Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

(dr) Arkadia Firma Archeologiczna

Alguns esqueletos de crianças com moedas na boca

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca.

Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos humanos. Perante a descoberta, decidiram chamar ao local uma equipa de arqueólogos, que desenterrou um total de 115 corpos de crianças.

A Direção Geral de Estradas e Autoestradas do país anunciou que, com base nas observações arqueológicas realizadas, “cerca de 70-80% de todos os restos mortais são de crianças”. Quando os arqueólogos analisaram atentamente os corpos, ficaram muito surpreendidos ao descobrir que algumas tinham moedas na boca.

A arqueóloga Katarzyna Oleszek, que trabalhou no local, disse ao polaco The First News que as moedas são “certamente um sinal das suas crenças”.

Na mitologia greco-romana, Charon (Caronte, em português), era o barqueiro de Hades, que transportava as almas dos recém-falecidos pelo rio que separava o mundo dos vivos do dos mortos. A moeda usada para pagar a “viagem” era colocada na boca do defunto. Quem não pagasse, vaguearia durante um século, explica o Ancient Origins.

No entanto, as moedas encontradas em Jezowe não datam da Grécia ou da Roma Antiga, mas sim dos séculos XVI e XVII. Apesar de esta ser uma tradição muito antiga, pré-cristã, tem sido cultivada ao longo dos tempos, inclusivamente durante o papado de Pio IX, no século XIX.

Além das moedas, os arqueólogos não encontraram nenhum outro artefacto nos túmulos, o que leva a arqueóloga a acreditar que a comunidade era muito pobre.

Os corpos foram encontrados num terreno arenoso e estavam dispostos num eixo leste-oeste. Segundo a equipa de arqueólogos, os túmulos pertenciam à secção infantil do cemitério.

“A disposição dos esqueletos e o estado da sua preservação mostram que se trata de um cemitério da Igreja católica, certamente bem cuidado, uma vez que nenhum túmulo foi danificado. Os habitantes sabiam exatamente onde estavam as sepulturas e tomaram conta delas”, explicou Oleszek.

Fontes escritas indicam que, durante uma visita dos bispos da Cracóvia a Jezowe, em 1604, já havia uma grande igreja paroquial, com um jardim, uma reitoria, uma escola e um cemitério. Provavelmente, já existia desde 1590 – altura em que foi cunhada a primeira moeda encontrada no local.

A área na qual as crianças foram descobertas está agora coberta por floresta e não há marcadores de sepulturas. Os arqueólogos informaram, através do Facebook, que os corpos serão exumados e, depois de serem estudados por antropólogos, serão repassados para a igreja paroquial local e enterrados no cemitério.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …