Criptomoeda portuguesa transacionada na sexta-feira já é uma das mais valiosas do mundo

SXC

A empresa portuguesa Aptoide lançou uma moeda virtual que começou a ser transacionada na sexta-feira e, apenas em 24 horas, ganhou um valor de mercado de 800 milhões de dólares, tornando-se numa das mais valiosas do mundo.

Chegou na sexta-feira ao mercado a moeda virtual portuguesa AppCoins e, em apenas 24 horas de negociação, tornou-se numa das mais valiosas criptomoedas, avança o Eco.

Cada moeda chegou a valer 3,80 dólares e a registar um valor de mercado superior a 800 milhões de euros, depois de os primeiros tokens terem sido vendidos a dez cêntimos de dólar durante a Web Summit.

O projeto da Aptoide, uma plataforma que permite criar lojas de aplicações para dispositivos Android, acabou por ter uma procura superior ao esperado, até pelos responsáveis.

“O facto de a AppCoins ter alcançado um valor de 800 milhões de dólares em 24 horas é um feito incrível”, reagiu o cofundador da empresa, Paulo Trezentos, numa série de mensagens publicadas no Twitter. “A nossa equipa está grata pela confiança dos investidores”, acrescentou.

Desde a Web Summit, durante duas semanas, a Aptoide vendeu os primeiros tokens de uma oferta total de 700 milhões de moedas a um preço geral de dez cêntimos de dólar. O câmbio fez-se em Ethereum, uma moeda virtual bem estabelecida no mercado. Com a pré-venda, a Aptoide angariou 1,8 milhões de dólares.

A oferta pública inicial de moeda (ICO) arrancou pouco depois, a 13 de dezembro, a um preço inicial de 27 cêntimos de dólar, que variou consoante a valorização do Ethereum e contou com a participação de quase 3.000 investidores.

Na última sexta-feira, a moeda foi finalmente listada na corretora de criptomoedas Binance e as negociações passaram a ser permitidas.

Foi nesse momento, e para surpresa de alguns investidores, que a divisa disparou para cerca de 3,80 dólares, alcançando o top 50 do WorldCoinIndex, um portal que se dedica a acompanhar o valor deste género de ativos. Ou seja, em 24 horas tornou-se uma das moedas virtuais mais valiosas do mundo em valor de mercado.

O pico de 3,80 dólares representou um ganho potencial de cerca de 3.700% para quem adquiriu tokens em novembro, durante a Web Summit.

Desde esta sexta-feira, porém, a moeda virtual tem vindo a corrigir o valor para um mínimo de 2,62 dólares, ainda assim uma valorização de 2.520%.

A AppCoins conta com um grupo no Telegram com mais de 8.000 pessoas e vários investidores têm demonstrado perplexidade com o disparo, antecipando uma queda. São vários os investidores que dizem já ter vendido as moedas, mas há também quem antecipe uma valorização que precede uma queda mais expressiva.

O objetivo da AppCoins é criar um protocolo de código aberto que permite remover os intermediários do processo de compra e venda de aplicações para smartphones. A moeda beneficia da vasta comunidade de utilizadores da Aptoide, que diz ser a terceira maior loja de aplicações do mundo, a seguir à App Store e à Play Store.

O facto de ser um projeto de código aberto permite que outras plataformas a utilizem como forma de transacionar valor.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma das mais valiosas do mundo????? WHTAT???
    A APPC aparece no lugar 1085 em 1398 cryptomoedas existentes!
    Alias, tem um volume de apenas 156M…
    Sinceramente é mais uma shitcoin… Nem tentem comprar, é garantido que vão perder dinheiro a longo prazo!

  2. Esta febre das bitcoins faz-me lembrar o aparecimento dos produtores de cerveja artesanal. Estarão na moda até quando? O que surgirá a seguir para criar endorfinas na malta?

  3. Claro eles não são burros, ela a moeda entra num pais pela 1ªvez e valorizam-na muito para ir tudo atrás, depois é como os do BES arriscaram e depois não querem perder…(Sublinho os dos BES alguns foram mesmo enganados, mas outros foram atrás da ganãnçia )

  4. Só mesmo para quem chegou agora é que este artigo tem algo de verdadeiro. Eu tb posso criar uma moeda em 5 minutos, comprar uma por 5 $ e ter uma função no código para gerar 5 M de moedas.
    Já agora https://prnt.sc/hyrsed Posição 1086 em 1300.

  5. so quero ver quando a bolha rebentar ;- ) não deixa de ser curioso,a quantidade de leis que o poder politico faz por causa da lavagem de dinheiro,e não contempla as moedas virtuais,daqui so podemos tirar que grande parte deles,fazem parte da comunidade dos infoburros

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …