Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem – pelo menos – 14 reivindicações a fazer.

Em declarações ao jornal Público, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, que foi eleita pelo PAN nas eleições legislativas de 2019 e que abandonou o partido em junho, disse que tem estado em contacto com o Governo socialista para fazer chegar as suas propostas.

Cristina Rodrigues anunciou na segunda-feira a sua abstenção que vai permitir que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) passe – ainda que com margem mínima.

Ainda que garanta que a sua abstenção não implicou exigências, Cristina Rodrigues já apresentou 14 propostas de alteração e conta entregar ainda mais. “Já fiz chegar algumas propostas e aguardo agora resposta por parte do Governo”, disse.

A deputada sublinha que não pretende impor as suas propostas, mas ressalva que fez questão de “dar indicação da importância [das medidas]” nas conversas que tem tido com o Governo. “Não tenho imposições, mas tenho propostas que gostava muito que fossem aprovadas”, explicou.

Entre as medidas que gostaria de ver no OE2021 estão a criação de casas de parto – um “prática comum no Reino Unido e que ganhou uma especial relevância no âmbito da pandemia por se mostrar ser um local mais seguro para as famílias” – e mais apoios para animais não-domésticos.

Cristina Rodrigues gostaria ainda de ver a criação de um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de implementar um projeto-piloto de rendimento básico incondicional.

Além disso, a deputada pede mais apoios para o setor da Cultura e diz que o que está previsto “não é suficiente”.

Em declarações ao jornal ECO, Cristina Rodrigues garantiu que, apesar de o seu sentido de voto ser o mesmo que o PAN, não foi condicionada por isso. “A decisão sobre o meu voto não foi tomada com base na decisão de qualquer outro partido ou deputado“, assegurou.

O debate do OE2021está agendado para terça-feira e quarta-feira no Parlamento, sendo votado, na generalidade, no último dia, 28 de outubro, com aprovação já garantida. Vão votar contra o PSD (79 deputados), o CDS-PP (5), o Chega (1), o Iniciativa Liberal (1) e o Bloco de Esquerda (19), perfazendo um total de 105 deputados. Já a favor estarão os 108 deputados socialistas. Do lado da abstenção, há o PCP (10), o PAN (3), o PEV (2) e as deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É pena não ter percebido que só foi eleita por estar na lista do PAN. Ninguém conhece Cristina Rodrigues nem ninguém a elegeu enquanto tal. Ter mantido o mandato foi um acto de desonestidade, mas isso para quem anda na política não tem nada de mal…

  2. Eh pá… Vocês também não podem ver uma “gaja” de banho tomado e cabelo penteado que ficam logo todos doidos. Isso já é resultado de todo este confinamento?!

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …