/

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio.

Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma condição de saúde extremamente rara, sendo o 35.º caso registado desde 1900.

Os médicos identificaram o problema num exame realizado durante o terceiro trimestre de gravidez, dando conta de “uma massa irregular” que não conseguiam identificar. Os primeiros diagnósticos incluíam um quisto, um distúrbio ao nível dos ossos ou um tumor.

Assim que a criança nasceu, a equipa médica apercebeu-se de que se tratava de uma “cavidade oral duplicada”, uma condição que descrevem como “diprosopia“, que causa a duplicação de algumas partes do rosto.

No caso desta menina, a cavidade incluía um lábio, um conjunto de seis dentes e uma pequena língua, que se movia ao mesmo tempo que a língua normal.

Segundo o Hipertextual, a condição não prejudica a alimentação ou a respiração. Ainda assim, a bebé foi submetida a uma cirurgia para remover a cavidade, aos seis meses de idade.

A operação foi bem sucedida e a menina já consegue comer, respirar e falar normalmente. No entanto, deixou de conseguir mover o lábio inferior, um sintoma que, no entanto, não é incapacitante. O caso é descrito num artigo recentemente publicado no BMJ Case Reports.

Atualmente, a menina já não tem duas bocas, mas o seu caso ficará registado para sempre como um dos poucos exemplos de diprosopia documentada em seres humanos.

O último caso semelhante aconteceu em 2011, com um bebé egípcio, que acabou por ser operado nos Estados Unidos. À semelhança do caso mais recente, também lhe foi removida uma segunda boca, que continha um segundo conjunto de maxilares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.