//

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem “rebentar” com a Internet.

O Banco de Pagamentos Internacionais – ou BIS, na sigla em inglês – lançou, este domingo, um relatório de 24 páginas intitulado Criptomoedas: olhar para além do ‘hype’, no qual detalha a visão que a instituição tem em relação ao mercado das criptomoedas.

O organismo que coordena os bancos centrais considera que as criptomoedas têm “um conjunto de falhas” que, graças às suas características impedirão de cumprir as novas expectativas que o mercado foi criando para esse tipo de moedas virtuais.

De acordo com o Dinheiro Vivo, O BIS revela que são essas mesmas expectativas que fez com que houvesse a escalada de interesse nas criptomoedas. A natureza descentralizada das criptomoedas (muitas vezes referida como uma vantagem), é vista pela instituição como um ponto fraco.

O BIS acrescenta ainda que uma das suas principais preocupações é o uso do software de blockchain, alertando que o aumento da utilização das moedas virtuais para transações poderá sobrecarregar tudo, “desde smartphones até servidores”. E vai ainda mais longe: “o volume associado de comunicações poderá levar a Internet a uma paragem”.

Além da sobrecarga, o BIS alerta ainda para o aumento do consumo de energia, associado à mineração de criptomoedas, adiantando que a eletricidade necessária para a mineração está a equiparar-se ao consumo energético da Suíça.

Apesar de defender algumas vantagens, o relatório do BIS refere que a descentralização e a facilidade de comunicação representa, em simultâneo, um “ponto fraco”.

“A confiança pode evaporar a qualquer momento devido à fragilidade de uma base descentralizada onde as transações são gravadas”, frisa, acrescentando que esta fragilidde pode chegar a um ponto “onde as criptomoedas param de funcionar, o que resultaria numa perda completa do seu valor”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.