CP está a suprimir centenas de comboios por falta de maquinistas

Miguel A. Lopes / Lusa

A CP já suprimiu centenas de comboios em julho devido à falta de maquinistas. A empresa ferroviária está há vários meses à espera de contratar 30 novos trabalhadores.

O mês de julho vai na terceira semana e a CP – Comboios de Portugal já suprimiu 130 comboios por falta de maquinistas, escreve o jornal Público.

O fenómeno começou no Porto, mas já se alastrou ao Algarve, onde a empresa ferroviária já foi obrigada a alugar autocarros para transportar os passageiros. A CP já tinha suprimido comboios por falta de material, mas há agora uma nova raiz do problema.

O período de férias só veio agravar a falta de trabalhadores que já existe na CP. As consequências sentem-se agora porque os maquinistas andam há meses — ou mesmo anos — a acumular dias de trabalho nos dias em que deveriam descansar.

Em cada folga que são chamados a trabalhar, os maquinistas optam por ganhar mais 150% do seu salário-hora e terem ainda direito à compensação desse dia. Devido à falta de trabalhadores, a CP tem continuamente chamado maquinistas nos seus dias de folga, acumulando dias de descanso em dívida.

A pandemia e o período de férias têm mantido a procura em baixo, razão pela qual a supressão de alguns comboios não tem sido sentida. O fenómeno é mais recorrente no Porto, onde a elevada frequência de comboios suburbanos camufla a supressão de alguns deles.

Este não é o caso no Algarve, onde a frequência de comboios é bem menor, precisamente na época do ano em que a procura é maior nesta região. Sem autocarros suficientes para cobrir todos os apeadeiros, alguns passageiros ficam, sem aviso, à espera de um comboio que não aparece.

A CP está há vários meses à espera de contratar 30 novos maquinistas que acabaram o curso na Fernave, mas a pandemia atrasou o processo.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto não é bom para a popularidade do Costa, isso só significa que os maquinistas recém formados não tem cartão do PS, porque se tivessem já tinham sido integrados.

    Ainda chegam as novas composições e vai directas para o museu porque não recursos para as operar.

  2. Deve ser po isso que ainda agora encomendou mais cento e tal…
    Lembram-se dos kamov, dos pandur, das pistolas glock…?

  3. Uma realidade bem diferente da propaganda governamental! Pena é a oposição estar em estado de hibernação e a nada reage com conta peso e medida!

RESPONDER

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …

Psicólogo holandês diz ter vendido "pó suicida" a mais de 100 pacientes

Wim van Dijk não está preocupado com uma possível pena de prisão. A intenção do psicólogo holandês é alimentar o debate sobre a morte assistida. O psicólogo holandês Wim van Dijk disse ter vendido um "pó …

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …