As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem “rebentar” com a Internet.

O Banco de Pagamentos Internacionais – ou BIS, na sigla em inglês – lançou, este domingo, um relatório de 24 páginas intitulado Criptomoedas: olhar para além do ‘hype’, no qual detalha a visão que a instituição tem em relação ao mercado das criptomoedas.

O organismo que coordena os bancos centrais considera que as criptomoedas têm “um conjunto de falhas” que, graças às suas características impedirão de cumprir as novas expectativas que o mercado foi criando para esse tipo de moedas virtuais.

De acordo com o Dinheiro Vivo, O BIS revela que são essas mesmas expectativas que fez com que houvesse a escalada de interesse nas criptomoedas. A natureza descentralizada das criptomoedas (muitas vezes referida como uma vantagem), é vista pela instituição como um ponto fraco.

O BIS acrescenta ainda que uma das suas principais preocupações é o uso do software de blockchain, alertando que o aumento da utilização das moedas virtuais para transações poderá sobrecarregar tudo, “desde smartphones até servidores”. E vai ainda mais longe: “o volume associado de comunicações poderá levar a Internet a uma paragem”.

Além da sobrecarga, o BIS alerta ainda para o aumento do consumo de energia, associado à mineração de criptomoedas, adiantando que a eletricidade necessária para a mineração está a equiparar-se ao consumo energético da Suíça.

Apesar de defender algumas vantagens, o relatório do BIS refere que a descentralização e a facilidade de comunicação representa, em simultâneo, um “ponto fraco”.

“A confiança pode evaporar a qualquer momento devido à fragilidade de uma base descentralizada onde as transações são gravadas”, frisa, acrescentando que esta fragilidde pode chegar a um ponto “onde as criptomoedas param de funcionar, o que resultaria numa perda completa do seu valor”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …