/

Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

7

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem – pelo menos – 14 reivindicações a fazer.

Em declarações ao jornal Público, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, que foi eleita pelo PAN nas eleições legislativas de 2019 e que abandonou o partido em junho, disse que tem estado em contacto com o Governo socialista para fazer chegar as suas propostas.

Cristina Rodrigues anunciou na segunda-feira a sua abstenção que vai permitir que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) passe – ainda que com margem mínima.

Ainda que garanta que a sua abstenção não implicou exigências, Cristina Rodrigues já apresentou 14 propostas de alteração e conta entregar ainda mais. “Já fiz chegar algumas propostas e aguardo agora resposta por parte do Governo”, disse.

A deputada sublinha que não pretende impor as suas propostas, mas ressalva que fez questão de “dar indicação da importância [das medidas]” nas conversas que tem tido com o Governo. “Não tenho imposições, mas tenho propostas que gostava muito que fossem aprovadas”, explicou.

Entre as medidas que gostaria de ver no OE2021 estão a criação de casas de parto – um “prática comum no Reino Unido e que ganhou uma especial relevância no âmbito da pandemia por se mostrar ser um local mais seguro para as famílias” – e mais apoios para animais não-domésticos.

Cristina Rodrigues gostaria ainda de ver a criação de um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de implementar um projeto-piloto de rendimento básico incondicional.

Além disso, a deputada pede mais apoios para o setor da Cultura e diz que o que está previsto “não é suficiente”.

Em declarações ao jornal ECO, Cristina Rodrigues garantiu que, apesar de o seu sentido de voto ser o mesmo que o PAN, não foi condicionada por isso. “A decisão sobre o meu voto não foi tomada com base na decisão de qualquer outro partido ou deputado“, assegurou.

O debate do OE2021está agendado para terça-feira e quarta-feira no Parlamento, sendo votado, na generalidade, no último dia, 28 de outubro, com aprovação já garantida. Vão votar contra o PSD (79 deputados), o CDS-PP (5), o Chega (1), o Iniciativa Liberal (1) e o Bloco de Esquerda (19), perfazendo um total de 105 deputados. Já a favor estarão os 108 deputados socialistas. Do lado da abstenção, há o PCP (10), o PAN (3), o PEV (2) e as deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. É pena não ter percebido que só foi eleita por estar na lista do PAN. Ninguém conhece Cristina Rodrigues nem ninguém a elegeu enquanto tal. Ter mantido o mandato foi um acto de desonestidade, mas isso para quem anda na política não tem nada de mal…

  2. Eh pá… Vocês também não podem ver uma “gaja” de banho tomado e cabelo penteado que ficam logo todos doidos. Isso já é resultado de todo este confinamento?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.