A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto da era soviética

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta.

Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do Turquemenistão, há um poço de gás derretido que cospe fogo há décadas. A cratera Darvaza, também conhecida como “Portões do Inferno”, arde há anos e atrai centenas de turistas por ano que vêm para observar o estranho fenómeno.

Segundo a BBC, em 1971, os geólogos soviéticos estavam a perfurar petróleo no deserto quando encontraram uma bolsa de gás natural. Como a terra não conseguiu suportar o peso do equipamento pesado, acabou por entrar em colapso e formar três grandes buracos.

De forma a evitar que o metano vazasse para a atmosfera, surgiu a teoria de que os cientistas decidiram queimar o gás, uma vez que não pode ser capturado. Os investigadores esperavam que o processo demorasse algumas semanas, mas estavam errados: as chamas estão a arder desde então.

Em 2013, o explorador George Kourounis decidiu investigar a origem deste “inferno”, mas descobriu que, afinal, ninguém sabe exatamente como surgiu esta cratera.

De acordo com os geólogos locais, a Darvaza, de 69 metros de largura por 30 metros de profundidade, formou-se na década de 1960 e só foi iluminada na década de 1980.

A cadeia britânica escreve que, como o gás e o petróleo eram produtos altamente valorizados no Turquemenistão durante a era da União Soviética, parece que qualquer registo da criação da cratera é agora uma informação confidencial e ultrassecreta.

Certo é que a fogueira improvável que expele metano se tornou uma das atrações turísticas mais populares do país, que recebe cerca de seis mil visitantes por ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …