Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

Paul Ellis / EPA

Ivan Perisic, da seleção da Croácia, e Vladimir Coufal, da República Checa

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de final.

O terceiro golo na prova de Patrik Schick, aos 37 minutos, de penálti, deu vantagem aos checos, que, depois do 2-0 à Escócia, qualificavam-se vencendo, enquanto Ivan Perisic apontou, aos 47, o tento dos croatas, derrotados pela Inglaterra (0-1) na estreia.

Na classificação, os checos passam a somar quatro pontos, contra três da Inglaterra, um da Croácia e nenhum da Escócia, com ingleses e escoceses a defrontarem-se ainda hoje, pelas 20:00, em Wembley, no fecho da segunda ronda do agrupamento.



Nulo desbloqueado pelo cotovelo de Lovren

O equilíbrio reinou nos primeiros 45 minutos, ainda que com ligeira ascendência dos checos, como atestam os seis remates contra quatro dos croatas, mas também as acções na área e meio-campo adversário (nove para cinco e seis para cinco) e a posse de bola (52% para 48%).

Acabou por ser a cotovelada de Lovren em Schick a desbloquear o 0-0 que teimava em persistir até aos 37 minutos, com o avançado checo a transformar em golo o penálti correspondente e a isolar-se como melhor marcador do Europeu: três golos em dois jogos.

A segunda parte foi em tudo semelhante à primeira, embora beneficiando o lado oposto. A Croácia marcou, logo após o intervalo, e foi a equipa que registou alguma superioridade neste período: sete remates contra cinco, três acções defensivas no meio-campo adversário contra duas dos checos e 52% de posse de bola.

Melhor em Campo

No momento em que o seu país mais precisava, Perisic não falhou e marcou um golaço que mantém a esperança do apuramento para a Croácia – o seu 29º tento na selecção, que o torna o terceiro melhor marcador de sempre da equipa, em igualdade com Eduardo da Silva e só atrás de Mandzukic (33) e Suker (45), e segundo com mais golos em fases finais a par de Manzdukic, com oito (Suker tem nove).

As oito acções com bola na área contrária e as seis conduções aproximativas (dois máximos) ajudam a explicar o GoalPoint Rating de 6.6.

Destaques da Croácia

Gvardiol 6.5 – O lateral-esquerdo de apenas 19 anos destacou-se pelas acções ofensivas, com dois passes para finalização e três conduções aproximativas, mas também correspondeu em termos defensivos: quatro intercepções e oito bloqueios de passe/cruzamento.

Modric 6.0 – O patrão do meio-campo croata esteve menos brilhante do que é habitual, mas ainda assim causou perigo na área checa com dois passes para finalização, destacando-se ainda na vertente defensiva com quatro recuperações de posse.

Lovren 4.4 – A estrear-se em Europeus, apesar de ser dos mais cotados e titulados em campo, evidenciou-se pelas 11 recuperações de posse e os três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro… mas borrou a pintura no outro, cometendo um penalty totalmente desnecessário.

Destaques da República Checa

Coufal 6.2 – O lateral-direito do West Ham mostrou que a belíssima época de estreia em Inglaterra não foi obra do acaso, somando dois passes para finalização, seis passes valiosos e nove recuperações de posse, além de quatro acções defensivas no meio-campo contrário e seis desarmes.

Soucek 6.2 – O médio que também actua no West Ham deu nas vistas com três remates e uma eficácia de passe de 93% (50 passes certeiros em 54 tentativas), bem como pelas três conduções aproximativas à baliza adversária.

Schick 5.5 – O mais rematador do jogo (quatro, embora três deles tenham sido desenquadrados com a baliza contrária) e também de todo o Europeu (dez, a par do italiano Immobile) é igualmente o melhor marcador da prova: já lá vão três golos em dois jogos.

Resumo

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …