Criança morre ao largo da Grécia, a primeira vítima desde que a Turquia abriu as fronteiras

Dimitris Tosidis / EPA

Refugiados e migrantes a caminho da fronteira entre a Turquia e a Grécia

Esta é a primeira morte desde que o Presidente da Turquia anunciou a abertura das fronteiras para os refugiados rumarem à Europa.

De acordo com a agência Reuters, que cita as autoridades gregas, um rapaz sírio morreu, esta segunda-feira, depois de um barco se ter afundado ao largo da ilha grega de Lesbos. Esta é a primeira morte desde que o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que tinha aberto as fronteiras para os refugiados rumarem à Europa.

Autoridades turcas também declararam à agência noticiosa que um migrante sírio morreu depois de as forças de segurança gregas terem atuado na fronteira para impedir que os migrantes passassem para território grego. Atenas, por sua vez, diz ser “fake news”.

Mais de dez mil migrantes, maioritariamente da Síria, chegaram à Turquia e alcançaram a fronteira com a Grécia desde o anúncio do chefe de Estado turco. Segundo a polícia, desde domingo, já chegaram pelo menos mil migrantes às ilhas gregas no Mar Egeu.

Algumas pessoas arremessaram vários objetos quando foram impedidas de passar, com as autoridades gregas a responderem com gás lacrimogéneo.

A Frontex, agência europeia da guarda de fronteiras e costeira, aceitou lançar uma intervenção rápida nas fronteiras externas da Grécia, para ajudar as autoridades face ao fluxo de refugiados.

Esta terça-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, deslocam-se à Grécia para demonstrar o seu “total apoio” ao país.

Os presidentes das três instituições europeias vão reunir-se com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, e visitar a zona da fronteira com a Turquia “para avaliar no terreno o que pode ser melhorado em termos de apoio”.

No âmbito de um acordo assinado com a União Europeia, a Turquia, onde vivem cerca de 3,7 milhões de refugiados sírios, tem recebido milhões de euros de fundos comunitários para se comprometer em conter o fluxo de migrantes que pretendem entrar na Europa.

A ameaça de Erdogan concretizou-se numa altura em que a escalada de tensão na Síria aumentou, depois da morte de 33 soldados turcos num ataque de aviação do regime sírio.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …