Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi “mártir”, André Silva o mais interrompido

J.S.Goulão, J. Relvas, M.A. Lopes, P. Novais / Lusa; PSD / Flickr

André Silva, António Costa, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Rui Rio

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários.

O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar – que uniu a Renascença, a Antena 1 e a TSF -, foi recheado de concordâncias, críticas e interrupções. E para cada uma das categorias, há vencedores.

Segundo uma análise da Rádio Renascença, o secretário-geral do PS, António Costa, foi o líder mais vezes foi mencionado nas intervenções dos adversários, com um total de cinco referências. O único candidato que não referiu o nome do atual primeiro-ministro durante o debate foi o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Se Costa foi o mais elogiado, foi também alvo do maior número de críticas, sobretudo da parte de Assunção Cristas. A líder do CDS-PP esteve na linha da frente dos ataques ao primeiro-ministro. Já os elogios vieram dos líderes do Partido Animais Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Social Democrata (PSD).

André Silva também não escapou às críticas e foi Catarina Martins quem mais frisou a discordância com o PAN. À semelhança de Jerónimo de Sousa, Catarina Martins não fez menção ao líder do PAN, mas sim ao partido – uma característica que distingue a bloquista e o comunista dos restantes líderes.

Ainda assim, segundo a Renascença, Catarina Martins foi aquela que mais vezes referiu o nome de uma força partidária oponente, totalizando 15 referências, na sua maioria para reprovar uma ação passada ou uma medida apresentada no programa eleitoral.

Mas se Catarina Martins e Jerónimo de Sousa preferiram não pessoalizar o julgamento, André Silva e Assunção Cristas foram aqueles que mais o fizeram.

André Silva ocupou o primeiro lugar do pódio dos interrompidos. Em duas horas, foram contabilizadas 35 interrupções e o líder do PAN foi interrompido 9 vezes, destaca a rádio. Em sentido oposto, António Costa foi responsável por 15: seis quando Cristas falava, quatro quando era Rio quem tinha a palavra.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Costa só ainda não foi preso porque é primeiro ministro, mas irá ser um dia. O mesmo dizer de medina e salgado na câmara de Lisboa.
    Desgraçados dos portugueses que não têm em quem votar pois nenhum dos principais partidos é sério!
    Se a malta não arrisca a votar em novos partidos e nova gente nunca passaremos disto!
    E Marcelo sempre bem caladinho face a tudo o que de grave se passa em Portugal.
    A amizade com costa é mais importante!
    Que cancro de país!!!

    • este comentario nao tem pés nem cabeça… é só mesmo para criticar, nao tem qualquer justificação nem bases de fundamento. preso pelo quê? o sr. PR tem sido tudo menos caladinho em relação ao que importa! legislativas são a decisao do povo não são para o PR falar… acha mesmo que é isto o cancro do país?

      • Não ligues, é mais um velho do Restelo a lamuriar-se. Critica tudo e todos, mas aposto que nunca participou na vida pública nem nunca fez nada. Aposto que nem vota.

        Opiniões de tasca.

        Felizmente, os velhos di Restelo têm vindo a desaparecer. Nas ainda são tantos. Com gente desta, nunca tínhamos descido das árvores.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …