As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem “rebentar” com a Internet.

O Banco de Pagamentos Internacionais – ou BIS, na sigla em inglês – lançou, este domingo, um relatório de 24 páginas intitulado Criptomoedas: olhar para além do ‘hype’, no qual detalha a visão que a instituição tem em relação ao mercado das criptomoedas.

O organismo que coordena os bancos centrais considera que as criptomoedas têm “um conjunto de falhas” que, graças às suas características impedirão de cumprir as novas expectativas que o mercado foi criando para esse tipo de moedas virtuais.

De acordo com o Dinheiro Vivo, O BIS revela que são essas mesmas expectativas que fez com que houvesse a escalada de interesse nas criptomoedas. A natureza descentralizada das criptomoedas (muitas vezes referida como uma vantagem), é vista pela instituição como um ponto fraco.

O BIS acrescenta ainda que uma das suas principais preocupações é o uso do software de blockchain, alertando que o aumento da utilização das moedas virtuais para transações poderá sobrecarregar tudo, “desde smartphones até servidores”. E vai ainda mais longe: “o volume associado de comunicações poderá levar a Internet a uma paragem”.

Além da sobrecarga, o BIS alerta ainda para o aumento do consumo de energia, associado à mineração de criptomoedas, adiantando que a eletricidade necessária para a mineração está a equiparar-se ao consumo energético da Suíça.

Apesar de defender algumas vantagens, o relatório do BIS refere que a descentralização e a facilidade de comunicação representa, em simultâneo, um “ponto fraco”.

“A confiança pode evaporar a qualquer momento devido à fragilidade de uma base descentralizada onde as transações são gravadas”, frisa, acrescentando que esta fragilidde pode chegar a um ponto “onde as criptomoedas param de funcionar, o que resultaria numa perda completa do seu valor”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …