Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi “mártir”, André Silva o mais interrompido

J.S.Goulão, J. Relvas, M.A. Lopes, P. Novais / Lusa; PSD / Flickr

André Silva, António Costa, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Rui Rio

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários.

O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar – que uniu a Renascença, a Antena 1 e a TSF -, foi recheado de concordâncias, críticas e interrupções. E para cada uma das categorias, há vencedores.

Segundo uma análise da Rádio Renascença, o secretário-geral do PS, António Costa, foi o líder mais vezes foi mencionado nas intervenções dos adversários, com um total de cinco referências. O único candidato que não referiu o nome do atual primeiro-ministro durante o debate foi o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Se Costa foi o mais elogiado, foi também alvo do maior número de críticas, sobretudo da parte de Assunção Cristas. A líder do CDS-PP esteve na linha da frente dos ataques ao primeiro-ministro. Já os elogios vieram dos líderes do Partido Animais Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Social Democrata (PSD).

André Silva também não escapou às críticas e foi Catarina Martins quem mais frisou a discordância com o PAN. À semelhança de Jerónimo de Sousa, Catarina Martins não fez menção ao líder do PAN, mas sim ao partido – uma característica que distingue a bloquista e o comunista dos restantes líderes.

Ainda assim, segundo a Renascença, Catarina Martins foi aquela que mais vezes referiu o nome de uma força partidária oponente, totalizando 15 referências, na sua maioria para reprovar uma ação passada ou uma medida apresentada no programa eleitoral.

Mas se Catarina Martins e Jerónimo de Sousa preferiram não pessoalizar o julgamento, André Silva e Assunção Cristas foram aqueles que mais o fizeram.

André Silva ocupou o primeiro lugar do pódio dos interrompidos. Em duas horas, foram contabilizadas 35 interrupções e o líder do PAN foi interrompido 9 vezes, destaca a rádio. Em sentido oposto, António Costa foi responsável por 15: seis quando Cristas falava, quatro quando era Rio quem tinha a palavra.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Costa só ainda não foi preso porque é primeiro ministro, mas irá ser um dia. O mesmo dizer de medina e salgado na câmara de Lisboa.
    Desgraçados dos portugueses que não têm em quem votar pois nenhum dos principais partidos é sério!
    Se a malta não arrisca a votar em novos partidos e nova gente nunca passaremos disto!
    E Marcelo sempre bem caladinho face a tudo o que de grave se passa em Portugal.
    A amizade com costa é mais importante!
    Que cancro de país!!!

    • este comentario nao tem pés nem cabeça… é só mesmo para criticar, nao tem qualquer justificação nem bases de fundamento. preso pelo quê? o sr. PR tem sido tudo menos caladinho em relação ao que importa! legislativas são a decisao do povo não são para o PR falar… acha mesmo que é isto o cancro do país?

      • Não ligues, é mais um velho do Restelo a lamuriar-se. Critica tudo e todos, mas aposto que nunca participou na vida pública nem nunca fez nada. Aposto que nem vota.

        Opiniões de tasca.

        Felizmente, os velhos di Restelo têm vindo a desaparecer. Nas ainda são tantos. Com gente desta, nunca tínhamos descido das árvores.

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …