Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem – pelo menos – 14 reivindicações a fazer.

Em declarações ao jornal Público, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, que foi eleita pelo PAN nas eleições legislativas de 2019 e que abandonou o partido em junho, disse que tem estado em contacto com o Governo socialista para fazer chegar as suas propostas.

Cristina Rodrigues anunciou na segunda-feira a sua abstenção que vai permitir que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) passe – ainda que com margem mínima.



Ainda que garanta que a sua abstenção não implicou exigências, Cristina Rodrigues já apresentou 14 propostas de alteração e conta entregar ainda mais. “Já fiz chegar algumas propostas e aguardo agora resposta por parte do Governo”, disse.

A deputada sublinha que não pretende impor as suas propostas, mas ressalva que fez questão de “dar indicação da importância [das medidas]” nas conversas que tem tido com o Governo. “Não tenho imposições, mas tenho propostas que gostava muito que fossem aprovadas”, explicou.

Entre as medidas que gostaria de ver no OE2021 estão a criação de casas de parto – um “prática comum no Reino Unido e que ganhou uma especial relevância no âmbito da pandemia por se mostrar ser um local mais seguro para as famílias” – e mais apoios para animais não-domésticos.

Cristina Rodrigues gostaria ainda de ver a criação de um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de implementar um projeto-piloto de rendimento básico incondicional.

Além disso, a deputada pede mais apoios para o setor da Cultura e diz que o que está previsto “não é suficiente”.

Em declarações ao jornal ECO, Cristina Rodrigues garantiu que, apesar de o seu sentido de voto ser o mesmo que o PAN, não foi condicionada por isso. “A decisão sobre o meu voto não foi tomada com base na decisão de qualquer outro partido ou deputado“, assegurou.

O debate do OE2021está agendado para terça-feira e quarta-feira no Parlamento, sendo votado, na generalidade, no último dia, 28 de outubro, com aprovação já garantida. Vão votar contra o PSD (79 deputados), o CDS-PP (5), o Chega (1), o Iniciativa Liberal (1) e o Bloco de Esquerda (19), perfazendo um total de 105 deputados. Já a favor estarão os 108 deputados socialistas. Do lado da abstenção, há o PCP (10), o PAN (3), o PEV (2) e as deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É pena não ter percebido que só foi eleita por estar na lista do PAN. Ninguém conhece Cristina Rodrigues nem ninguém a elegeu enquanto tal. Ter mantido o mandato foi um acto de desonestidade, mas isso para quem anda na política não tem nada de mal…

  2. Eh pá… Vocês também não podem ver uma “gaja” de banho tomado e cabelo penteado que ficam logo todos doidos. Isso já é resultado de todo este confinamento?!

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …