Só um forte crescimento no final do ano pode salvar meta do Governo para o PIB

Mario Cruz / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno

Acompanhando a tendência europeia, a economia portuguesa abrandou no terceiro trimestre. As metas do Governo para o PIB ficaram, assim, mais distantes.

O resultado mais fraco registado no terceiro trimestre deste ano colocou a meta do Governo de crescimento de 2,3% em 2018 num patamar mais difícil de atingir. Segundo o Público, só um forte crescimento trimestral no final do ano poderia salvar o objetivo traçado pelo Executivo.

Segundo a estimativa para os valores do PIB, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, a economia registou no terceiro trimestre um crescimento de 0,3% face ao trimestre imediatamente anterior, o que colocou o crescimento homólogo nos 2,1%.

Estes números referem-se a um abrandamento face à variação em cadeia de 0,6% e variação homóloga de 2,4% que se tinham verificado no segundo trimestre do ano.

O INE ainda não fornece dados para a evolução das componentes do PIB, explicando apenas que o abrandamento do crescimento em cadeia reflete “uma diminuição das exportações de bens e serviços mais intensa que a das importações”, que não foi compensado pelo contributo positivo da procura interna.

A meta definida pelo Governo é de um crescimento de 2,3%, mas essa meta parece cada vez mais difícil de atingir. Segundo os dados do diário, para que tal acontecesse (num cenário em que não haveria revisões de trimestres anteriores), era necessário que o quarto trimestre do ano fosse de forte aceleração da economia. Face ao trimestre imediatamente anterior, a variação do PIB teria de atingir 1% e, em termos homólogos, o resultado a atingir seria de 2,3%, avança o Público.

Caso se concretizasse, a variação de 1% do PIB entre outubro de dezembro constituiria um dos melhores resultados dos últimos 10 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …