Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem – pelo menos – 14 reivindicações a fazer.

Em declarações ao jornal Público, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, que foi eleita pelo PAN nas eleições legislativas de 2019 e que abandonou o partido em junho, disse que tem estado em contacto com o Governo socialista para fazer chegar as suas propostas.

Cristina Rodrigues anunciou na segunda-feira a sua abstenção que vai permitir que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) passe – ainda que com margem mínima.

Ainda que garanta que a sua abstenção não implicou exigências, Cristina Rodrigues já apresentou 14 propostas de alteração e conta entregar ainda mais. “Já fiz chegar algumas propostas e aguardo agora resposta por parte do Governo”, disse.

A deputada sublinha que não pretende impor as suas propostas, mas ressalva que fez questão de “dar indicação da importância [das medidas]” nas conversas que tem tido com o Governo. “Não tenho imposições, mas tenho propostas que gostava muito que fossem aprovadas”, explicou.

Entre as medidas que gostaria de ver no OE2021 estão a criação de casas de parto – um “prática comum no Reino Unido e que ganhou uma especial relevância no âmbito da pandemia por se mostrar ser um local mais seguro para as famílias” – e mais apoios para animais não-domésticos.

Cristina Rodrigues gostaria ainda de ver a criação de um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de implementar um projeto-piloto de rendimento básico incondicional.

Além disso, a deputada pede mais apoios para o setor da Cultura e diz que o que está previsto “não é suficiente”.

Em declarações ao jornal ECO, Cristina Rodrigues garantiu que, apesar de o seu sentido de voto ser o mesmo que o PAN, não foi condicionada por isso. “A decisão sobre o meu voto não foi tomada com base na decisão de qualquer outro partido ou deputado“, assegurou.

O debate do OE2021está agendado para terça-feira e quarta-feira no Parlamento, sendo votado, na generalidade, no último dia, 28 de outubro, com aprovação já garantida. Vão votar contra o PSD (79 deputados), o CDS-PP (5), o Chega (1), o Iniciativa Liberal (1) e o Bloco de Esquerda (19), perfazendo um total de 105 deputados. Já a favor estarão os 108 deputados socialistas. Do lado da abstenção, há o PCP (10), o PAN (3), o PEV (2) e as deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É pena não ter percebido que só foi eleita por estar na lista do PAN. Ninguém conhece Cristina Rodrigues nem ninguém a elegeu enquanto tal. Ter mantido o mandato foi um acto de desonestidade, mas isso para quem anda na política não tem nada de mal…

  2. Eh pá… Vocês também não podem ver uma “gaja” de banho tomado e cabelo penteado que ficam logo todos doidos. Isso já é resultado de todo este confinamento?!

RESPONDER

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …