Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi “mártir”, André Silva o mais interrompido

J.S.Goulão, J. Relvas, M.A. Lopes, P. Novais / Lusa; PSD / Flickr

André Silva, António Costa, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Rui Rio

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários.

O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar – que uniu a Renascença, a Antena 1 e a TSF -, foi recheado de concordâncias, críticas e interrupções. E para cada uma das categorias, há vencedores.

Segundo uma análise da Rádio Renascença, o secretário-geral do PS, António Costa, foi o líder mais vezes foi mencionado nas intervenções dos adversários, com um total de cinco referências. O único candidato que não referiu o nome do atual primeiro-ministro durante o debate foi o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Se Costa foi o mais elogiado, foi também alvo do maior número de críticas, sobretudo da parte de Assunção Cristas. A líder do CDS-PP esteve na linha da frente dos ataques ao primeiro-ministro. Já os elogios vieram dos líderes do Partido Animais Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Social Democrata (PSD).

André Silva também não escapou às críticas e foi Catarina Martins quem mais frisou a discordância com o PAN. À semelhança de Jerónimo de Sousa, Catarina Martins não fez menção ao líder do PAN, mas sim ao partido – uma característica que distingue a bloquista e o comunista dos restantes líderes.

Ainda assim, segundo a Renascença, Catarina Martins foi aquela que mais vezes referiu o nome de uma força partidária oponente, totalizando 15 referências, na sua maioria para reprovar uma ação passada ou uma medida apresentada no programa eleitoral.

Mas se Catarina Martins e Jerónimo de Sousa preferiram não pessoalizar o julgamento, André Silva e Assunção Cristas foram aqueles que mais o fizeram.

André Silva ocupou o primeiro lugar do pódio dos interrompidos. Em duas horas, foram contabilizadas 35 interrupções e o líder do PAN foi interrompido 9 vezes, destaca a rádio. Em sentido oposto, António Costa foi responsável por 15: seis quando Cristas falava, quatro quando era Rio quem tinha a palavra.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Costa só ainda não foi preso porque é primeiro ministro, mas irá ser um dia. O mesmo dizer de medina e salgado na câmara de Lisboa.
    Desgraçados dos portugueses que não têm em quem votar pois nenhum dos principais partidos é sério!
    Se a malta não arrisca a votar em novos partidos e nova gente nunca passaremos disto!
    E Marcelo sempre bem caladinho face a tudo o que de grave se passa em Portugal.
    A amizade com costa é mais importante!
    Que cancro de país!!!

    • este comentario nao tem pés nem cabeça… é só mesmo para criticar, nao tem qualquer justificação nem bases de fundamento. preso pelo quê? o sr. PR tem sido tudo menos caladinho em relação ao que importa! legislativas são a decisao do povo não são para o PR falar… acha mesmo que é isto o cancro do país?

      • Não ligues, é mais um velho do Restelo a lamuriar-se. Critica tudo e todos, mas aposto que nunca participou na vida pública nem nunca fez nada. Aposto que nem vota.

        Opiniões de tasca.

        Felizmente, os velhos di Restelo têm vindo a desaparecer. Nas ainda são tantos. Com gente desta, nunca tínhamos descido das árvores.

RESPONDER

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …