“Propaganda norte-coreana”. Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

Mario Cruz / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos de resgates.

Segundo o Diário de Notícias, o vídeo de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo surgiu esta segunda-feira, dia em que a Grécia concretizou a saída do seu terceiro programa de assistência, numa data histórica para o país e para a Zona Euro, que vira a página sobre oito anos de resgates.

Numa mensagem vídeo publicada no Twitter, e também no site do Conselho da União Europeia, o ministro das Finanças português começa por sublinhar que “hoje é um dia especial para a Grécia”, pois chega ao fim “um trajeto longo e sinuoso”.

“Mas isso agora é História. Hoje, o crescimento económico melhorou, estão a ser criados novos postos de trabalho, regista-se um excedente orçamental e comercial, e a economia foi reformada e modernizada”, afirma Centeno, acrescentando ter noção de que “estes benefícios ainda não são sentidos em todos os quadrantes da população”, mas garantindo que, “gradualmente, serão”.

“A Grécia reconquistou o controlo pelo qual lutou. Com controlo, vem a responsabilidade. Os gregos pagaram caro as más políticas do passado, pelo que voltar atrás seria um erro prejudicial”, sublinhou ainda o presidente do Eurogrupo.

A concluir, Centeno lembra que “a Grécia está agora numa posição na qual pode gozar plenamente a pertença à zona euro, sujeita às mesmas regras dos restantes membros da área do euro”. “A Grécia regressou hoje à normalidade. Por isso, bem-vindos de volta”.

https://twitter.com/EUCouncil/status/1031429591078977538

De acordo com o DN, a primeira crítica veio de Yanis Varoufakis, o antigo ministro das Finanças grego, que comparou o discurso de Centeno partilhado na rede social à “propaganda norte-coreana”.

De seguida, foi a vez do deputado socialista João Galamba usar o Twitter para criticar as palavras do ministro das Finanças. “Um vídeo lamentável que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias”.

“As duas faces deste homem: passou três anos a apoucar a saída limpa portuguesa de 2014 – conseguida contra todos os esforços contrários do PS – e agora desfaz-se em palavras doces para um país que sai devorado por problemas após oito anos de bailout.
Há mínimos. Ou deveria haver…”, pode ler-se no Twitter de Miguel Morgado, do PSD.

A juntar-se às críticas está também José Gusmão, dirigente do Bloco de Esquerda, que considera a atitude de Centeno “um vídeo ridículo para quem tem alguma noção do que aconteceu na Grécia, insultuoso para os gregos e esclarecedor para os portugueses”.

“Ainda alguém tem dúvidas sobre se o Governo ganhou um representante no Eurogrupo ou vice-versa?”, questiona ainda na rede social.

Segundo o Observador, as críticas estendem-se a nível internacional. Exemplo disso é o tweet de Patricia Kowsmann, correspondente do Wall Street Journal que já trabalhou em cidades como Lisboa, Londres, Singapura e Washington.

Tanta ironia neste vídeo. O ministro das Finanças de um Governo que criticou ferozmente a troika e denunciou a austeridade, pelo menos no papel, fala agora sobre os benefícios de tudo isso. E de como a Grécia pode inverter a sua marcha”, pode ler-se.

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e último a pedir assistência financeira – e o único “reincidente” -, e a conclusão do seu terceiro programa assinala também o fim do ciclo de resgates a países do euro iniciado em 2010, e que abrangeu também Portugal (2011-2014), Irlanda, Espanha e Chipre.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As “contas” de grande parte dos pais da zona Euro estão “marteladas” por todos os cantos. O dia que alguém pegar uma máquina de calcular e fizer umas “contitas” isto vai haver por resgates e pedidos de resgates por todo canto e esquina!!!
    Infelizmente, Portugal vai estar por ai metido…

  2. Por isso é que votarei PP nas proximas eleicoes. O que é que o Centeno disse de anormal? A Grécia sai do programa de resgate de onde todos assumiram as suas lições (assumpção de que a UE podia ter agido melhor), que a economia grega melhora apesar de ainda muita população nao o sentir, e parabéns Grécia.
    O que é que existe aqui de Coreia de Norte? O que vejo é outra vez os mesmos facistas + o palerma do Rui Rio que nao queriam que a Le Pen viesse falar, a criticarem a livre expressão outra vez.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …