Usar óculos dá direito a subsídio. Segurança Social não sabe o que fazer a tantos pedidos

Christos Tsoumplekas (Back again!) / Flickr

Poucas pessoas sabiam que as crianças e jovens até aos 24 anos que usam óculos têm direito a receber um subsídio por deficiência da Segurança Social. Mas desde que alguém divulgou a informação nas redes sociais, a Segurança Social está a ser inundada de pedidos e não sabe o que fazer.

Trata-se de uma medida com vários anos que permite às crianças e jovens com idades até aos 24 anos receberem uma bonificação por deficiência caso usem óculos. O valor atribuído vai dos 62 aos 121 euros por mês e é o mesmo que é atribuído a outras crianças com vários tipos de incapacidades.

Todavia, nem toda a gente conhecia esta informação. Mas depois da divulgação de publicações nas redes sociais a destacar a existência deste subsídio para o uso de óculos, a Segurança Social foi inundada de pedidos.

O Público aponta que muitos médicos oftalmologistas estão a ser solicitados por pais para o preenchimento do requerimento da bonificação por deficiência.

A Segurança Social assume que houve “um aumento significativo de requerimentos com esta fundamentação em alguns distritos”. O crescimento foi tal que a entidade admite que está a avaliar o enquadramento da lei e designadamente uma “eventual necessidade de clarificação”.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) recomenda aos médicos que devem “recusar atestar deficiência, quando tal não se verifique”.

A bonificação por deficiência é de cerca de 62 euros por mês para crianças até aos 14 anos, aumentando para 91 euros na faixa etária entre os 14 e os 18 anos. Dos 18 aos 24 anos é atribuído um subsídio de 121 euros, desde que os jovens não tenham nenhuma actividade profissional remunerada.

No caso dos agregados familiares monoparentais, o subsídio recebe uma majoração de 35%.

A Segurança Social também explica que esta bonificação está agregada ao abono de família e que só pode ser solicitada por famílias “cujo valor total do património mobiliário [depósitos bancários, acções, certificados de aforro ou outros activos financeiros]” seja inferior a 104.502 euros.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Tudo a mamar à pala dos óculos.

  2. Que raio… Por alma de quem?! Que eu saiba uma deficiência visual é aquela que não é susceptível de melhora nem com cirurgia nem com uso de lentes e tem um carácter permanente. Ora eu tenho miopia e as minhas duas filhas mais velhas também com cerca de 4 dioptrias e que eu saiba o uso de óculos melhora a situação e pode ser corrigida através de cirurgia logo não é uma deficiência…

  3. Eu adoro é a reação da Segurança Social…
    Até tenho uma sugestão…
    Se a SS (Heil!)se der ao incómodo de a pedir, claro..

  4. Grande treta. Então todos recebem subsídio pois sendo assim são todos deficientes. Uns gagos outros malucos ,outros ainda surdos e distraídos. Parece-me estarem a misturar a letra com o espírito da lei.

  5. Não entendo como pode a Segurança Social ter alguma dúvida! Então, para atestar uma deficiência não é necessário sempre o parecer de uma Junta Médica? Como poderia uma simples indicação de um oftalmologista ditar tal carácter de deficiência?

  6. O que eu acho que é uma parvoice é num país claramente envelhecido em que já foi pedido várias vezes à população portuguesa para terem filhos, e que dependem da imigração para contrariar estes valores, imigrantes estes muitas vezes sem qualificações e a requerer subsidios de desemprego e de integração muito superiores aos valores de uma reforma. Ora, acho uma parvoíce pegada que não hajam infantários públicos (e gratuitos) para crianças até os 3 anos, obrigando os pais a pagar um valor a rondar os 400 eur/mês e sem haver quaisquer incentivos (realistas) para a natalidade, ora isto sim é uma parvoice. Pois está claro aqui o resultado, todos os pais lutam por quaisquer migalhas que possam obter do estado, acho isso muito natural. Falem o que falem da Rússia, mas por lá, independentemente do valor bruto do ordenado, existe um incentivo fiscal de cerca de 150€/mês por cada filho, assim não admira que por essas terras não haja este problema. Querem contrariar o problema da natalidade, incentivos é a resposta e melhor assistência social e para os Nacionais em primeiro lugar, isto sem querer obviamente excluir ninguém!

    • Ah?!
      Se não sabes nada sobre a Rússia, porque vens aqui escrever disparates?!
      A Rússia tem um problema demográfico bem pior do que Portugal!
      Além de ser o país com menor densidade populacional do mundo, tem vindo a perder população!…
      “Por que a população da Rússia é pequena e está em declínio?”
      Lê e aprende:
      br.rbth.com/estilo-de-vida/81559-por-que-populacao-russia-pequena-declinio/amp?espv=1
      O teu nome não devia ser “Esclarecido”, mas sim “Ignorante”!

    • Ah?!
      Se não sabes nada sobre a Rússia, porque vens aqui escrever disparates?!
      A Rússia tem um problema demográfico bem pior do que Portugal!
      Além de ser o país com menor densidade populacional do mundo, tem vindo a perder população!…
      “Por que a população da Rússia é pequena e está em declínio?”
      Lê e aprende:
      br.rbth.com/estilo-de-vida/81559-por-que-populacao-russia-pequena-declinio/amp?espv=1
      O teu nome não devia ser “Esclarecido”, mas sim “pouco Esclarecido”!

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …