Além das que usam óculos, crianças com asma e problemas de pele também recebem subsídio

Afinal, não são apenas as crianças e jovens até 24 anos e que usam óculos que têm recebido a chamada bonificação por deficiência ao abono de família, atribuída pela Segurança Social.

De acordo com o jornal Público, acrescentam-se à lista requerimentos feitos por pais de menores que têm problemas de saúde comuns, como asma e outras complicações dermatológicas, dentárias e psicológicas.

O caso foi denunciado por médicos de família que se viram inundados com pedidos de familiares de menores para poderem receber uma quantia que vai dos 62 aos 121 euros por mês. Esta bonificação por deficiência está prevista na lei há muitos anos, mas a mensagem que foi publicada nas redes sociais desencadeou uma corrida ao subsídio.

Os médicos reclamaram já uma “definição clara e urgente” desta bonificação mas, acrescenta o Público, até esta segunda-feira não tiveram resposta por parte de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Chegam-nos cada vez mais pais ou tutores enviados dos serviços de Segurança Social com a indicação para ser pedido ao médico de família o preenchimento do formulário ‘Prova de deficiência’ para menores ‘com problemas comuns (como o uso de óculos de correção, o eczema atópico, a asma ou mesmo problemas dentários) mas que não configuram de todo aquilo que comummente se considera ser uma criança com deficiência”, acrescentam os médicos.

A tutela disse ao mesmo jornal que o Instituto de Segurança Social tem registado “um acréscimo localizado” destes requerimentos e que está “a averiguar as causas deste aumento”, sublinhando que a bonificação “não se destina em específico a óculos, mas sim a compensar as famílias dos encargos resultantes da sua situação de deficiência das crianças ou jovens” e que é atestar este tipo de deficiência é da “total responsabilidade dos médicos”.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social emitiu um comunicado esta terça-feira com alguns esclarecimentos sobre a atribuição da bonificação por deficiência. A tutela começa por esclarecer que “a bonificação por deficiência é uma prestação em dinheiro que acresce ao abono de família das crianças ou jovens com deficiência” e que “não se destina em específico a óculos” mas sim “a compensar as famílias dos encargos resultados resultantes da sua situação de deficiência”.

Segundo o Ministério, “o facto de criança ou jovem possuir qualquer perda ou anomalia de estrutura ou função não confere por si só direito à bonificação por deficiência”, uma vez que “esta prestação depende da existência de deficiência” que é “entendida como perda ou anomalia congénita ou adquirida de estrutura ou função psicológica, intelectual, fisiológica ou anatómica, em função da qual seja necessário o recurso aos apoios pedagógicos ou terapêuticos, como meio de impedir o seu agravamento, anular ou atenuar os seus efeitos e permitir a sua plena integração social.

Todos os anos, o número de beneficiários deste subsídio tem vindo a aumentar: em 2018 havia mais de 107 mil crianças e jovens a receber esta bonificação, quase duas vezes mais do que em 2005, de acordo com as estatísticas da Segurança Social. O distrito do Porto tem 28 mil crianças com este subsídio, o dobro de crianças de Lisboa.

Para crianças até aos 14 anos, a bonificação ronda os 62 euros por mês; entre os 14 e os 18 o valor aumenta para para 91 euros; e dos 18 aos 24 anos atinge os 121 euros, desde que os jovens não trabalhem. Acresce ainda uma majoração de 35% se o agregado familiar for monoparental. A bonificação pode ser pedida por qualquer agregado familiar que tenha menos de 104.582 euros em depósitos ou investimentos.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Epá… Então e a caspa que eu tenho?!.. Só Deus e eu é que sabemos a comichão que me dá!.. Sai um subsídio fáxavor!..

RESPONDER

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …