CP está a suprimir centenas de comboios por falta de maquinistas

Miguel A. Lopes / Lusa

A CP já suprimiu centenas de comboios em julho devido à falta de maquinistas. A empresa ferroviária está há vários meses à espera de contratar 30 novos trabalhadores.

O mês de julho vai na terceira semana e a CP – Comboios de Portugal já suprimiu 130 comboios por falta de maquinistas, escreve o jornal Público.

O fenómeno começou no Porto, mas já se alastrou ao Algarve, onde a empresa ferroviária já foi obrigada a alugar autocarros para transportar os passageiros. A CP já tinha suprimido comboios por falta de material, mas há agora uma nova raiz do problema.

O período de férias só veio agravar a falta de trabalhadores que já existe na CP. As consequências sentem-se agora porque os maquinistas andam há meses — ou mesmo anos — a acumular dias de trabalho nos dias em que deveriam descansar.

Em cada folga que são chamados a trabalhar, os maquinistas optam por ganhar mais 150% do seu salário-hora e terem ainda direito à compensação desse dia. Devido à falta de trabalhadores, a CP tem continuamente chamado maquinistas nos seus dias de folga, acumulando dias de descanso em dívida.

A pandemia e o período de férias têm mantido a procura em baixo, razão pela qual a supressão de alguns comboios não tem sido sentida. O fenómeno é mais recorrente no Porto, onde a elevada frequência de comboios suburbanos camufla a supressão de alguns deles.

Este não é o caso no Algarve, onde a frequência de comboios é bem menor, precisamente na época do ano em que a procura é maior nesta região. Sem autocarros suficientes para cobrir todos os apeadeiros, alguns passageiros ficam, sem aviso, à espera de um comboio que não aparece.

A CP está há vários meses à espera de contratar 30 novos maquinistas que acabaram o curso na Fernave, mas a pandemia atrasou o processo.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto não é bom para a popularidade do Costa, isso só significa que os maquinistas recém formados não tem cartão do PS, porque se tivessem já tinham sido integrados.

    Ainda chegam as novas composições e vai directas para o museu porque não recursos para as operar.

  2. Deve ser po isso que ainda agora encomendou mais cento e tal…
    Lembram-se dos kamov, dos pandur, das pistolas glock…?

  3. Uma realidade bem diferente da propaganda governamental! Pena é a oposição estar em estado de hibernação e a nada reage com conta peso e medida!

RESPONDER

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …