Criptomoeda portuguesa transacionada na sexta-feira já é uma das mais valiosas do mundo

SXC

A empresa portuguesa Aptoide lançou uma moeda virtual que começou a ser transacionada na sexta-feira e, apenas em 24 horas, ganhou um valor de mercado de 800 milhões de dólares, tornando-se numa das mais valiosas do mundo.

Chegou na sexta-feira ao mercado a moeda virtual portuguesa AppCoins e, em apenas 24 horas de negociação, tornou-se numa das mais valiosas criptomoedas, avança o Eco.

Cada moeda chegou a valer 3,80 dólares e a registar um valor de mercado superior a 800 milhões de euros, depois de os primeiros tokens terem sido vendidos a dez cêntimos de dólar durante a Web Summit.

O projeto da Aptoide, uma plataforma que permite criar lojas de aplicações para dispositivos Android, acabou por ter uma procura superior ao esperado, até pelos responsáveis.

“O facto de a AppCoins ter alcançado um valor de 800 milhões de dólares em 24 horas é um feito incrível”, reagiu o cofundador da empresa, Paulo Trezentos, numa série de mensagens publicadas no Twitter. “A nossa equipa está grata pela confiança dos investidores”, acrescentou.

Desde a Web Summit, durante duas semanas, a Aptoide vendeu os primeiros tokens de uma oferta total de 700 milhões de moedas a um preço geral de dez cêntimos de dólar. O câmbio fez-se em Ethereum, uma moeda virtual bem estabelecida no mercado. Com a pré-venda, a Aptoide angariou 1,8 milhões de dólares.

A oferta pública inicial de moeda (ICO) arrancou pouco depois, a 13 de dezembro, a um preço inicial de 27 cêntimos de dólar, que variou consoante a valorização do Ethereum e contou com a participação de quase 3.000 investidores.

Na última sexta-feira, a moeda foi finalmente listada na corretora de criptomoedas Binance e as negociações passaram a ser permitidas.

Foi nesse momento, e para surpresa de alguns investidores, que a divisa disparou para cerca de 3,80 dólares, alcançando o top 50 do WorldCoinIndex, um portal que se dedica a acompanhar o valor deste género de ativos. Ou seja, em 24 horas tornou-se uma das moedas virtuais mais valiosas do mundo em valor de mercado.

O pico de 3,80 dólares representou um ganho potencial de cerca de 3.700% para quem adquiriu tokens em novembro, durante a Web Summit.

Desde esta sexta-feira, porém, a moeda virtual tem vindo a corrigir o valor para um mínimo de 2,62 dólares, ainda assim uma valorização de 2.520%.

A AppCoins conta com um grupo no Telegram com mais de 8.000 pessoas e vários investidores têm demonstrado perplexidade com o disparo, antecipando uma queda. São vários os investidores que dizem já ter vendido as moedas, mas há também quem antecipe uma valorização que precede uma queda mais expressiva.

O objetivo da AppCoins é criar um protocolo de código aberto que permite remover os intermediários do processo de compra e venda de aplicações para smartphones. A moeda beneficia da vasta comunidade de utilizadores da Aptoide, que diz ser a terceira maior loja de aplicações do mundo, a seguir à App Store e à Play Store.

O facto de ser um projeto de código aberto permite que outras plataformas a utilizem como forma de transacionar valor.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma das mais valiosas do mundo????? WHTAT???
    A APPC aparece no lugar 1085 em 1398 cryptomoedas existentes!
    Alias, tem um volume de apenas 156M…
    Sinceramente é mais uma shitcoin… Nem tentem comprar, é garantido que vão perder dinheiro a longo prazo!

  2. Esta febre das bitcoins faz-me lembrar o aparecimento dos produtores de cerveja artesanal. Estarão na moda até quando? O que surgirá a seguir para criar endorfinas na malta?

  3. Claro eles não são burros, ela a moeda entra num pais pela 1ªvez e valorizam-na muito para ir tudo atrás, depois é como os do BES arriscaram e depois não querem perder…(Sublinho os dos BES alguns foram mesmo enganados, mas outros foram atrás da ganãnçia )

  4. Só mesmo para quem chegou agora é que este artigo tem algo de verdadeiro. Eu tb posso criar uma moeda em 5 minutos, comprar uma por 5 $ e ter uma função no código para gerar 5 M de moedas.
    Já agora https://prnt.sc/hyrsed Posição 1086 em 1300.

  5. so quero ver quando a bolha rebentar ;- ) não deixa de ser curioso,a quantidade de leis que o poder politico faz por causa da lavagem de dinheiro,e não contempla as moedas virtuais,daqui so podemos tirar que grande parte deles,fazem parte da comunidade dos infoburros

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …