/

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais.

O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One Britain One Nation Day, esta sexta-feira, dia 25 de junho. Neste dia, o objetivo é que “as crianças possam aprender os nossos valores de tolerância, generosidade, orgulho e respeito”, disse o secretário da Educação, Gavin Williamson.

Segundo a Vice, cantar a música faz parte das “celebrações” deste dia.

A letra da canção combina patriotismo com noções vagas de diversidade e inclusão: “somos a Grã-Bretanha e temos um sonho, unir todas as pessoas numa grande equipa.”

No Twitter, a música está a ser muito criticada.

Além de questionarem os valores de “tolerância, generosidade, orgulho e respeito”, os utilizadores destacam que o Governo passou vários anos a criar um “ambiente hostil” para os migrantes, o que resultou na deportação de cidadãos britânicos negros, destaca a Vice.

A iniciativa para promover a unidade nacional no Reino Unido tem outros problemas, nomeadamente o facto de as escolas escocesas não participarem na iniciativa. Como vão estar fechadas esta sexta-feira, vão ficar de fora.

Além disso, o nome da campanha e as letras das músicas não parecem ter levado em consideração a Irlanda do Norte, uma vez que está situada na ilha da Irlanda e, portanto, não faz parte da Grã-Bretanha.

A música está ser promovida pelo One Britain One Nation (OBON), uma campanha independente fundada pelo antigo agente policial Kash Singh.

De acordo com a informação que consta no site, o objetivo é “ver cada criança a desenvolver uma forte conexão emocional e significativa com o nosso país, reconhecendo que somos um povo com um papel a desempenhar na vida da nossa nação, onde todos devem sentir-se felizes, seguros e valorizados”.

“A OBON quer criar um espírito de inclusão com um propósito coletivo e um futuro comum onde todos nós procuramos eliminar o ódio, a intolerância e a discriminação de qualquer tipo para que todos os nossos povos possam sentir e desenvolver um sentimento forte e partilhado de pertença, a fim de mostrar o seu orgulho, paixão e amor pela nossa grande nação”, lê-se ainda.

Além de cantar a canção, as crianças vão bater palmas durante um minuto “para reconhecer, abraçar e prestar homenagem a todas as pessoas que ajudaram durante a crise pandémica de covid-19”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.