Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

Mário Cruz / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios de habitação.

Este Governo falhou e incumpriu as promessas que fez no âmbito dos cuidados de saúde primários, nomeadamente na cobertura de médicos de família para todos os portugueses, nas Unidades de Saúde Familiar e aqui, concretamente em Lisboa, naquilo que seriam os novos centros de saúde fora dos edifícios de habitação”, disse Assunção Cristas, depois de uma visita à USF de Benfica, em Lisboa.

A líder centrista sublinhou que o Executivo socialista prometeu que 14 novos centros de saúde “estariam concluídos em 2020” e comentou: “Pergunto-me onde estão eles porque não há um único que tenha a construção iniciada”.

Durante mais de uma hora, Assunção Cristas, com os candidatos a deputados Isabel Galriça Neto, Ana Rita Bessa e João Gonçalves Pereira, visitaram os cinco andares do centro de saúde, falou com utentes, passou pela sala de saúde materna, fez festas a um bebé de meses e falou com a mãe, e no final reuniu-se com a direção do centro.

A USF de Benfica, sublinhou, era um dos centros que, segundo uma “promessa muito firme” do Governo, deixaria aquele prédio de habitação. E, apontando ao Executivo, relatou as queixas que ouviu durante a visita pelas dificuldades em contratar pessoal para a secretaria, o que impediu, até agora, estender o horário de fecho das atuais 18h00 para as 20h00. As críticas da líder dos centristas vão mais além do facto de esta unidade ainda estar no mesmo prédio.

António Costa e o Governo, acusou, prometeram médicos de família para todos os portugueses, mas “neste momento há 700 mil sem médicos de família“, também não cumpriu a meta de 100 novas USF nem “os novos 14 centros de saúde” até 2020.

Numa resposta à frase de Costa, num debate, de que se responsabilizava pelas melhorias no Serviço Nacional de Saúde, Assunção Cristas socorreu-se de uma frase que disse ter ouvido a uma utente à porta da USF. “A melhor resposta foi a que ouvi à entrada, de senhora que disse que ‘isto está cada vez pior, olhem pela saúde e olhem pela saúde de quem não pode ir a outro lado'”, disse.

E logo a seguir sublinhou que há hoje “uma grande desigualdade no acesso aos cuidados de saúde” e que “quem não tem outra solução que não seja o centro de saúde ou os hospitais está hoje muito pior”. A António Costa apontou ainda ao acusá-lo de ter “a dificuldade em ver a realidade tal como ela se apresenta, “gosta de debitar números, mas depois não consegue olhar em concreto” e ver se esses números “aderem à realidade”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …