Cristiano Ronaldo conquista Bola de Ouro pela quinta vez

Javier Lizon / EPA

O português Cristiano Ronaldo ganhou hoje pela quinta vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do ano, somando o quarto troféu nos últimos cinco anos.

O caitão da selecção nacional, Cristiano Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus do argentino Lionel Messi (2009 a 2012 e 2015).

O ‘capitão’ da seleção lusa, que recebeu o troféu numa cerimónia realizada na Torre Eiffel, em Paris, já tinha arrebatado a Bola de Ouro em 2008, 2013, 2014 e 2016, nas edições intermédias num prémio entregue conjuntamente pela France Football e a FIFA.

Desde 2006, ano em que o defesa central italiano Fabio Cannavaro conquistou a Bola de Ouro, que o troféu é atribuído ao melhor marcador da Liga dos Campeões.

 

Ronaldo tinha já também sido em outubro eleito pela 5ª vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi, depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016.

O brasileiro Kaká, melhor goleador da Champions 2006/07, com 9 golos, foi Bola de Ouro em 2007, iniciando uma lista de vitórias alternadas entre Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, que venceram o troféu sempre que se sagraram Melhor Marcador da Champions League.

Ronaldo estará assim bem posicionado para conquistar a sua sexta Bola de Ouro no próximo ano, já que lidera destacado a lista dos melhores marcadores da edição 2017/18 da Champions, com 9 golos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na notícia não referem as declarações infelizes e vergonhosas de auto-elogio/comiseração, proferidas em entrevista à France Football.
    Ao menos, preservam-lhe um pouco a imagem, ele agradece.
    (surpreende-me, visto que em outras ocasiões estivestes aqui a ‘agitar’ a bandeira do direito/dever a informar)

    Que tenha talento e seja actualmente o melhor, é inegável.
    Que esteja convencido de ser um deus, é claro ao mundo.
    Mas espressar-se em tais modos, é verdadeiramente uma vergonha, è digno de piedade, e define de uma vez por todas o seu nível, em particular de inteligência.
    Terá bons conselheiros, que o guiam e o mantêm num percurso profícuo – e com isso ganham chorudamente – e evitam mais e frequentes episódios destes.

    • Caro senhor,
      Está (uma vez mais) a tecer considerações acerca das intenções que temos, que nos passam completamente ao lado quando publicamos as nossas notícias.
      Esta notícia, que hoje se encontra a comentar após os inúmeros acontecimentos que a ela sucederam, foi publicada ontem, na hora, com os dados de que então dispúnhamos.
      Mas se se refere às declarações em que Cristiano Ronaldo posteriormente diz, segundo cremos, que “é o melhor jogador da história do futebol”, ou coisa parecida, não se preocupe.
      O ZAP subscreve-as.
      Ronaldo é o melhor jogador do Universo, pelo menos desde o Big Bang.

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …