Crianças pedem ajuda na Internet para se vacinarem sem consentimento dos pais

Várias crianças norte-americanas recorrem à Internet para pedir ajuda para se conseguirem vacinar sem o consentimento dos seus pais. O número de antivaxxers nos EUA tem aumentado de vento em popa.

O contributo das vacinas para a medicina é indubitável, mas, ainda assim, há quem recuse vacinar os seus filhos. Um crescente movimento de pessoas argumenta que as vacinas são prejudiciais para a saúde e defendem uma espécie de teoria da conspiração de que estas injeções podem mesmo causar autismo nas crianças.

Nos Estados Unidos, o número de antivaxxers tem aumentado, embora por vezes nem as próprias crianças partilhem as ideias dos pais. Como tal, algumas delas recorrem à Internet, onde pedem ajuda a pessoas para saber como se podem vacinar sem o consentimento dos pais.

“Estou a escrever isto porque sou filho de 15 anos de um pai antivacinação. Passei os últimos quatro anos a tentar convencer a minha mãe de que as vacinas são seguras. Não consegui”, escreveu um menino num fórum da rede social Reddit dedicado ao aconselhamento jurídico. “Em vez disso, estou a tentar pesquisar como ser vacinado sem o consentimento da minha mãe”.

Esta é apenas uma das várias publicações de crianças que procuram uma alternativa para conseguirem vacinação para algumas doenças potencialmente letais.

Apesar do desespero destas crianças, há pouco que se possa fazer sem o consentimento dos pais nos Estados Unidos. Em muitos Estados norte-americanos, é necessário ter-se mais de 18 anos para dar o próprio consentimento para procedimentos médicos, escreve a IFLScience. Apenas em 15 Estados é possível fazê-lo sem a decisão dos pais.

“Eu recomendaria falar com uma enfermeira da escola”, escreveu um utilizador do Reddit. “Elas serão a pessoa mais eficaz para enfrentar esta luta contra a sua mãe, principalmente se houver imunizações que você ainda não recebeu e que são exigidas para a escola pública. Uma colega minha é enfermeira de escola; acredite quando digo que o os bons vão lutar com unhas e dentes contra os antivaxxers”.

No entanto, para muitos, a única opção é esperar até que cheguem a idade adulta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …