Credores fecham proposta que poderá desbloquear acordo com a Grécia

Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde, Mario Draghi

As instituições envolvidas nas negociações com as autoridades gregas acordaram um conjunto de propostas que vai ser apreciado pelo Eurogrupo e que pode constituir a base para se alcançar finalmente um acordo, disse à Lusa fonte comunitária.

De acordo com mesma fonte, as discussões que decorreram ao longo da última madrugada e durante a manhã desta quinta-feira, ao nível técnico mas também entre os líderes das instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), foram “construtivas” e serviram para aproximar as posições das instituições quanto às condicionalidades impostas a Atenas para desbloquear ajuda financeira.

A proposta conjunta das instituições, acrescentou, “incorpora muitos pontos reclamados” por Atenas, mas o Governo grego ainda não concordou com os documentos apresentados, prosseguindo as conversações, que deverão incluir uma contraproposta por parte do executivo liderado por Alexis Tsipras.

BCE injeta mais liquidez pelo quinto dia consecutivo

O Banco Central Europeu (BCE) concedeu hoje, pelo quinto dia útil consecutivo, liquidez adicional aos bancos gregos através de créditos da provisão de liquidez de urgência, informaram fontes próximas do BCE.

“O Banco da Grécia obteve a quantidade que tinha pedido na reunião do conselho de governadores do BCE”, adiantaram as mesmas fontes citadas pela Efe, mas como nos dias anteriores não especificaram o montante.

O conselho de governadores do BCE “reúne-se nas próximas 24 horas, se for necessário”, adiantaram.

Hoje foi o segundo dia consecutivo em se fala de injeção de liquidez sem mencionar o limite dos créditos que os bancos gregos podem pedir ao BCE através do mecanismo de assistência à liquidez (ELA).

Segundo meios locais, o limite do crédito atingiu na terça-feira cerca de 88 mil milhões de euros.

O facto de o limite não ter sido aumentado supõe que se registou um ligeiro retorno de depósitos e a desaceleração das saídas de fundos, que na terça-feira se terão situado entre 100 e 200 milhões de euros, um nível alcançado pela última vez em maio.

Segundo fontes bancárias citadas pela Efe Dow Jones, os problemas de liquidez que afetam a banca grega, que depende exclusivamente dos créditos de emergência do Banco Central Europeu, limitam a margem do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para conseguir melhores condições no acordo.

As injeções de liquidez do BCE através da ELA foram feitas uma vez por semana até à semana passada sempre com o objetivo de manter uma “almofada” de reservas de cerca de três mil milhões de euros.

O programa de provisão urgente de liquidez permite aos bancos gregos financiar-se de forma excecional a curto prazo através do Banco da Grécia, mas a uma taxa de juro mais elevada do que a atualmente pedida pelo BCE nas operações ordinárias de refinanciamento, de 0,05 %.

Desde que o BCE deixou de aceitar em fevereiro títulos gregos para as operações de refinanciamento, os bancos gregos praticamente só têm acesso a liquidez através da ELA.

Para que o Banco da Grécia possa conceder este financiamento excecional é necessário que os bancos gregos sejam solventes.

A Grécia assume o risco creditício destes empréstimos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente das irresponsabilidades, da arrogância do comportamento insolente, um filho nunca se abandona aos seu devaneios.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …