Cristas assinala convergências com UGT e quer “salários dignos” como na Irlanda

António Cotrim / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A líder do CDS entregou esta segunda-feira à UGT uma cópia do seu programa eleitoral, assinalou “a convergência” na prioridade à concertação social e defendeu “ambição” no aumento do salário mínimo, como na Irlanda.

Durante mais de uma hora, Assunção Cristas e o presidente da bancada parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, estiveram reunidos com a direção da UGT, e, logo no início do encontro, quando os câmaras das televisões estavam a recolher imagens, já o líder da central, o socialista Carlos Silva, assinalava essa convergência: a prioridade na concertação.

No final da reunião, Cristas sublinhou a concordância da UGT, que, ao contrário da outra central, a CGTP, tem assinado acordos de concertação com vários governos, do PS e do PSD, e também estarem de acordo quanto à “prioridade número um” que é “libertar as famílias e as empresas da maior carga fiscal de sempre”, da qual responsabilizam o atual executivo.

Sobre o salário mínimo nacional, a líder centrista afirmou que o CDS defende “salários dignos e cada vez mais elevados” e, olhando para o exemplo de países como a Irlanda, que deve ser “inspirar” Portugal, “quer do ponto de vista da competitividade fiscal quer do ponto de vista do crescimento”, apontou que este país tem um salário mínimo de 1.600 euros.

À pergunta se acha possível um salário mínimo de 1.600 euros em Portugal, Assunção Cristas, que propõe que o IRC baixe, a médio prazo, até aos 12,6%, como na Irlanda, não deu uma resposta direta, invocando, de novo, a ambição.

“Nós temos que ter ambição e respeito pela concertação social e pelos parceiros sociais. Do ponto de vista do CDS, a prioridade é criar condições para que as empresas tenham desafogo para investir e para pagar mais aos seus funcionários, e que as pessoas levem mais dinheiro para casa, pagando menos impostos”, justificou.

Depois, independentemente das divergências com a central sindical, a presidente dos centristas afirmou que a UGT também concorda quanto à extensão, até um ano, da licença de parentalidade, os apoios ao interior ou alterações na formação profissional, como sugere o CDS no seu programa eleitoral.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …