Cristina Kirchner livra-se de dois processos após ser eleita vice-Presidente

José Cruz / Agência Brasil

Cristina Kirchner

A justiça argentina cancelou duas acusações e confirmou uma terceira por corrupção contra a ex-Presidente e senadora Cristina Kirchner, 48 horas depois das eleições que a consagraram vice-Presidente com imunidade parlamentar.

Ao analisar três processos, a Câmara Federal Penal de Buenos Aires cancelou a acusação a Cristina Kirchner em dois deles, suspendendo também os pedidos de prisão preventiva relacionados, que não são executados graças à imunidade parlamentar da acusada.

Os dois processos referem-se à corrupção na compra de gás importado e a subornos pagos por empresários, donos de concessões em autoestradas. No segundo caso, a Justiça sustenta que a acusação se refere ao período em que o seu falecido marido, Néstor Kirchner (2003-2007), era Presidente e não ao período posterior de Kirchner (2007-2015).

A acusação nesse caso estava baseada na confissão de quem era o responsável pelo Organismo de Controlo de Concessões, Claudio Uberti (2003 e 2007), que admitiu arrecadar 150 mil dólares mensais de cada empresa e de levar o montante pessoalmente em malas ao então Presidente, Néstor Kirchner. Os empresários envolvidos também confessaram o esquema.

No entanto, foi confirmado um terceiro processo. Nesse, a agora eleita vice-Presidente teria sido a beneficiária final de um esquema de corrupção com formação de cartel nas obras públicas. Nesse caso, Cristina Kirchner é acusada de formação de quadrilha (associação ilícita).

A acusação também envolve alguns ex-membros do seu governo, como o então ministro do Planeamento, Julio de Vido, e o secretário de Obras Públicas, José López, já presos. Também estão processados uma centena de empresários delatores.

“Um esquema de arrecadação ilegal de dinheiro, através do qual se concedia a dedo as licitações de obras públicas”, acusou o juiz em primeira instância Claudio Bonadio, explicando que “os montantes oscilavam entre dez e vinte por cento do total da obra“.

“A soma entregue foi superior a 30 milhões de dólares que viajavam em aviões oficiais às cidades de Rio Gallegos e El Calafate, onde eram guardados em cofres subterrâneos instalados das residências do casal Néstor e Cristina Kirchner”, definiu o juiz.

Kirchner continua acusada em 10 processos com cinco pedidos de prisão.

Contudo, se já gozava de imunidade graças ao seu atual cargo de senadora, terá a partir de 10 de dezembro uma blindagem ainda maior: para anular a imunidade de uma senadora, é preciso dos votos de uma maioria, para cancelar a imunidade de uma vice-presidente é precisar também que uma maioria a destitua primeiro. O peronismo ao qual pertence é maioria no Senado.

No próximo dia 4 de novembro, recomeçará o único processo em que está a ser julgada, no qual também é acusada de liderar uma organização para conceder sempre obras a um mesmo empresário, Lázaro Báez, acusado de ser o testa-de-ferro da família Kirchner.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É este Lixo que o Povo gosta.Elegem corruptos que os vão depois deixar na miséria, é o mesmo que meter a Raposa dentro do Galinheiro. Querem os Comunistas, pois ai estão eles. Quando o Povo andar a pedir esmola pelas ruas e a catar comida no Lixo, igual ao povo Venezuelano, ai vão ver como é bom.
    Vejo que o Povo Argentino é Ignorante, quando escolhe pessoas acusadas por corrupção para os Governar.

  2. Esta ladra, enquanto presidente da Argentina, roubou que se fartou e pôs o país na miséria. Agora, inacreditavelmente, o povo chamou-a outra vez para caçar mais algum e continuar a destruição. O povo argentino anda completamente à deriva, em estado caótico de depressão. Já nem o papa Francisco lhes vale.

RESPONDER

"Falta de transparência". Sindicato acusa Ryanair de violar Código do Trabalho com despedimento coletivo no Porto

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou a Ryanair de violar o Código do Trabalho, ao iniciar um despedimento coletivo na base do Porto enquanto promove cursos de formação para …

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …