Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi “mártir”, André Silva o mais interrompido

J.S.Goulão, J. Relvas, M.A. Lopes, P. Novais / Lusa; PSD / Flickr

André Silva, António Costa, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Rui Rio

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários.

O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar – que uniu a Renascença, a Antena 1 e a TSF -, foi recheado de concordâncias, críticas e interrupções. E para cada uma das categorias, há vencedores.

Segundo uma análise da Rádio Renascença, o secretário-geral do PS, António Costa, foi o líder mais vezes foi mencionado nas intervenções dos adversários, com um total de cinco referências. O único candidato que não referiu o nome do atual primeiro-ministro durante o debate foi o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Se Costa foi o mais elogiado, foi também alvo do maior número de críticas, sobretudo da parte de Assunção Cristas. A líder do CDS-PP esteve na linha da frente dos ataques ao primeiro-ministro. Já os elogios vieram dos líderes do Partido Animais Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Social Democrata (PSD).

André Silva também não escapou às críticas e foi Catarina Martins quem mais frisou a discordância com o PAN. À semelhança de Jerónimo de Sousa, Catarina Martins não fez menção ao líder do PAN, mas sim ao partido – uma característica que distingue a bloquista e o comunista dos restantes líderes.

Ainda assim, segundo a Renascença, Catarina Martins foi aquela que mais vezes referiu o nome de uma força partidária oponente, totalizando 15 referências, na sua maioria para reprovar uma ação passada ou uma medida apresentada no programa eleitoral.

Mas se Catarina Martins e Jerónimo de Sousa preferiram não pessoalizar o julgamento, André Silva e Assunção Cristas foram aqueles que mais o fizeram.

André Silva ocupou o primeiro lugar do pódio dos interrompidos. Em duas horas, foram contabilizadas 35 interrupções e o líder do PAN foi interrompido 9 vezes, destaca a rádio. Em sentido oposto, António Costa foi responsável por 15: seis quando Cristas falava, quatro quando era Rio quem tinha a palavra.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Costa só ainda não foi preso porque é primeiro ministro, mas irá ser um dia. O mesmo dizer de medina e salgado na câmara de Lisboa.
    Desgraçados dos portugueses que não têm em quem votar pois nenhum dos principais partidos é sério!
    Se a malta não arrisca a votar em novos partidos e nova gente nunca passaremos disto!
    E Marcelo sempre bem caladinho face a tudo o que de grave se passa em Portugal.
    A amizade com costa é mais importante!
    Que cancro de país!!!

    • este comentario nao tem pés nem cabeça… é só mesmo para criticar, nao tem qualquer justificação nem bases de fundamento. preso pelo quê? o sr. PR tem sido tudo menos caladinho em relação ao que importa! legislativas são a decisao do povo não são para o PR falar… acha mesmo que é isto o cancro do país?

      • Não ligues, é mais um velho do Restelo a lamuriar-se. Critica tudo e todos, mas aposto que nunca participou na vida pública nem nunca fez nada. Aposto que nem vota.

        Opiniões de tasca.

        Felizmente, os velhos di Restelo têm vindo a desaparecer. Nas ainda são tantos. Com gente desta, nunca tínhamos descido das árvores.

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …