“Propaganda norte-coreana”. Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

Mario Cruz / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos de resgates.

Segundo o Diário de Notícias, o vídeo de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo surgiu esta segunda-feira, dia em que a Grécia concretizou a saída do seu terceiro programa de assistência, numa data histórica para o país e para a Zona Euro, que vira a página sobre oito anos de resgates.

Numa mensagem vídeo publicada no Twitter, e também no site do Conselho da União Europeia, o ministro das Finanças português começa por sublinhar que “hoje é um dia especial para a Grécia”, pois chega ao fim “um trajeto longo e sinuoso”.

“Mas isso agora é História. Hoje, o crescimento económico melhorou, estão a ser criados novos postos de trabalho, regista-se um excedente orçamental e comercial, e a economia foi reformada e modernizada”, afirma Centeno, acrescentando ter noção de que “estes benefícios ainda não são sentidos em todos os quadrantes da população”, mas garantindo que, “gradualmente, serão”.

“A Grécia reconquistou o controlo pelo qual lutou. Com controlo, vem a responsabilidade. Os gregos pagaram caro as más políticas do passado, pelo que voltar atrás seria um erro prejudicial”, sublinhou ainda o presidente do Eurogrupo.

A concluir, Centeno lembra que “a Grécia está agora numa posição na qual pode gozar plenamente a pertença à zona euro, sujeita às mesmas regras dos restantes membros da área do euro”. “A Grécia regressou hoje à normalidade. Por isso, bem-vindos de volta”.

https://twitter.com/EUCouncil/status/1031429591078977538

De acordo com o DN, a primeira crítica veio de Yanis Varoufakis, o antigo ministro das Finanças grego, que comparou o discurso de Centeno partilhado na rede social à “propaganda norte-coreana”.

De seguida, foi a vez do deputado socialista João Galamba usar o Twitter para criticar as palavras do ministro das Finanças. “Um vídeo lamentável que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias”.

“As duas faces deste homem: passou três anos a apoucar a saída limpa portuguesa de 2014 – conseguida contra todos os esforços contrários do PS – e agora desfaz-se em palavras doces para um país que sai devorado por problemas após oito anos de bailout.
Há mínimos. Ou deveria haver…”, pode ler-se no Twitter de Miguel Morgado, do PSD.

A juntar-se às críticas está também José Gusmão, dirigente do Bloco de Esquerda, que considera a atitude de Centeno “um vídeo ridículo para quem tem alguma noção do que aconteceu na Grécia, insultuoso para os gregos e esclarecedor para os portugueses”.

“Ainda alguém tem dúvidas sobre se o Governo ganhou um representante no Eurogrupo ou vice-versa?”, questiona ainda na rede social.

Segundo o Observador, as críticas estendem-se a nível internacional. Exemplo disso é o tweet de Patricia Kowsmann, correspondente do Wall Street Journal que já trabalhou em cidades como Lisboa, Londres, Singapura e Washington.

Tanta ironia neste vídeo. O ministro das Finanças de um Governo que criticou ferozmente a troika e denunciou a austeridade, pelo menos no papel, fala agora sobre os benefícios de tudo isso. E de como a Grécia pode inverter a sua marcha”, pode ler-se.

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e último a pedir assistência financeira – e o único “reincidente” -, e a conclusão do seu terceiro programa assinala também o fim do ciclo de resgates a países do euro iniciado em 2010, e que abrangeu também Portugal (2011-2014), Irlanda, Espanha e Chipre.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As “contas” de grande parte dos pais da zona Euro estão “marteladas” por todos os cantos. O dia que alguém pegar uma máquina de calcular e fizer umas “contitas” isto vai haver por resgates e pedidos de resgates por todo canto e esquina!!!
    Infelizmente, Portugal vai estar por ai metido…

  2. Por isso é que votarei PP nas proximas eleicoes. O que é que o Centeno disse de anormal? A Grécia sai do programa de resgate de onde todos assumiram as suas lições (assumpção de que a UE podia ter agido melhor), que a economia grega melhora apesar de ainda muita população nao o sentir, e parabéns Grécia.
    O que é que existe aqui de Coreia de Norte? O que vejo é outra vez os mesmos facistas + o palerma do Rui Rio que nao queriam que a Le Pen viesse falar, a criticarem a livre expressão outra vez.

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …