As críticas à arbitragem “vergonhosa” do Benfica-Vizela (que chegam dos dois lados)

3

Miguel A. Lopes / Lusa

A arbitragem de Fábio Veríssimo no Benfica-Vizela foi altamente contestada por ambas as partes. Especialistas consideram que o penálti da vitória foi bem assinalado.

Na receção ao Vizela, no jogo de abertura da quinta jornada da Liga bwin, os ‘encarnados’ atacaram muito, dominaram, pressionaram, mas perderam-se na ‘floresta’ de jogadores visitantes, que se fecharam a sete chaves no último terço e tornaram quase impossível a tarefa ofensiva dos homens da casa.

A instantes do cair do pano, a partida continuava empatada a uma bola. Nos descontos, o Benfica reclamou uma grande penalidade, mas o árbitro considerou simulação de Gonçalo Ramos e expulsou o atacante benfiquista com segundo amarelo.

E no último lance dos descontos, o 2-1. Rafa rematou, a bola vai ao braço de Diego Rosa e o árbitro assinalou penálti. Na conversão, João Mário não vacilou, tirou a camisola nos festejos e foi expulso.

Após o apito final, ninguém parecia satisfeito com a arbitragem de Fábio Veríssimo. Na conferência de imprensa que se seguiu, e também nas redes sociais, as críticas surgiam dos dois lados. Não havia inocentes e todos se diziam prejudicados pelas ações alegadamente incorretas da equipa de arbitragem.

O lance da expulsão de Gonçalo Ramos foi o ponto de foco do treinador benfiquista, Roger Schmidt.

“Quase no final, há a decisão inaceitável do árbitro ao expulsar o Gonçalo Ramos e ao não assinalar penálti. Não entendo por que razão não foi verificar o lance ao monitor. Foi difícil, mas conseguimos”, atirou o técnico alemão.

“O primeiro lance do Gonçalo Ramos é uma piada. Foi muito claro. Não precisas do VAR, é penálti 100%. Não consigo entender, o árbitro não ter ido ao VAR. Foi um toque claro, de propósito. O primeiro cartão também não era amarelo. Tornou tudo mais complicado. Já no segundo golo, podes dar o penálti. É 50-50″, acrescentou.

“Sentimo-nos muito pequenos”

Por sua vez, o treinador do Vizela, Álvaro Pacheco, tem uma ótica diferente dos acontecimentos do jogo.

“O segundo golo acontece depois de chegarmos aos 90+12 minutos, depois do período de descontos dado pelo árbitro. O golo surge de um penálti inexistente e perdermos com um erro claro do árbitro, mais culpa tem o VAR, que devia ter ajudado o árbitro. Quem está na Cidade do Futebol tinha de ver isso e alertar o Fábio [Veríssimo]”, retaliou o treinador do emblema minhoto.

“Olhando à prestação, tivemos um desempenho fantástico. Tínhamos de ter coragem. O jogo foi fantástico, emotivo, intenso, rápido. Acabámos por perder com um penálti inexistente. Sentimo-nos muito pequenos. Saio daqui muito pequenino”, disse ainda.

Apesar de tudo, Álvaro Pacheco mostrou-se agradado com a prestação da equipa e até deu os parabéns ao Benfica pela vitória.

“Quero dar os parabéns ao Benfica, que ganhou no final e merece o máximo de respeito”, assumiu o técnico de 51 anos.

“Quantas vezes vemos isto acontecer nesta Liga?”

O canal desportivo britânico BT Sport estava a transmitir o jogo entre Estoril e Sporting, quando o relatador interrompeu para comentar sobre o resultado do jogo entre o Benfica e o Vizela.

“E o Benfica ganhou hoje com um penálti… Esperem… Aos 102 minutos! [risos] Quantas vezes vemos isto acontecer nesta Liga? [risos]”, perguntou o comentador inglês.

Nas redes sociais, vários foram os utilizadores que falaram numa arbitragem “vergonhosa”.

Apesar do coro de críticas a Fábio Veríssimo, os especialistas de arbitragem do jornal Record, Jorge Faustino e Marco Ferreira, consideram que, apesar de alguns erros, o árbitro do Benfica-Vizela não interferiu no resultado do jogo.

“Num jogo exigente e de resultado incerto, acabou por decidir tecnicamente quase sempre bem. Cometeu vários erros disciplinares, mas sem impacto na definição do vencedor”, disse Faustino.

“Tentou adotar critérios largos mas acabou cometendo alguns erros de análise, puniu mal uma simulação inexistente errando na expulsão. Decidiu bem no penálti e nos restantes lances nas áreas. Bem auxiliado”, avaliou, por sua vez, o ex-árbitro Marco Ferreira.

Ambos os especialistas dizem ainda que o lance que levou à expulsão de Gonçalo Ramos não foi penálti, mas também não foi simulação.

Quanto ao penálti que deu a vitória ao Benfica, Jorge Faustino e Marco Ferreira consideram que foi bem assinalado.

“Diogo Rosa, ao tentar intercetar o remate de Rafa, esticou a perna e rodou abrindo o braço num gesto que se aceita como volumetria não natural. Mesmo que com ligeiro desvio nas costas, aceita-se o penálti”, explicou Jorge Faustino.

“Lance na área do Vizela com Rafa a rematar, Diogo Rosa ao fazer a rotação e ao abrir o braço direito, interceta a bola numa posição anormal. Penálti bem assinalado e amarelo bem exibido”, disse também Marco Ferreira.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. j. Galvao , o Fofinho do arbitro nao gostou que lhe virasse as costa e apitou, o tempo ja se tinha esgotado mas o Benfica ainda nao estava a ganhar, o desporto fica prejudicado e o antigo campeão nao precisava nada disto, agora vamos ter que aturar os comentadores.

  2. /No fim os vermelhos ainda se vão queixar dos árbitros. Uma bola que bate nas costas, ressalta para o cotovelo num gajo que está de costas aos 90+12, dá para rir.
    Para juntar à risota as visões avermelhadas do Faustino e do Ferreira , que quase nunca se entendem.
    O entendimento perfeito com acompanhamento à viola dum tal Veríssimo.
    Brilhante!!!

    • 90-12 foi quando o penalti foi executado. O penalti aconteceu 4 minutos antes.
      Além de que com a expulsão e substituições após os 90 minutos, é sempre necessário dar descontos sobre descontos ( os tais 8 minutos quando ocorreu o segundo penalti.

      Seja como for, analisando friamente ( as palavras do treinador do Benfica) são as melhores, e percebem-se bem. O primeiro penalti não assinalado é 100% penalti, pois o defesa já no chão faz falta.
      Por isso caldinhos!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.