Credores fecham proposta que poderá desbloquear acordo com a Grécia

Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde, Mario Draghi

As instituições envolvidas nas negociações com as autoridades gregas acordaram um conjunto de propostas que vai ser apreciado pelo Eurogrupo e que pode constituir a base para se alcançar finalmente um acordo, disse à Lusa fonte comunitária.

De acordo com mesma fonte, as discussões que decorreram ao longo da última madrugada e durante a manhã desta quinta-feira, ao nível técnico mas também entre os líderes das instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), foram “construtivas” e serviram para aproximar as posições das instituições quanto às condicionalidades impostas a Atenas para desbloquear ajuda financeira.

A proposta conjunta das instituições, acrescentou, “incorpora muitos pontos reclamados” por Atenas, mas o Governo grego ainda não concordou com os documentos apresentados, prosseguindo as conversações, que deverão incluir uma contraproposta por parte do executivo liderado por Alexis Tsipras.

BCE injeta mais liquidez pelo quinto dia consecutivo

O Banco Central Europeu (BCE) concedeu hoje, pelo quinto dia útil consecutivo, liquidez adicional aos bancos gregos através de créditos da provisão de liquidez de urgência, informaram fontes próximas do BCE.

“O Banco da Grécia obteve a quantidade que tinha pedido na reunião do conselho de governadores do BCE”, adiantaram as mesmas fontes citadas pela Efe, mas como nos dias anteriores não especificaram o montante.

O conselho de governadores do BCE “reúne-se nas próximas 24 horas, se for necessário”, adiantaram.

Hoje foi o segundo dia consecutivo em se fala de injeção de liquidez sem mencionar o limite dos créditos que os bancos gregos podem pedir ao BCE através do mecanismo de assistência à liquidez (ELA).

Segundo meios locais, o limite do crédito atingiu na terça-feira cerca de 88 mil milhões de euros.

O facto de o limite não ter sido aumentado supõe que se registou um ligeiro retorno de depósitos e a desaceleração das saídas de fundos, que na terça-feira se terão situado entre 100 e 200 milhões de euros, um nível alcançado pela última vez em maio.

Segundo fontes bancárias citadas pela Efe Dow Jones, os problemas de liquidez que afetam a banca grega, que depende exclusivamente dos créditos de emergência do Banco Central Europeu, limitam a margem do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para conseguir melhores condições no acordo.

As injeções de liquidez do BCE através da ELA foram feitas uma vez por semana até à semana passada sempre com o objetivo de manter uma “almofada” de reservas de cerca de três mil milhões de euros.

O programa de provisão urgente de liquidez permite aos bancos gregos financiar-se de forma excecional a curto prazo através do Banco da Grécia, mas a uma taxa de juro mais elevada do que a atualmente pedida pelo BCE nas operações ordinárias de refinanciamento, de 0,05 %.

Desde que o BCE deixou de aceitar em fevereiro títulos gregos para as operações de refinanciamento, os bancos gregos praticamente só têm acesso a liquidez através da ELA.

Para que o Banco da Grécia possa conceder este financiamento excecional é necessário que os bancos gregos sejam solventes.

A Grécia assume o risco creditício destes empréstimos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente das irresponsabilidades, da arrogância do comportamento insolente, um filho nunca se abandona aos seu devaneios.

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …