Crash do sistema do Sporting ocorreu antes do ataque informático

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

A disrupção do sistema de emails do Sporting ocorreu antes dos ataques informáticos alegadamente enviados por Rui Pinto, confirmou hoje o ex-administrador de sistemas do clube de Alvalade na 11.ª sessão do julgamento do processo ‘Football Leaks’.

Segundo David Luís Tojal, “o primeiro erro detetado foi às 09:06.16” do dia 22 de setembro de 2015, tendo deixado os utilizadores do Sporting sem acesso às respetivas caixas de correio eletrónicas. Por outro lado, o antigo técnico informático ‘leonino’ indicou que “o primeiro ataque ocorre às 18:55.04” do mesmo dia, ou seja, quase 10 horas depois do ‘crash’.

O sistema tentou recomeçar de forma espontânea cerca de 10 minutos depois da disrupção, seguindo-se um longo processo encetado pela equipa informática do clube. “A partir das 09:16 foram quase 48 horas seguidas a tentar resolver o problema”, afirmou David Luís Tojal, que, questionado pela juíza Margarida Alves se o ‘crash’ esteve relacionado com os comandos alegadamente enviados pelo criador do Football Leaks, acabou por responder “não”.

O ex-técnico informático do Sporting também não conseguiu encontrar uma explicação para a origem do ‘crash’, tendo confessado que os ataques informáticos desse dia não tiveram influência na situação que o sistema de emails do clube estava a atravessar, numa declaração que pode colocar em causa o crime de sabotagem informática imputado pelo Ministério Público a Rui Pinto.

“Na altura não tivemos perceção de que estava a haver o ataque. Só voltámos aos ‘logs’ [registos de acesso] quando sai o contrato de Jorge Jesus no ‘Football Leaks’”, assumiu David Luís Tojal. O ex-administrador de sistemas frisou ainda que o clube não estava devidamente munido de especialistas e de ferramentas de segurança informática e admitiu não saber “que ferramenta foi utilizada para fazer o tal ataque”.

A audição de David Luís Tojal ficou fechada esta manhã, depois de ter também confirmado que acessos foram confirmados ou falhados por um endereço de Internet proveniente da Hungria entre 22 de julho e 29 de setembro – sem ficar claro se esses acessos estiveram relacionados com a disrupção de 22 de setembro. A sessão prossegue de tarde no Tribunal Central Criminal de Lisboa, com a audição de Bruno Cardoso, antigo funcionário do Sporting.

Rui Pinto, de 31 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 07 de agosto, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que eu saiba e até prova em contrario, o crash pode e é se calhar acontece aquando de um ataque
    informatico ou nao. Nao percebo este tecnico.

RESPONDER

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …