/

“Crise não acabou”. Salários em Portugal são mais baixos do que há 10 anos

1

Os pacotes salariais dos trabalhadores de seis Estados-membros, entre os quais está Portugal, são em média mais baixos do que há dez anos.

O alerta foi deixado esta terça-feira pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que observa que para estes trabalhadores “a crise não acabou”.

De acordo com os dados compilados pela CES, entre 2010 e 2019 os pacotes salariais ajustados à inflação (e incluindo contribuições para a Segurança Social e pagamentos de subsídios) desceram em média em seis Estados-membros, e em três outros países os salários permaneceram basicamente congelados na última década.

Segundo os mesmo números divulgados esta terça-feira, em comparação com 2010 os pacotes salariais em 2019 eram 15% mais baixos na Grécia, 7% em Chipre, 5% na Croácia, 4% em Portugal e Espanha e 2% em Itália.

“Os trabalhadores em seis países da UE estão em piores condições do que há 10 anos. Os líderes da UE [União Europeia] gostam de falar na alegada retoma, mas a crise não acabou para milhões de trabalhadores em muitos Estados-membros”, comentou a secretária-geral adjunta da CES, Esther Lunch.

Lunch exortou ainda a União Europeia a “fazer muito mais para promover o aumento nos salários e nos salários mínimos” praticados na União.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Então onde andam os xuxalistas?!
    Andam para aí a apregoar que isto tem sido uma maravilha!!!
    E se complementarmos a notícia com o facto do nível de vida estar muito mais elevado (veja-se por exemplo o preço das rendas nas principais cidades do país), chega-se à conclusão que o país está todo esmifrado. Apenas o crédito galopante (assim como as situações de insolvência) mascaram aquilo que qualquer um com olhos na cara vê.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.