Cristiano Ronaldo conquista Bola de Ouro pela quinta vez

Javier Lizon / EPA

O português Cristiano Ronaldo ganhou hoje pela quinta vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do ano, somando o quarto troféu nos últimos cinco anos.

O caitão da selecção nacional, Cristiano Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus do argentino Lionel Messi (2009 a 2012 e 2015).

O ‘capitão’ da seleção lusa, que recebeu o troféu numa cerimónia realizada na Torre Eiffel, em Paris, já tinha arrebatado a Bola de Ouro em 2008, 2013, 2014 e 2016, nas edições intermédias num prémio entregue conjuntamente pela France Football e a FIFA.

Desde 2006, ano em que o defesa central italiano Fabio Cannavaro conquistou a Bola de Ouro, que o troféu é atribuído ao melhor marcador da Liga dos Campeões.

 

Ronaldo tinha já também sido em outubro eleito pela 5ª vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi, depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016.

O brasileiro Kaká, melhor goleador da Champions 2006/07, com 9 golos, foi Bola de Ouro em 2007, iniciando uma lista de vitórias alternadas entre Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, que venceram o troféu sempre que se sagraram Melhor Marcador da Champions League.

Ronaldo estará assim bem posicionado para conquistar a sua sexta Bola de Ouro no próximo ano, já que lidera destacado a lista dos melhores marcadores da edição 2017/18 da Champions, com 9 golos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na notícia não referem as declarações infelizes e vergonhosas de auto-elogio/comiseração, proferidas em entrevista à France Football.
    Ao menos, preservam-lhe um pouco a imagem, ele agradece.
    (surpreende-me, visto que em outras ocasiões estivestes aqui a ‘agitar’ a bandeira do direito/dever a informar)

    Que tenha talento e seja actualmente o melhor, é inegável.
    Que esteja convencido de ser um deus, é claro ao mundo.
    Mas espressar-se em tais modos, é verdadeiramente uma vergonha, è digno de piedade, e define de uma vez por todas o seu nível, em particular de inteligência.
    Terá bons conselheiros, que o guiam e o mantêm num percurso profícuo – e com isso ganham chorudamente – e evitam mais e frequentes episódios destes.

    • Caro senhor,
      Está (uma vez mais) a tecer considerações acerca das intenções que temos, que nos passam completamente ao lado quando publicamos as nossas notícias.
      Esta notícia, que hoje se encontra a comentar após os inúmeros acontecimentos que a ela sucederam, foi publicada ontem, na hora, com os dados de que então dispúnhamos.
      Mas se se refere às declarações em que Cristiano Ronaldo posteriormente diz, segundo cremos, que “é o melhor jogador da história do futebol”, ou coisa parecida, não se preocupe.
      O ZAP subscreve-as.
      Ronaldo é o melhor jogador do Universo, pelo menos desde o Big Bang.

RESPONDER

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …

“Vacinada contra o socialismo”, Zita Seabra troca PSD pelo Iniciativa Liberal

A ex-dirigente comunista Zita Seabra, que até há poucos meses era militante do PSD, deixou os sociais-democratas para os trocar pela recém-criada Iniciativa Liberal. Zita Seabra disse ao Expresso que acredita que “os caminhos para refazer …

O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender alguns dos seus ativos. Bas …

"Lá vai o 'experto' dos pneumáticos". Ana Gomes volta a provocar Luís Filipe Vieira

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, utilizou um artigo publicado na revista económica norte-americana Forbes para voltar ao tema do financiamento de clubes de futebol. Nas redes sociais, Ana Gomes provocou o "experto dos pneumáticos" com a …

Fenprof acusa Governo de eleitoralismo com antecipação de colocação de docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou o Ministério da Educação de ter mais interesse nas eleições do que nas escolas e nos professores, comentando desta forma a antecipação da divulgação das listas de colocação …

Guimarães vê perigo em pedreiras e fecha estrada. Ministério do Ambiente não

A freguesia de Airão Santa Maria tem uma estrada encerrada entre duas pedreiras desde março. A Câmara Municipal de Guimarães entendeu que estava em causa a segurança da população e mandou cortar o caminho com …

Água do mar está mais fria no Algarve do que no Minho (e já se sabe porquê)

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país. A culpa, escreve o …