Uma enorme cratera surgiu “inesperadamente” numa cidade de Peak District, no condado de Derbyshire, no centro da Grã-Bretanha.
O enorme buraco, que segundo testemunhas tem 49 metros de largura e 40 metros de profundidade, abriu-se na cidade de Foolow.
Autoridades do Parque Nacional de Peak Disctrict alertaram para que, por razões de segurança, a população deve ficar longe do local. Segundo a proprietária do terreno, a empresa mineira British Flourspar, a cratera foi provocada por actividades de mineração na região.
A proprietária recebeu ordens para estabilizar o buraco e cobri-lo.
Segundo uma fonte das autoridades locais, a British Fluorspar acredita que o colapso de galerias de uma antiga mina tenha provocado a cratera.
“Toda as vezes em que chove o solo se enfraquece”, disse à BBC John Lomas, do Parque Nacional.
O espeleólogo Mark Noble, de Eyam, contou que estava a fazer uma caminhada na região, no dia de Natal, quando se deparou com a cratera. O especialista em cavernas acredita que a fenda começou a abrir-se no dia anterior.
“É um buraco enorme que cresce cada dia que passa. Parece que aumentou pelo menos 10% desde que se abriu”, avalia.
“É interessante, mas há duas crateras semelhantes que se abriram perto daqui nos anos 70, então não é grande novidade”, concluiu.
ZAP / BBC