeira ascendência dos checos, como atestam os seis remates contra quatro dos croatas, mas também as acções na área e meio-campo adversário (nove para cinco e seis para cinco) e a posse de bola (52% para 48%).

Acabou por ser a cotovelada de Lovren em Schick a desbloquear o 0-0 que teimava em persistir até aos 37 minutos, com o avançado checo a transformar em golo o penálti correspondente e a isolar-se como melhor marcador do Europeu: três golos em dois jogos.

A segunda parte foi em tudo semelhante à primeira, embora beneficiando o lado oposto. A Croácia marcou, logo após o intervalo, e foi a equipa que registou alguma superioridade neste período: sete remates contra cinco, três acções defensivas no meio-campo adversário contra duas dos checos e 52% de posse de bola.

Melhor em Campo

No momento em que o seu país mais precisava, Perisic não falhou e marcou um golaço que mantém a esperança do apuramento para a Croácia – o seu 29º tento na selecção, que o torna o terceiro melhor marcador de sempre da equipa, em igualdade com Eduardo da Silva e só atrás de Mandzukic (33) e Suker (45), e segundo com mais golos em fases finais a par de Manzdukic, com oito (Suker tem nove).

As oito acções com bola na área contrária e as seis conduções aproximativas (dois máximos) ajudam a explicar o GoalPoint Rating de 6.6.

Destaques da Croácia

Gvardiol 6.5 – O lateral-esquerdo de apenas 19 anos destacou-se pelas acções ofensivas, com dois passes para finalização e três conduções aproximativas, mas também correspondeu em termos defensivos: quatro intercepções e oito bloqueios de passe/cruzamento.

Modric 6.0 – O patrão do meio-campo croata esteve menos brilhante do que é habitual, mas ainda assim causou perigo na área checa com dois passes para finalização, destacando-se ainda na vertente defensiva com quatro recuperações de posse.

Lovren 4.4 – A estrear-se em Europeus, apesar de ser dos mais cotados e titulados em campo, evidenciou-se pelas 11 recuperações de posse e os três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro… mas borrou a pintura no outro, cometendo um penalty totalmente desnecessário.

Destaques da República Checa

Coufal 6.2 – O lateral-direito do West Ham mostrou que a belíssima época de estreia em Inglaterra não foi obra do acaso, somando dois passes para finalização, seis passes valiosos e nove recuperações de posse, além de quatro acções defensivas no meio-campo contrário e seis desarmes.

Soucek 6.2 – O médio que também actua no West Ham deu nas vistas com três remates e uma eficácia de passe de 93% (50 passes certeiros em 54 tentativas), bem como pelas três conduções aproximativas à baliza adversária.

Schick 5.5 – O mais rematador do jogo (quatro, embora três deles tenham sido desenquadrados com a baliza contrária) e também de todo o Europeu (dez, a par do italiano Immobile) é igualmente o melhor marcador da prova: já lá vão três golos em dois jogos.

Resumo

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.