Uma criança de três anos foi encontrada a chorar esta quinta-feira, no centro de Braga, depois de ter saído sozinha da creche. Fugiu da escola sem que ninguém se tenha apercebido.
De acordo com o Correio da Manhã (CM), o menino de três anos saiu pelo portão traseiro da instituição – o Patronato de Nossa Senhora da Luz, em Braga – sozinho, sem ninguém se aperceber.
Segundo o matutino conseguiu apurar, a entrada das crianças e dos pais faz-se, quase maioritariamente, através desse portão, até às 10h30, No entanto, a criança saiu cerca de uma hora depois, pelas 11h30.
A criança foi encontrada desorientada a chorar por uma condutora, que viu a criança atravessar a estrada sozinha.
A mulher e outros populares concluíram que a criança teria saído da creche, dada a proximidade, e dirigiram-se ao estabelecimento para a devolver.
Outra pessoa disse ao CM que já tinha visto, desde Universidade Católica de Braga, uma criança pequena a deambular na rua, tendo ido à creche a questionar teria saído de lá: “Uma situação inacreditável. Ninguém se tinha apercebido da ausência da criança”.
O menino de três anos terá estado fora durante cerca de 20 minutos, mas não se afastou muito das imediações da escola, que fica na Praça Mouzinho de Albuquerque, no centro de Braga.
De acordo com o matutino, o Patronato de Nossa Senhora da Luz acolhe cerca de 60 bebés dos três meses até aos três anos.
O estabelecimento garantiu ao Jornal de Notícias que “quer os pais quer os serviços competentes da Segurança Social foram contactados de imediato, estando ambos ao corrente das averiguações em curso, acompanhando o processo como se impõe”.
“Internamente segue o normal processo de averiguações de responsabilidades e tomada de decisões nas variadas vertentes”, acrescenta.