Cristiano Ronaldo conquista Bola de Ouro pela quinta vez

Javier Lizon / EPA

O português Cristiano Ronaldo ganhou hoje pela quinta vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do ano, somando o quarto troféu nos últimos cinco anos.

O caitão da selecção nacional, Cristiano Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus do argentino Lionel Messi (2009 a 2012 e 2015).

O ‘capitão’ da seleção lusa, que recebeu o troféu numa cerimónia realizada na Torre Eiffel, em Paris, já tinha arrebatado a Bola de Ouro em 2008, 2013, 2014 e 2016, nas edições intermédias num prémio entregue conjuntamente pela France Football e a FIFA.

Desde 2006, ano em que o defesa central italiano Fabio Cannavaro conquistou a Bola de Ouro, que o troféu é atribuído ao melhor marcador da Liga dos Campeões.

 

Ronaldo tinha já também sido em outubro eleito pela 5ª vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi, depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016.

O brasileiro Kaká, melhor goleador da Champions 2006/07, com 9 golos, foi Bola de Ouro em 2007, iniciando uma lista de vitórias alternadas entre Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, que venceram o troféu sempre que se sagraram Melhor Marcador da Champions League.

Ronaldo estará assim bem posicionado para conquistar a sua sexta Bola de Ouro no próximo ano, já que lidera destacado a lista dos melhores marcadores da edição 2017/18 da Champions, com 9 golos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na notícia não referem as declarações infelizes e vergonhosas de auto-elogio/comiseração, proferidas em entrevista à France Football.
    Ao menos, preservam-lhe um pouco a imagem, ele agradece.
    (surpreende-me, visto que em outras ocasiões estivestes aqui a ‘agitar’ a bandeira do direito/dever a informar)

    Que tenha talento e seja actualmente o melhor, é inegável.
    Que esteja convencido de ser um deus, é claro ao mundo.
    Mas espressar-se em tais modos, é verdadeiramente uma vergonha, è digno de piedade, e define de uma vez por todas o seu nível, em particular de inteligência.
    Terá bons conselheiros, que o guiam e o mantêm num percurso profícuo – e com isso ganham chorudamente – e evitam mais e frequentes episódios destes.

    • Caro senhor,
      Está (uma vez mais) a tecer considerações acerca das intenções que temos, que nos passam completamente ao lado quando publicamos as nossas notícias.
      Esta notícia, que hoje se encontra a comentar após os inúmeros acontecimentos que a ela sucederam, foi publicada ontem, na hora, com os dados de que então dispúnhamos.
      Mas se se refere às declarações em que Cristiano Ronaldo posteriormente diz, segundo cremos, que “é o melhor jogador da história do futebol”, ou coisa parecida, não se preocupe.
      O ZAP subscreve-as.
      Ronaldo é o melhor jogador do Universo, pelo menos desde o Big Bang.

RESPONDER

Aves exóticas nasceram no Zoo de Lisboa de ovos apreendidos a traficantes

Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. Os ovos …

Descoberto na Nova Zelândia enorme pinguim que viveu há 60 milhões de anos

Uma nova espécie de pinguim pré-histórico foi descoberta na Nova Zelândia. Os ossos são tão grandes que, inicialmente, o investigador que os encontrou não conseguiu perceber a que animal pertenciam. O pinguim data do final do período …

Chefe da Marinha demitido, mas os argentinos querem é respostas

A crise provocada pelo desaparecimento do ARA San Juan está longe de conhecer um ponto final, e um mês após o último contacto do submarino, o governo argentino anunciou a destituição do responsável máximo da …

Ilha "bebé" do Pacífico pode ajudar cientistas a encontrar vida em Marte

Desde janeiro de 2015, cientistas da NASA têm observado uma das ilhas mais novas da Terra porque acreditam que este lugar, apesar de parecer improvável, poderá ajudá-los a encontrar evidências de vida em Marte. A ilha …

Mais de metade dos norte-americanos diz que o país está pior com Trump

Mais de metade dos norte-americanos consideram que o país está numa situação pior desde que Donald Trump se tornou presidente, indica uma sondagem da Associated Press - NORC Center for Public Affairs Research, divulgada este …

Ilhas Selvagens têm o ecossistema mais intacto do Atlântico

As ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, apresentam o ecossistema "mais intacto" do Atlântico, de acordo com um estudo da 'National Geographic' realizado entre 2015 e 2016, anunciou hoje a Fundação Oceano Azul. "Nos arquipélagos do …

Médicos espanhóis descobrem combinação de antibióticos que evita infeções hospitalares

Médicos do Hospital Clínico de Barcelona descobriram uma nova combinação de antibióticos que permite tratar 60% das pneumonias hospitalares com uma eficácia similar ao antibiótico padrão, mas sem os problemas de multiresistência das bactérias patogénicas. Segundo …

Uber cobrou 12 mil euros por viagem de 20 minutos

Em Toronto, no Canadá, um cliente da Uber pagou mais de 12 mil euros por uma viagem de 20 minutos e só foi reembolsado depois de ter partilhado o caso nas redes sociais. Hisham Salama chamou …

Extrema-direita austríaca chega ao Governo em coligação com conservadores

O Presidente da Áustria deu luz verde, este sábado, à formação do novo Governo entre o Partido Popular Austríaco (ÖVP) e os ultranacionalistas do Partido Liberal (FPÖ) e anunciou que a posse será no princípio …

Casal mais rico do Canadá encontrado morto em casa

Um milionário canadiano e a sua mulher foram encontrados mortos em casa, em Toronto, em circunstâncias consideradas "suspeitas" pela polícia. Os corpos de Barry Sherman e da sua mulher Honey foram encontrados na cave da casa …